Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

O que é X1? Conheça as regras dessa modalidade de futebol

Versão alternativa do popular esporte tem ganhado cada vez mais adeptos e despertado o interesse do público

Não é novidade para ninguém a enorme popularidade que o futebol tem em todo o planeta. E é justamente por essa paixão pelo jogo que ele encontra novas formas de se reinventar e ser disputado, com o surgimento de novas modalidades que prometem ainda mais desafios para os jogadores.

Uma delas é o X1, que transforma esse jogo coletivo em um duelo quase particular entre os jogadores. Antes de calçar a sua chuteira society e disputar uma partida com os amigos, que tal conhecer mais sobre como funciona essa modalidade?

O que é X1?

Trata-se de uma versão do futebol society de origem brasileira, nascida em Pernambuco. Basicamente, as partidas são disputadas por dois times, cada um formado por um jogador e um goleiro. Para vencer, é necessário mostrar habilidades envolvendo dribles, ataques e defesas, sendo que vence quem marcar mais gols.

Regras do X1

O X1 tem o seu próprio código de regras, o que o torna uma modalidade bem distinta do futebol convencional. Veja quais são as principais delas a seguir.

Campo

Uma das características do X1 é que ele pode ser disputado em mais de um tipo de campo. Portanto, as partidas podem acontecer tanto em campos de grama natural ou sintética (society) como também em quadras de futsal.

Bola

As dimensões da bola vão depender do campo em que a partida acontece. No caso do campo/society, ela deve ter entre 68 e 69 centímetros de circunferência, peso de 420 a 550 gramas e ter de 8 a 10 libras de tensão. Já a bola de futsal possui a mesma pressão, mas é um pouco menor, entre 62 e 64 centímetros de circunferência e entre 400 a 440 gramas de peso.

Tempo

Cada tempo tem duração consideravelmente menor que o do futebol de campo. São dois tempos de 15 minutos, sendo que alguns jogos apostados podem ter tempos de 20 minutos. O jogador tem direito a 1 minuto de parada técnica por tempo. Se houver lesão, o jogo é paralisado para atendimento médico. Se o jogador lesionado não puder retornar, a outra dupla sai como a vencedora.

Gols e desempate

Assim como no futebol tradicional, é preciso que a bola ultrapasse completamente a linha do gol para ele ser validado. No entanto, o goleiro não pode marcar gols. Se a partida terminar empatada, há um desempate em cobranças alternadas de shoot-out no campo e um tiro livre de 10 metros na quadra.

Shoot-out/tiro livre

Mas o que seria esse shoot-out? No campo, a bola é colocada em uma linha específica, sendo que o jogador tem 5 segundos para finalizar. Já o goleiro precisa estar sob a linha do gol até haver o primeiro toque do jogador na bola. O atacante não precisa fazer o chute diretamente, sendo permitido carregar a bola em busca do melhor ângulo, desde que ele respeite o tempo estabelecido. Já o goleiro não pode fazer a defesa de fora da área.

 

No caso do tiro livre, que acontece na quadra de futsal, a bola é colocada na marca de 10 metros, sendo que não deve existir nenhum jogador entre a bola e o goleiro. Este, por sua vez, tem que ficar a uma distância mínima de 5 metros da bola até que ela seja chutada pelo jogador.

Início e reinício de jogo

É o árbitro que realiza um sorteio para que o vencedor escolha o lado do campo e se terá direito à saída de bola. No segundo tempo, quem perdeu o sorteio começa com a bola. Após sair um gol, a bola fica com o atleta que sofreu o gol.

Arbitragem

A equipe que cometer mais de cinco faltas (que não se acumulam entre os tempos) é punida com a aplicação de um shoot-out/tiro livre. Essa penalidade também acontece quando há dois cartões amarelos e contato do goleiro com a bola fora da área. Em caso de cartão vermelho, o jogador expulso é decretado como derrotado.