Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Saber como harmonizar diferentes frios e tipos de vinho é o segredo para montar uma boa tábua de frios. Veja como fazer isso sem complicação
Chegou sexta à noite e você vai se reunir com amigos em sua casa. Além de bater papo e arrumar o espaço para garantir conforto a todos os convidados, é preciso pensar com todos eles quais serão os comes e bebes para tornar o encontro ainda mais gostoso.
Uma opção simples e que costuma agradar aos mais variados paladares é investir em uma tábua de frios. E, além do queijo mussarela e do presunto, ela pode trazer uma diversidade de queijos, outros frios, além de acompanhamentos que deixam tudo com um sabor ainda mais especial. Veja como montar uma ótima tábua de frios e realçar os sabores deles com diferentes tipos de vinhos.
Conteúdo do artigo
O primeiro passo é pensar quais serão os tipos de frios a serem disponibilizados na tábua. Os queijos são um dos principais. Os mais comuns são: os do tipo macio (brie, mussarela, búfala e camembert), cujo sabor é mais leve. Eles ainda apresentam certa umidade e textura macia e cremosa por dentro.
Outro tipo de queijo comum ao preparar tábua de frios são os semiduros (como gouda, emmental, pecorino, minas curado). Esses apresentam mais umidade do que os macios, textura tenra e sabor mais acentuado. Por fim, os queijos duros (como provolone, gruyère e parmesão) apresentam menos umidade e sabor e aroma mais acentuados.
Quem gosta de queijos muito fortes, os do tipo azul são ótimos (gorgonzola, roquefort, entre outros). Apresentam uma massa mais fácil de quebrar, marcada por áreas azuladas.
Além dos queijos, uma boa tábua de frios oferece outras opções de embutidos. O salame italiano é ótimo, pois ajuda a equilibrar o paladar quando misturado aos queijos mais adocicados.
Outras opções saborosas são o presunto cru, o pepperoni, a copa lombo, o rosbife e o lombo canadense. Verifique com os convidados quais são os frios preferidos e invista mais neles, sem deixar de oferecer outras opções que podem ser novidades.
Além dos embutidos, uma boa tábua de frios precisa ter alguns acompanhamentos. Os que costumam cair melhor são frutas secas (como damasco, ameixa e tâmara), castanhas e nozes variadas (incluindo pistache), torradas e pães (como croton, ciabatta), além de geleias (de pimenta, frutas vermelhas, entre outros exemplos) e azeitonas (com destaque para a do tipo chilena).
Quem adora frutas, pode trazer algumas para a tábua de frios também, como morangos, kiwis e uvas. É preciso lavá-las bem e secá-las antes de servir aos convidados, para evitar que a umidade prejudique o paladar.
Após selecionar todos os itens para comer, é hora de escolher as melhores bebidas. Os vinhos são as opções mais clássicas para acompanhar uma tábua de frios. Para queijos macios (como o brie), o vinho chardonnay cai bem. Já para os semiduros (como o gouda), os vinhos tintos frutados (como merlot e malbec) ou um vinho branco mais seco podem ser ótimos.
Para queijos azuis, opte por vinhos do tipo licorosos, como o do Porto. Já para acompanhamentos como azeitonas, espumantes e brancos, são os mais indicados para reduzir a acidez.
Para os outros tipos de embutidos, como o salame italiano, os vinhos mais indicados são os tintos (como o syrah e o chianti). Em contrapartida, o presunto cru harmoniza suavemente com espumantes e brancos frescos. Se você inserir frutas secas ou frescas, aposte em vinhos mais adocicados, como brancos e rosés.
Se tiver alguém que não beba vinho, vale oferecer cervejas artesanais (como IPA para embutidos picantes) e bebidas não alcoólicas (água com gás, para limpar o paladar entre diferentes combinações de sabor).
Além de escolher bons ingredientes, uma boa tábua de frios deve proporcionar equilíbrio entre salgado (dos frios) e a doçura ou acidez (dos vinhos). Diversifique as possibilidades para você e os convidados realizarem combinações de sabores únicas!