Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Conteúdo do artigo
As stablecoins são perfeitas para quem deseja entrar no mundo cripto, mas ainda possui um certo medo
No mundo todo, as criptomoedas estão ganhando uma popularidade imensa após se mostrarem verdadeiras fontes de renda, além, é claro, das inovações financeiras que surgiram juntamente com elas. Porém, uma das críticas que acabam deixando muitas pessoas com o pé atrás é a sua volatilidade. As criptomoedas não podem se enquadrar como uma fonte de renda passiva com baixos riscos. Afinal, os riscos do preço de uma moeda cair ou subir consideravelmente são iguais.
Logo, para reduzir essa volatilidade toda, chegaram ao mercado as famosas stablecoins. Isso possibilitou milhares de pessoas entrarem com menos medo de investir seu dinheiro. E quem deseja saber mais sobre elas, antes mesmo de fazer o primeiro investimento em Ethena, por exemplo, basta seguir com a leitura. Então, a seguir, será possível conferir a definição de stablecoins.
A primeira coisa que é preciso saber sobre essas criptomoedas é que elas foram projetadas para simplesmente conseguirem se manter estáveis. Elas geralmente possuem o valor estável de acordo com algum ativo de referência, como o dólar, por exemplo.
Então, as estratégias de investimento nessas moedas diferem das demais, pois enquanto o Eth e o Bitcoin possuem sua valorização e desvalorização de acordo com o mercado global, as stablecoins possuem essa valorização e desvalorização focadas em uma única moeda específica. Querendo ou não, isso faz dela uma moeda estável, sendo, na íntegra, muito menos volátil.
Assim como as criptomoedas convencionais, as stablecoins já estão em peso no mercado. Cada opção oferece métodos diferentes para conseguir manter seus valores totalmente estáveis. Veja, a seguir, as mais promissoras.
Essas stablecoins são respaldadas por ativos reais, como moedas fiduciárias ou commodities. Um exemplo bem conhecido é o Tether (USDT), que é lastreado por reservas em dólares americanos. Isso significa que para cada Tether em circulação, deve haver um dólar americano guardado em reserva. Outro exemplo é a USD Coin (USDC), que também é lastreada por dólares americanos.
Essa categoria de stablecoins oferece a sensação de segurança, pois os usuários sabem que suas moedas são suportadas por ativos tangíveis. No entanto, a confiança no emissor e a transparência das reservas são cruciais para garantir a estabilidade.
Stablecoins algorítmicas
As stablecoins algorítmicas não são garantidas por ativos reais, mas, sim, por algoritmos e contratos inteligentes que regulam a oferta e a demanda para manter o preço estável. Um exemplo disso é o Ampleforth (AMPL). Quando o preço de uma stablecoin algorítmica se desvia do valor-alvo, o algoritmo ajusta a oferta de moedas em circulação para corrigir o preço.
Esse tipo de stablecoin é interessante porque não depende de reservas físicas, mas pode ser mais complexo e suscetível a falhas se os algoritmos não funcionarem como previsto.
As stablecoins híbridas combinam elementos dos dois tipos mencionados acima. Elas podem ser parcialmente garantidas por ativos reais e parcialmente reguladas por algoritmos. Um exemplo é a Dai (DAI), emitida pela MakerDAO, que é lastreada por uma cesta de criptomoedas e utiliza mecanismos algorítmicos para manter sua estabilidade.
Como foi visto até aqui, essas moedas possuem diversas variações. E cada uma delas pode ser usada para um propósito, portanto, elas possuem uma ampla variedade de usos no ecossistema financeiro. Contudo, um dos maiores usos delas no mercado é para proteção contra a volatilidade.
Ao juntar um bom lucro de outras criptomoedas, investidores do mundo todo convertem seus ativos para essas moedas com pouca volatilidade, assim conseguem manter seus lucros intactos e, às vezes, até lucrar em cima deles também.
Além disso, a facilitação de transações com essas criptos é algo nítido e que não pode deixar de ser mencionado. Por serem estáveis, elas são ideais para realizar compras, pagamentos e transferências sem o risco de variações significativas de preço entre o início e o fim da transação.
Portanto, quem deseja entrar nesse mercado de criptomoedas que está em alta, mas ainda possui um certo receio, o recomendado é começar por essas criptos para entender o sistema.