Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Saiba como o bulking pode te auxiliar no processo de aumento da massa muscular e como fazer do jeito certo
Um dos objetivos principais de muitas pessoas que têm uma rotina de exercícios é o aumento da massa muscular. Quem treina sabe a importância disso e entende que o processo de hipertrofia muscular não é uma tarefa muito fácil.
Como o ganho de massa muscular não é simples, é necessário saber exatamente a quantidade calórica de cada refeição, com um plano alimentar que tenha um aporte calórico maior que o normal, e é aí que muitas pessoas aderem ao bulking.
Você provavelmente já ouviu alguém dizer que está na fase do bulking e ficou pensando o que isso significava. Chegou a hora de entender um pouco mais sobre essa estratégia que tem sido utilizada por muitas pessoas que querem ganhar massa muscular.
Para começar, é preciso entender que durante o bulking uma dieta deve ser montada de acordo com o físico da pessoa e que, além da alimentação com mais calorias, outros suplementos também são usados, como o whey concentrado, que tem como objetivo a manutenção dos músculos e o ganho de massa muscular.
Para entender um pouco melhor sobre o assunto, confira abaixo o que é o bulking, os tipos existentes e alguns benefícios dessa estratégia.
Conteúdo do artigo
Bulking significa volume, nesse caso é referente ao objetivo de ganhar peso para aumentar o ganho de massa muscular, que também pode ser chamado hipertrofia muscular.
O bulking geralmente é usado por fisiculturistas, mas isso não impede que outras pessoas usem essa estratégia para ganhar massa muscular. A diferença é que um atleta provavelmente tem uma disciplina muito maior em relação a isso.
Podemos dizer que o objetivo principal de bulking é aumentar o volume do corpo, mas isso faz parte de todo o processo, e é preciso tomar cuidado. Se você começa a aumentar o volume do seu corpo de forma desenfreada, isso pode trazer alguns prejuízos, afinal, além de ganhar massa muscular, você também vai acabar ganhando gordura corporal.
É nesse momento que as pessoas que fazem o bulking devem tomar cuidado. É preciso ficar atento à qualidade desse ganho de massa muscular, para que você tenha o resultado que deseja sem nenhum tipo de prejuízo.
Veja também:
Saiba a diferença entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos
No bulking limpo, como o próprio nome já diz, o ganho de massa acontece de uma maneira mais saudável, gradual e lenta. Nessa fase, a pessoa mantém o controle de cada alimento que está sendo consumido, que costumam ser alimentos saudáveis e funcionais para o bulking.
O bulking limpo traz para o corpo os nutrientes certos, visando um resultado a curto, médio e longo prazo.
O bulking sujo é exatamente o contrário, visto que não existe a preocupação na hora de se alimentar. O consumo de gorduras e carboidratos costuma ser desenfreado, o que contribui para o aumento de gordura no corpo.
No bulking sujo a pessoa também vai aumentar a massa muscular, mas corre o risco de acabar aumentando o percentual de gordura do corpo, o que não é algo bom, além de ser um processo muito mais rápido do que o bulking limpo.
Como o bulking tem como intuito aumentar a massa muscular, você vai se sentir mais disposto para treinar, isso porque a ingestão de carboidratos e quilocalorias vai estar equilibrada no corpo, fazendo até mesmo com que você note algumas mudanças nas primeiras semanas, como aumento da força muscular, por exemplo.
Com o aumento da massa muscular, você provavelmente vai ser favorecido fora dos treinos também, tendo mais força nos músculos. Na academia, você vai acabar aumentando a carga dos equipamentos, e o seu rendimento vai ser muito melhor do que era antes.
O ganho de massa muscular vai trazer, mesmo que de forma indireta, uma melhora na sua definição muscular. Isso acontece porque com os músculos em uma quantidade maior, o gasto enérgico costuma aumentar e a gordura do corpo tende a diminuir.