Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
O modelo de trabalho home office apresenta vantagens e desafios. Por um lado, oferece mais liberdade ao trabalhador, dispensa a necessidade de enfrentar o trânsito carregado e permite que o empregador não precise gastar com o aluguel de um escritório. Por outro, para que ele realmente seja eficiente, esse regime demanda a adequação do funcionário, com ele utilizando os equipamentos corretos para exercer todas as suas funções.
Portanto, uma das melhores formas de utilizar o seu cupom Dell de desconto é para adquirir aquelas ferramentas que tornarão o home office mais produtivo. Mas quais seriam elas? Neste texto, saiba o que mais o funcionário necessita para ter um desempenho otimizado no regime home office — e como a empresa pode ajudá-lo a suprir essas necessidades.
Conteúdo do artigo
Para que o trabalho home office seja possível, é fundamental que o funcionário tenha à sua disposição um computador ou notebook. Essa é a principal ferramenta de trabalho, que permite a execução de tarefas, transferência de arquivos, criação de conteúdo e participação em reuniões virtuais, por exemplo.
Inclusive, muitos empregados podem já ter um computador de uso pessoal em casa. No entanto, se o intuito é construir um home office eficiente, é importante que a empresa tome cuidado para que a máquina utilizada seja compatível com as demandas do funcionário. Um computador ou notebook mais simples pode ser o suficiente para quem trabalha em um setor como RH ou contabilidade, mas quem trabalha com edição de vídeos e imagens deve contar com o auxílio da equipe de Tecnologia da Informação (TI) para ter o equipamento necessário.
Em alguns casos, esse equipamento irá incluir também os chamados periféricos do computador. Isso inclui itens como mouse, teclado, mousepad, webcam e headset, por exemplo. Novamente, são equipamentos que o funcionário já pode ter em casa para uso pessoal, mas que é importante que a empresa se certifique de que ele possua todos que necessita para desempenhar o seu trabalho. Por exemplo, quem trabalha com atividades gráficas pode precisar ainda de outros periféricos, como uma mesa digitalizadora ou um segundo monitor para criação de peças.
Para garantir a eficiência no trabalho, outra ferramenta indispensável é o smartphone, utilizado para comunicação e execução de outras atividades. O ideal é que o funcionário não tenha que utilizar o seu smartphone de uso pessoal para questões envolvendo trabalho, tendo em mãos um aparelho compatível com suas funções e atividades rotineiras.
Mesmo que o espaço de trabalho tenha mudado, a necessidade das tradicionais reuniões entre os membros da equipe permanece. Para que isso seja possível à distância, é necessário, além da webcam e do microfone, que a empresa também disponibilize ferramentas de videoconferência. Na maioria dos casos, o pacote gratuito é o suficiente para suprir as necessidades mais básicas, sendo necessário apenas o treinamento da equipe de como utilizar a ferramenta corretamente.
Caso realmente seja necessário, também existem opções de pacote premium que oferecem mais funcionalidades. Entre elas, a possibilidade de reuniões com um grupo maior de pessoas e por durações mais longas.
Agora pare e pense: de pouco adianta usufruir de todas essas tecnologias se o funcionário estiver desconfortável durante o horário de expediente. Desse modo, em nome da eficiência no home office, é importante se certificar de que ele tenha à disposição uma cadeira ergonômica em sua estação de trabalho.Ele pode até tentar improvisar com alguma cadeira da sua casa, mas para ficar horas por dia trabalhando, é necessário contar com uma cadeira apropriada para isso. Tanto que o uso contínuo de uma cadeira inadequada pode causar problemas de coluna no futuro do indivíduo. Desse modo, a melhor alternativa é providenciar um modelo de cadeira mais ergonômica para ele — que pode até ser a que ele utilizaria no escritório.