Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Frutas vermelhas, frutas cítricas e peixes. Esses são apenas alguns exemplos para incluir no cardápio. Confira mais opções!
Os alimentos ricos em antioxidantes têm papel fundamental no bom funcionamento do organismo. Isso acontece porque a substância presente neles evita a ação dos radicais livres e protege as células.
No entanto, quais seriam esses alimentos e como montar um cardápio mais saudável no seu dia a dia? Alguns exemplos incluem os peixes e frutos-do-mar, ricos em Ômega 3, e as frutas vermelhas, repletas de vitaminas C e E.
Agora, que tal conhecer outras dicas que podem fazer parte da sua dieta e que vão ajudar as suas células? Confira!
Conteúdo do artigo
O corpo humano tem seu próprio sistema de defesa contra os oxidantes. São enzimas produzidas naturalmente, porém, conforme a idade essa proteção diminui, por isso é indicado ter uma alimentação rica em antioxidantes.
Por outro lado, os antioxidantes não-enzimáticos são aqueles adquiridos do meio externo, ou seja, ingeridos na dieta. Os mais comuns são o licopeno, a vitamina E, o ômega 3, os flavonoides, a vitamina C e o betacaroteno.
Afinal, onde encontrar os antioxidantes? Veja agora quais alimentos podem (e devem) fazer parte do seu cardápio:
Além de ajudar no bom funcionamento do intestino, a aveia contém silício, que ajuda a melhorar o aspecto da pele, e betaglucana, para dificultar a absorção de gordura pelo organismo. Ainda assim, é a vitamina E quem garante seu potencial antioxidante.
O brócolis tem sulforano, um antioxidante natural que previne o aparecimento de células cancerígenas e previne outras doenças. Também é rico em vitamina C, então, fortalece o sistema imunológico, e em ferro, prevenindo a anemia.
O betacaroteno é uma das principais substâncias presentes nas cenouras. Ele é metabolizado pelo organismo e convertido em vitamina A. Além de proteger a saúde dos olhos, é um poderoso antioxidante.
O ômega 3 está presente na linhaça e sua ação é de um anti-inflamatório natural. Ela evita o acúmulo de impurezas no corpo devido à presença das fibras, que auxiliam na digestão.
O suco de uva natural é tido como um poderoso antioxidante. Isso se deve à presença de flavonoides e resveratrol. Além disso, controla a pressão arterial, protege o cérebro e aumenta a imunidade.
A vitamina C e os bioflavonóides, encontrados nas frutas cítricas, como o limão e a laranja, são os responsáveis pela ação antioxidante. As frutas podem ser consumidas de forma natural ou em sucos.
Licopeno é o antioxidante natural encontrado no tomate. Sua principal missão é prevenir as mutações das células, prevenir o aparecimento do câncer e melhorar a circulação do sangue.
Que os peixes são ricos em ômega 3 você já deve saber. Então, incluir o salmão na dieta é uma boa maneira de ingerir antioxidantes não-enzimáticos. Devido à alimentação do peixe, rica em carotenóides, você também acaba ingerindo-os ao consumi-lo.
Além de terem ação antioxidante, as frutas vermelhas também melhoram a circulação sanguínea. Morango, amoras e uva-vermelhas são exemplos que podem ser ingeridos. As frutas também têm duas importantes vitaminas: C e E. É a vitamina E quem age como antioxidante natural.
Ricas em resveratrol, nozes também possuem vitamina C, E e ômega 3. Ainda assim, é o resveratrol que ajuda a combater os radicais livres. O ideal, em uma dieta saudável, é consumir quatro nozes por dia.
O chá-verde é também um poderoso aliado no combate aos radicais livres. Isso acontece pela presença de catequinas. Além disso, o chá também ajuda em outras questões, como diminuir a retenção de líquidos e ser complementar no emagrecimento.
Esses são os principais alimentos com ação antioxidante. Você já consome algum deles? Lembre-se de manter um cardápio variado para manter uma dieta saudável.
Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais e continue navegando pelo site do Magazine Notícias para mais informações como esta.