Investimentos a longo prazo: como montar uma estratégia

Investimentos a longo prazo: como montar uma estratégia

Sabe como funcionam os investimentos a longo prazo? Leia este artigo para traçar a estratégia certa!

Investimentos a longo prazo são ótimas opções para quem quer ter um retorno financeiro significativo. Quando falamos em investir a longo prazo, significa que após realizar o aporte financeiro, você deverá esperar alguns anos — a depender do tipo de aplicação escolhida — para realizar o seu resgate. Logo, esses valores não podem fazer parte do seu planejamento financeiro atual.

Os investimentos em venture capital são uma excelente escolha para quem deseja investir a longo prazo. A seguir, explicamos mais sobre o assunto. Confira!

Como montar uma boa estratégia para investir a longo prazo?

Antes de falarmos um pouco sobre investimentos em venture capital, vamos apresentar a você algumas dicas para montar uma estratégia para começar a investir a longo prazo. Entre os principais passos, podemos citar:

  • a necessidade de uma reserva de emergência: antes de começar a investir a longo prazo, você precisa ter uma segurança financeira. Afinal, não poderá contar com o dinheiro aplicado por alguns anos. Nesse sentido, a reserva de emergência ajuda a proteger o seu orçamento, enquanto seu dinheiro permanecer aplicado. O ideal é que ela corresponda a um ano das suas despesas mensais.
  • diversificar a carteira com investimentos de curto e médio prazo: essa é uma ótima forma de aproveitar oportunidades de aumentar seu patrimônio com mais agilidade;
  • fazer uma boa alocação de ativos: isso significa fazer uma seleção de ativos que ofereçam um bom potencial de ganho sem deixar de lado a segurança de cada aplicação — não se esqueça de analisar ativos com baixa liquidez, eles possibilitam que você retire seu dinheiro quando precisar, sem interferir muito na sua rentabilidade;
  • estudar o mercado: nunca aplique seu dinheiro em ativos que não conhece. Ao estudar o mercado, você tem mais segurança nas tomadas de decisões e consegue escolher investimentos mais adequados ao seu perfil;
  • entender o seu perfil de investidor: quais riscos está disposto a correr? Essa é uma pergunta fundamental que ajuda a entender qual é o seu perfil de investidor. A partir disso, você consegue melhorar a escolha dos seus ativos, de acordo com os seus objetivos e necessidades;
  • ter paciência: essa é uma característica indispensável para quem deseja investir a longo prazo. Do contrário, serão tomadas decisões que prejudicarão a sua rentabilidade.

O que é venture capital e como ele funciona?

Esse tipo de investimento é focado em empresas de até médio porte, que apresentam um significativo potencial de crescimento, mas ainda não têm um grande faturamento. 

Além de injetar capital nesses negócios, o investimento realizado vai ajudá-los a crescer — o que impacta diretamente na geração de valor de uma possível venda da sua participação acionária no futuro.

Normalmente, esse tipo de investimento é feito por:

  • gestores, através de FIPs (Fundos de Investimentos em Participações);
  • companhias de participações;
  • investidores individuais — eles precisam ter amplo conhecimento  e um bom capital para investir.

Além disso, é importante que o investidor tenha uma ampla visão de negócio, a fim de analisar a resistência da empresa em relação às variações macroeconômicas. Inclusive, precisa estimar o crescimento da empresa e decifrar as necessidades dos potenciais consumidores.

Quais as vantagens desse tipo de investimento?

Entre as principais vantagens de investir em venture capital, podemos citar:

  • maior retorno em comparação aos investimentos tradicionais;
  • visão a longo prazo — em razão do grande potencial de crescimento que essas empresas têm; 
  • rapidez no processo de negociação. 

Investimentos a longo prazo são essenciais, tanto para quem quer se aposentar quanto para quem deseja apenas aumentar o seu patrimônio. No entanto, vale destacar a necessidade de conhecer o seu perfil de investidor e estudar a fundo o ativo em que o seu dinheiro será aplicado para não ter arrependimentos mais tarde.

Continue navegando pelo Magazine Notícias para mais informações e notícias de qualidade!

Magazine Notícias

Autor do blog Magazine notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.