Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Carro usado: o que verificar antes de comprar?

Neste artigo, você confere um guia abrangente sobre o que verificar antes de comprar um carro usado

Comprar um carro usado é uma das melhores opções para quem deseja ter um veículo que seja eficiente, mas com valor de investimento reduzido. Isso sem contar que os carros usados apresentam menos burocracia na hora da compra. No entanto, é essencial que você tenha cautela na hora de escolher e, principalmente, de fazer uma verificação antes de fechar o negócio. Afinal, ninguém quer cair em armadilhas e acabar adquirindo um automóvel que traga mais problemas do que soluções.

Uma das primeiras coisas que você deve fazer antes de comprar um carro usado é verificar o histórico do veículo. Neste tópico, incluímos dados sobre acidentes anteriores, registro de sinistros, problemas na quilometragem e informações sobre o proprietário anterior. É muito importante que você tenha acesso a essas informações para evitar comprar um veículo que tenha sofrido com muitos danos estruturais ou tenha um passado bem questionável.   

A condição do veículo também deve ser analisada antes de finalizar a compra. Por isso, faça uma inspeção visual minuciosa e verifique todas as partes do carro, tanto no exterior quanto no interior. Verifique se é necessário, por exemplo, trocar a correia dentada, já que ela é a responsável por garantir a abertura das válvulas, o sincronismo e o funcionamento dos pistões nos cilindros.    

Abaixo, você confere mais alguns pontos que devem ser analisados na hora de comprar um carro usado. 

Verifique a documentação 

A documentação é um passo muito importante para quem está pensando em comprar um carro usado. Assim, faça um levantamento detalhado sobre o veículo. Analise se ele possui pendências administrativas, como multas e tributos a serem pagos, pois esses são fatores que costumam interferir diretamente na compra. Isso porque o veículo deve estar com a documentação em dia para que você consiga realizar a compra sem nenhum problema.     

Confira o histórico de revisões 

Fazer a manutenção preventiva no período certo é essencial para garantir que o veículo esteja sempre em boas condições, e esse é um dos principais aspectos que você deve levar em consideração na hora de comprar um carro usado. Solicite o histórico de revisões, ele costuma estar no manual do proprietário, lá você vai encontrar os carimbos que confirmam que o carro foi vistoriado.

Analise a embreagem e o freio 

O conjunto motor e transmissão de um carro usado também deve estar em boas condições para que você possa finalizar a compra sabendo que sua segurança vai estar garantida. Por isso, avalie a regulagem da embreagem, quando ela foi trocada pela última vez e se as molas estão moles ou duras demais. Além disso, verifique o freio, preste atenção se ele está emitindo ruídos metálicos, pois isso pode significar que os discos estão muito desgastados. 

Ouça o motor 

Quando o assunto é o motor do carro, seus ouvidos devem estar bem atentos. Ligue o carro usado e observe se demora para pegar. Caso isso aconteça, ele pode estar com problemas mecânicos no motor ou em outras peças. Além disso, com o motor funcionando, abra o capô do carro e verifique se ele apresenta algum ruído estranho, como, por exemplo, um chiado agudo.

Compre de uma empresa de confiança 

Quem está vendendo o carro? Essa é uma pergunta que você deve se fazer antes mesmo de começar a pensar em comprar o veículo. Isso porque na internet você encontra inúmeros anúncios de venda de carros usados direto com o proprietário, mas é preciso tomar alguns cuidados antes de fechar o negócio. Por ser uma compra de alto valor, não realize nenhum pagamento antes de analisar a procedência do veículo.