Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Pontos essenciais para considerar na escolha de sua nova moto

Quem anda de moto diz que não há nada melhor do que a sensação de liberdade que ela proporciona. E isso é verdade! Mas essa liberdade traz junto uma grande responsabilidade que você tem de escolher uma moto que te proporcione alegrias sem abrir mão da segurança.

Por isso, antes de comprar uma moto nova, você precisa ter atenção a todos os detalhes. Seja na escolha de um guidão para a moto que não te deixe desconfortável, seja no tipo de trajeto que você quer (e qual a melhor moto para ele), são vários os aspectos que você deve levar em conta na escolha.

Se você está ansioso para colocar o pé na estrada, mas não sabe por onde começar, fique tranquilo. No texto de hoje vamos te mostrar o que levar em conta na hora de escolher sua moto.

Tipo de moto

Qual a utilidade que você quer na sua moto? Deseja utilizá-la para ir ao trabalho e se deslocar na cidade, ou quer fazer uma trilha radical no fim de semana? 

Essa pergunta faz toda a diferença, pois escolher uma Harley-Davidson para fazer trilha pode te dar uma bela dor de cabeça e prejuízo. Por isso, veja quais os tipos de moto existem e como escolher a ideal para você.

Moto urbana

Se você quer apenas se deslocar pela cidade, como ir ao trabalho ou fazer tarefas básicas, essas são as melhores. As motos urbanas são mais baratas, possuem maior economia de combustível e são mais leves e de tamanho menor.

Moto de estrada

São os modelos ideais para alcançar velocidade em trechos pavimentados e macios. Elas possuem pneus ideais para seguir a estrada e dar velocidade para que você possa aproveitar a liberdade que a moto traz.

Off-road

Esse é o modelo perfeito para lidar com terrenos acidentados e sem qualquer pavimentação. As motos off-road possuem suspensão altamente resistente e são leves, proporcionando mais estabilidade para lidar com ladeiras e ondulações dos terrenos.

Ergonomia

A ergonomia engloba fatores como saúde e postura em ambientes de trabalho. Mas ela também serve para auxiliar você a escolher a moto que vai te trazer mais conforto na hora de pilotar.

Como as motos não possuem encosto nos bancos, há outras formas de avaliar o conforto que elas oferecem. Por exemplo, ao fazer o test drive da moto, suba nela e veja se você consegue tocar o chão com o pé firme. 

Caso consiga tocar apenas com a ponta dos pés, esta moto é alta e poderá causar acidentes. Lembre-se que se trata de um veículo pesado e que você precisará manter os pés firmes para apoiá-lo.

Além disso, a posição do corpo varia conforme o tipo da moto. Em scooters, a pilotagem é feita sentada, com os pés dispostos em um ângulo de 90º. Já para motos de rua, off-road ou esportivas, a posição é montada, na qual você fica com as pernas abertas e o tronco ereto. Sempre faça uma avaliação de postura ao testar a moto, o que pode evitar o surgimento de problemas de coluna no futuro.

Potência e consumo

Saber o que sua moto é capaz de fazer e quanto combustível ela exige para isso é fundamental na escolha. De maneira geral, as motos conseguem fazer muito mais quilômetros por litro do que os carros, mas isso pode variar de acordo com o modelo e tipo do veículo.

Por exemplo, motos de até 150 cilindradas, como scooters e motos urbanas, consomem bem menos combustível e são ideais para utilizar dentro da cidade. No entanto, elas não têm potência suficiente para fazer grandes viagens. Se você quer uma moto para trabalho e deslocamentos curtos, esta é a melhor opção.