Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Condução consciente: estratégias para minimizar riscos no motociclismo

Conheça atitudes de direção defensiva que ajudam a evitar colisões e quedas ao trafegar nas ruas

Acidentes de trânsito podem ocorrer com qualquer um, por diversos motivos: desatenção, imprudência, problemas mecânicos ou excesso de velocidade. Por isso, um trânsito mais seguro demanda que todos façam sua parte, procurando sempre exercer uma condução consciente.

Porém, não basta apenas se preocupar em utilizar os acessórios que garantem mais proteção na moto se o motociclista não adotar atitudes que preservem sua integridade. Neste texto, conheça estratégias valiosas para conduzir com mais segurança no trânsito.

Use os acessórios adequados sempre

Condução consciente está diretamente ligada ao uso dos equipamentos de proteção obrigatórios. Todo motociclista prudente está sempre utilizando esses itens ao subir na moto.

O capacete é o principal deles, já que protege o crânio em caso de colisões e quedas. Ele deve ser utilizado corretamente, estando bem ajustado, nem muito justo e nem muito folgado, além de estar devidamente preso ao queixo por meio da cinta.

Contudo, o capacete não é o único acessório que deve ser utilizado. O ideal é que o motociclista também utilize luvas para proteger as mãos (não apenas em caso de quedas, mas também do frio) e botas, que darão mais conforto e firmeza.

A jaqueta é responsável por proteger do frio, do vento e dos raios UV do sol. Já os óculos de proteção evitam que poeira, pequenas pedras e outros agentes causem danos aos olhos ou atrapalhem a visualização do trânsito.

Mantenha uma distância segura dos demais veículos

Uma atitude de ouro que se deve ter no trânsito é sempre manter uma boa distância em relação aos demais veículos. Isso permite que você tenha tempo de reação em caso de freadas bruscas, conseguindo frear ou desviar do outro automóvel para evitar colisões. Uma boa direção por parte do motociclista também envolve evitar andar nos corredores e jamais pilotar em ziguezague.

Utilize as práticas de direção defensiva

As práticas de direção defensiva são técnicas que todos os motoristas precisam utilizar para construir um trânsito mais seguro e de menor risco. Nesse sentido, os motociclistas precisam ter uma postura especial, uma vez que a moto tem um porte menor em relação a carros, ônibus e caminhões.

Desse modo, ao dirigir nos chamados “corredores”, sempre faça isso em baixa velocidade e tendo bastante atenção — e faça isso apenas quando os demais veículos estiverem parados.

Procure sempre se manter visível, evitando estar nos pontos cegos dos demais veículos. Em cruzamentos, respeite o semáforo e evite tentar cruzá-lo quando a luz estiver amarela.

Preste atenção nos demais motoristas

Inclusive, pode-se somar aos cuidados citados acima a atenção aos demais motoristas. É fundamental estar sempre atento ao que acontece ao seu redor, prestando atenção a manobras e movimentos que os demais motoristas estão realizando — sobretudo se você perceber que há alguém dirigindo de maneira perigosa.

Com isso, você consegue antecipar possíveis riscos e evitar acidentes, o que é fundamental para quem dirige uma moto, uma vez que o motociclista está muito mais exposto.

Além de prestar atenção nos arredores, também sinalize e comunique claramente o que você irá fazer, como mudar de faixa ou fazer alguma manobra na pista. A atenção não deve se restringir apenas aos demais veículos, a movimentação de ciclistas e pedestres também deve estar no seu “radar”.

Redobre seus cuidados sob chuva

A condução consciente também envolve redobrar seus cuidados e atenção em situações de chuva. Nesse cenário, o motociclista precisa lembrar que as faixas de pedestres se tornam mais escorregadias por causa da tinta, o que facilita a derrapagem.

Outro fator de risco é que a água espalha o óleo derramado por carros e caminhões, tornando o asfalto muito mais traiçoeiro.

Portanto, o ideal é trafegar muito mais alerta e correndo o menor número de riscos possíveis. Ao fazer as curvas, diminua a velocidade com antecedência e incline menos a moto.

Outro conselho valioso é utilizar roupas próprias e impermeáveis para enfrentar a chuva, garantindo assim mais conforto e menos distrações durante a pilotagem.