Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Aprenda a gastar dinheiro sem culpa e sem se endividar

Sabemos que em muitas ocasiões, é necessário gastar dinheiro, o que não é um problema, pois temos as necessidades básicas que não podem esperar. O que acaba afetando a vida de muita gente, em especial no lado financeiro, são os gastos desnecessários e mal planejados. Visto que ao fazer um gasto só para se sentir bem ou para se satisfazer de alguma forma, pode trazer consequências piores futuramente, como, por exemplo, contrair dívidas.

Ao gastar de qualquer forma, sem fazer um controle financeiro, a tendência é que as dívidas só aumentam, podendo levar seu nome aos protetores de crédito, o que lhe torna um negativado. Isso acarreta acesso restringido ao crédito, dificultando ainda mais o pagamento das dívidas. Muita gente nessa situação recorre ao Hacker para aumentar score.

Aprenda no conteúdo a seguir como gastar dinheiro de forma responsável, sem contrair dívidas!

O que é um gasto necessário?

Se você pretende fazer uma compra que não visa atender uma necessidade básica, mas para um prazer ou conforto, é muito importante se perguntar se é realmente necessário ou se você irá realmente desfrutar.

Digamos que você é uma pessoa que não se importa em tirar fotos em seu cotidiano, você realmente precisa gastar mais dinheiro em uma câmera ou telefone de última geração para lidar com elas? A roupa que você quer comprar terá utilidade, vai combinar com a que você já tem ou está apenas aproveitando uma liquidação?

Mesmo para serviços do dia a dia, esse tipo de questionamento é bem-vindo. Do que adianta possuir TV a cabo se ninguém em casa assiste TV? Ou por que pagar um pacote com muitos canais que você não assiste?

Sabemos que pode parecer bobagem, mas em alguns casos, essas despesas são tão automáticas que não entendemos que existe a possibilidade de questioná-las ou reduzi-las, ou o quanto elas comem em nossa renda. Fazer um corte em tais despesas, faz uma grande diferença, deixando mais dinheiro para realmente fazer você feliz e até economizar dinheiro.

Como gastar dinheiro sem se endividar?

Por meio de um planejamento e controle financeiro, é perfeitamente possível conseguir gastar dinheiro e não contrair dívidas. Além disso, por meio das dicas que temos a seguir, todo o processo fica ainda mais simples. Confira a seguir as melhores dicas para gastar e não se endividar!

É melhor comprar ou alugar um imóvel?

Tudo depende exclusivamente das condições de cada um, logicamente, a melhor opção é comprar o imóvel, mas e se você não tiver a condição necessária? Muitas vezes, permanecer no aluguel é a única opção. Pois, muitos não conseguem juntar uma quantia necessária para pagar o imóvel ou pelo menos para dar entrada em um financiamento.

Aliás, o financiamento de imóveis é uma alternativa muito interessante nessa questão. Veja bem, apenas com um valor de entrada, normalmente 20% do valor do imóvel, você pode morar no imóvel desejado enquanto paga as parcelas do financiamento. Mas qual é a vantagem? A maior vantagem é óbvia, o aluguel pago nunca soma em nada para você, já a parcela do financiamento, que muitas vezes é um valor próximo do valor do aluguel, ao final do pagamento, o imóvel é seu!

Gaste pensando no futuro

Aproveitar sempre o presente é uma boa maneira de encarar a vida, mas é importante que isso não interfira na sua felicidade futura. Investir no futuro pode lhe dar segurança para explorar mais oportunidades, seja hoje ou amanhã.

 

  • Volta aos estudos: felizmente, existem muitos cursos e recursos online que podem oferecer grande ajuda para melhorar suas habilidades em todas as áreas. Você pode começar consultando conteúdos gratuitos na internet e aos poucos vá acrescentando novos elementos como, por exemplo, livros, professores particulares e até mesmo cursos completos;
  • Investir para sua aposentadoria: pode parecer uma necessidade muito longe agora, entretanto, para uma tranquilidade maior, começa a economizar para aposentadoria quanto antes. Muitas vezes é difícil reservar parte de sua renda para isso. Mas sentir-se financeiramente seguro nunca é muito caro. Portanto, iniciar suas economias agora pode ser uma grande ajuda nesse processo.

Cuidado ao emprestar dinheiro a amigos e familiares

Existe um estudo que aponta os brasileiros como um dos povos mais solidários do mundo. Por isso, temos tanta dificuldade em negar o empréstimo para aquele amigo ou para um familiar mais próximo, não é mesmo? Lógico que é sempre bom ajudar as pessoas quanto podemos, mas, um empréstimo não é uma ajuda propriamente dita, pois se o valor não for devolvido, você pode se prejudicar.

Contudo, vamos combinar que por ser um amigo próximo ou um familiar, eles se sentem mais acomodados e podem demorar a pagar o valor ou até mesmo não pagar mais. Por isso, é importante pensar antes de agir e investir o dinheiro que seria emprestado em algo vantajoso para você ou apenas guardá-lo para uma emergência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *