Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

8 dicas de dress code para entrevistas de emprego

O visual pode te ajudar a passar uma boa impressão e conseguir o cargo

Quem nunca ficou na dúvida sobre o que vestir na hora de ir à uma entrevista de emprego? A insegurança é justificada porque é fato que, além do currículo e das nossas habilidades interpessoais, a impressão que passamos pode ser decisiva para conseguirmos ou não a vaga.

A forma como nos vestimos tem tudo a ver com essa impressão, por isso, pensar nos looks faz parte de uma boa preparação para esses momentos. Será que basta escolher algumas camisas básicas, calça jeans e um sapato elegante? A resposta é: depende.

Antes de mais nada, é interessante conhecer o dress code da empresa na qual você pretende trabalhar. É essa informação que deve guiar o que você vai vestir. Mas, tomando isso como base, também é importante escolher peças que tenham a ver com você e com a imagem que se deseja passar. Confira algumas dicas para não errar.

Informe-se

Uma das melhores formas de entender o dress code de uma empresa é buscando informações sobre ela, seja no site, nas redes sociais ou conversando com pessoas que lá trabalham. Vejam como eles representam a equipe e tente ir vestido de acordo. Aproveite para conhecer mais sobre o local, o que também pode ser um diferencial. 

Priorize o básico

Usar peças básicas é uma estratégia de sucesso em quase qualquer ocasião. Prefira peças em tons neutros e cortes clássicos. Mesmo que seja o caso de ir de jeans e camiseta, é sempre melhor ir com uma camiseta neutra do que com aquela com estampa de uma banda ou time de futebol, pelo menos na primeira vez.

Pense no seu conforto

A situação de uma entrevista de emprego em si já costuma ser um tanto desconfortável, não é mesmo? Portanto, mesmo que você precise se vestir mais formal que de costume, priorize peças que sejam confortáveis e, de preferência, que aumentem a sua autoconfiança.

Não use nada que seja apertado demais ou que prejudique a sua locomoção. Se não estiver acostumada a usar sapato de salto, por exemplo, prefira uma sapatilha. É melhor do que se atrapalhar ao levantar para caminhar.

Evite exageros

Evitar os exageros é quase sempre uma boa ideia, a não ser em casos de vagas específicas em mercados criativos. Independentemente de o dress code ser formal ou despojado, evite usar muitas cores ou elementos chamativos. 

Embora seja uma ótima ideia ir vestido de maneira elegante, também é importante não pecar pelo excesso (por isso é tão fundamental conhecer o dress code). Ir de terno a um local onde as pessoas trabalham de jeans e camiseta pode passar a impressão de que você é formal demais para a vaga.

Use o bom senso

Mesmo que você esteja pleiteando uma vaga em uma empresa com dress code informal, é importante lembrar que é um ambiente de trabalho e algumas peças simplesmente não cabem: shorts, tops, decotes e outras do tipo não são as melhores escolhas para uma entrevista de emprego.

Adeque ao seu estilo

Apesar de todas as dicas desta lista apontarem para um look mais neutro, não deixe de imprimir a sua marca em algum detalhe do visual, pois a maioria das empresas valoriza essa autenticidade. Escolha peças adequadas, mas que tenham a ver contigo e te deixem confortável.

Aposte na terceira peça

Usar um blazer ou uma jaqueta quase sempre é uma boa ideia. Essas peças dão um ar de elegância mesmo aos looks mais básicos e ainda garantem o seu conforto térmico, já que, mesmo que você more em um local quente, as empresas costumam ter ar condicionado. 

Não se esqueça dos acessórios

Os acessórios têm o poder de transformar qualquer produção e devem sim compor o look para as entrevistas de emprego. Eles podem, inclusive, ser a forma de acrescentar um toque pessoal à composição. Sem se esquecer do bom senso, é claro.

Para mais conteúdos de qualidade continue navegando pelo Magazine Notícias e saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *