Xarope de Beterraba – O Que é, Para Que Serve, Como Tomar e Como Fazer

Beterraba

Veja o que é o xarope de beterraba, para que serve no seu organismo, como tomar esse xarope e como fazer o seu próprio em casa.

Você provavelmente deve estar acostumado com a beterraba que aparece nas saladas – aproveite para conferir algumas receitas de salada de beterraba. Mas sabia que ele também pode dar origem a um remédio caseiro? Pois é, estamos falando do xarope de beterraba, que também vamos aprender como fazer mais abaixo.

Será que os benefícios da beterraba se aplicam à versão em xarope do alimento? Conheça
quais utilidades já foram atribuídas a esse remédio caseiro.

O que é e para que serve o xarope de beterraba?

Este remédio caseiro é preparado a partir da mistura da beterraba com açúcar ou mel. A receita também pode ser complementada por outros ingredientes como gengibre, limão e especiarias. Mas que tipo de utilidade ele pode ter?

– Xarope de beterraba para tosse

Acredita-se que o xarope de beterraba possa funcionar como uma alternativa caseira de remédio para a tosse devido às suas propriedades anti-inflamatórias. Entretanto, é importante ter em mente que a tosse não é um problema que termina em si mesmo – ela é um sintoma e pode ser sinal de uma série de problemas de saúde, inclusive de alguns mais graves.

Portanto, mesmo que você opte por experimentar o xarope de beterraba para lidar com a tosse, se perceber que a tosse não passou, que piorou e/ou que surgiram outros sintomas, você deverá procurar rapidamente o médico para descobrir qual é o problema por trás dela e tratá-lo devidamente.

– Xarope de beterraba para gripe

Uma vez que a tosse pode ser observada em um quadro de gripe, alguém pode ter a ideia de usar o xarope de beterraba para lidar com a condição. Porém, é preciso ter em mente que a gripe é uma infecção viral para a qual não se tem cura – é preciso esperar o seu curso se encerrar para se ver livre dela.

Segundo a Mayo Clinic, organização da área de serviços médicos e pesquisas médico-hospitalares dos Estados Unidos, geralmente uma pessoa saudável que pega uma gripe não precisa fazer nada além de descansar bastante e ingerir muitos líquidos para tratar a doença, embora ela também possa utilizar analgésicos de venda livre para ajudar em relação aos sintomas. Ou seja, não dá para afirmar que o xarope de beterraba vai curar a gripe.

Se os sintomas da doença se estenderem além do esperado, você deverá procurar o auxílio médico, pois pode ser que eles sejam sinais de outro problema de saúde mais grave.

– Xarope de beterraba para bronquite

Já ouviu falar do uso do xarope de beterraba para bronquite? Antes de tomar a decisão de usar o remédio caseiro para a condição, lembre-se de que a doença é uma inflamação aguda ou crônica no revestimento ou mucosa dos tubos bronquiais, que pode resultar em pneumonia em algumas pessoas e que ataques repetidos de bronquite podem significar que a pessoa tem a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Em outras palavras: a bronquite é uma doença séria, portanto, o xarope de beterraba não vai curar a doença. Mas será que ele não pode ajudar a amenizar seus sintomas como a tosse?

Bem, quem foi diagnosticado com a condição precisa continuar a seguir todas as instruções que foram passadas pelo médico para o tratamento da bronquite e deve consultar o profissional a respeito da ideia de incluir o remédio caseiro nesse grupo de estratégias.

Uma pessoa com bronquite jamais deve substituir
o tratamento prescrito pelo médico somente pelo uso do xarope de beterraba
porque isso poderá ser muito perigoso para a sua saúde.

– Xarope de beterraba para anemia

De acordo com a nutricionista e mestra em nutrição Adda Bjarnadottir, a beterraba é um dos principais alimentos ricos em ferro. Pode ser por conta disso que algumas pessoas acreditam que o uso do xarope pode ser útil em relação à doença.

No entanto, precisamos ponderar a respeito de alguns fatores. Um deles é que existem dois tipos ferro disponíveis na alimentação: o heme e o não-heme. Enquanto o primeiro é encontrado somente em produtos de origem animal, o segundo está presente apenas nos alimentos de origem vegetal (como as frutas).

Outra diferença entre os dois é que é mais difícil para o organismo absorver o ferro não-heme do que o ferro heme. Isso significa que o corpo humano pode ter dificuldades para absorver o ferro da beterraba, exigindo a aplicação de estratégias para melhorar a absorção de ferro.

Mas esse não é o único dilema: é fundamental
lembrar que a anemia por deficiência de ferro não é o único tipo de anemia que
uma pessoa pode desenvolver. Existem outros tipos de anemia como:

  • Anemia causada pela falta de vitaminas (B12 e B9);
  • Anemia causada por doenças crônicas;
  • Anemia aplástica (originada por infecções, alguns medicamentos, exposição a metais tóxicos e doenças autoimunes);
  • Anemia associada a uma doença na medula óssea;
  • Anemia hemolítica (em que os glóbulos vermelhos são destruídos mais rapidamente do que repostos);
  • Anemia falciforme (em que os glóbulos vermelhos têm um formato anormal e morrem prematuramente, resultado em uma escassez crônicas desses componentes do sangue);
  • Talassemia (forma crônica de anemia, em que um problema genético gera a diminuição na produção de uma das cadeias que formam a hemoglobina).

Portanto, quem desconfia que tem a condição ou
já foi diagnosticado com a doença necessita do acompanhamento médico para
receber o tratamento completo e apropriado para o seu tipo de anemia em
particular, mesmo no caso de uma anemia por deficiência de ferro.

Só use o xarope de beterraba como complemento
para o tratamento da sua anemia por deficiência de ferro quando o médico
autorizar e jamais substitua o tratamento prescrito pelo profissional apenas
pelo uso do remedinho caseiro porque isso poderá ser bastante perigoso para a
sua saúde.

Uma anemia não tratada pode resultar em fadiga
severa, complicações gestacionais, problemas cardíacos e até a morte, no caso
de algumas anemias hereditárias como a anemia falciforme.

– Xarope de beterraba para pneumonia

A tosse faz parte da lista de sintomas da pneumonia, então, talvez esse seja o motivo para algumas pessoas associarem o uso do xarope de beterraba com a doença. Entretanto, precisamos ressaltar que a pneumonia é uma doença grave, que não pode ser tratada somente de modo caseiro.

Além da tosse, que pode vir acompanhada de muco, a pneumonia pode gerar sintomas como dor no peito ao respirar ou tossir, fadiga, febre, transpiração, calafrios com temor, náusea, vômito, diarreia, dificuldade em respirar, confusão ou mudanças no nível de consciência nas pessoas com 65 anos ou mais, temperatura mais baixa que o normal nas pessoas com mais de 65 anos ou com sistema imunológico baixo, inquietação, cansaço, falta de energia e dificuldade para comer em recém-nascidos ou crianças pequenas.

Quem apresentar um ou mais desses sintomas e desconfiar que está com a doença deve procurar o médico imediatamente para receber o tratamento efetivo e adequado. Só use o xarope de beterraba como integrante do tratamento da pneumonia quando o médico autorizar e jamais utilize o remédio caseiro como substituto do tratamento prescrito pelo profissional porque isso poderá ser muito perigoso para a sua saúde.

Atenção

Um bom conselho que vale a pena ser seguido é o de consultar o médico antes de começar a usar o xarope de beterraba para qualquer finalidade. Ora, mas a beterraba não é um alimento saudável? Sim, mas existem receitas do remédio caseiro em que ela aparece ao lado de outros ingredientes como folhas e especiarias como louro, canela e gengibre, por exemplo.

Embora esses ingredientes sejam naturais, eles podem ter contraindicações, provocar efeitos colaterais ao ser usados ao mesmo tempo em que determinados medicamentos, suplementos e outras plantas.

Essa recomendação é especialmente importante
para as crianças, os adolescentes, os idosos, as mulheres grávidas, as mulheres
que amamentam e as pessoas que sofrem com algum tipo de doença ou condição
específica de saúde.

Como fazer – 3 receitas de xarope de beterraba

1. Receita de xarope de beterraba simples

Ingredientes:

  • 1 beterraba;
  • 2 colheres de sopa de açúcar.

Modo de preparo:

Cortar a beterraba em fatias e misturar com o açúcar; Transferir a mistura para um recipiente de vidro esterilizado e tampar. Deixar descansar ao longo de 24 horas.

Passado esse tempo, separar o suco que foi formado a partir da mistura, transferir para outro recipiente de vidro esterilizado e tampar.

2. Receita de xarope de beterraba com mel

Ingredientes:

  • 1 beterraba;
  • 2 colheres de sopa de mel.

Modo de preparo:

Cortar a beterraba em fatias e misturar com o mel; Transferir a mistura para um recipiente de vidro esterilizado e tampar. Deixar descansar ao longo de 24 horas; Passado esse tempo, separar o suco que foi formado a partir da mistura, transferir para outro recipiente de vidro esterilizado e tampar.

3. Receita de xarope de beterraba com gengibre

Ingredientes:

  • 1
    beterraba média;
  • 1
    limão grande com casca, cortado em cruz;
  • 3
    dentes grandes de alho roxo;
  • 1
    cenoura grande com casca;
  • 1
    cebola grande em pedaços – preferencialmente deve ser da variedade roxa;
  • 3
    folhas de louro;
  • 5
    cravos-da-índia;
  • 1
    pedaço de canela em pau;
  • 1
    pedaço de gengibre com casca, mais ou menos do tamanho do dedo polegar;
  • 1 ½
    litros de água;
  • 500
    gramas de açúcar.

Modo de preparo:

Com exceção do açúcar e da água, cortar todos os ingredientes e colocá-los em uma panela de pressão. Adicionar a água e levar ao fogo. Deixar no fogo até 20 minutos depois da panela pegar pressão; Então, desligar o fogo e esperar sair a pressão. Cuidadosamente, abrir a panela e retirar o limão e o louro.

Sem descartar a água, que deverá ser incorporada ao xarope posteriormente, separar os ingredientes da água, transferi-los para o liquidificador e bater até formar um líquido parecido com uma sopa batida.

Na sequência, encher outra panela grande com o açúcar e levar ao fogo para fazer uma espécie de calda, mexendo sempre para não grudar. Despejar a água da panela de pressão no açúcar e misturar;

Após, acrescentar o líquido obtido no liquidificador e deixar a mistura cozinhar em fogo baixo ao longo de 30 minutos. Passado esse tempo, desligar o fogo, esperar esfriar e armazenar o xarope em um recipiente esterilizado de vidro e tampar. O xarope não pode ser ingerido ainda quente e deve ser guardado na geladeira, onde dura 30 dias. Ele deverá ser retirado da geladeira 30 minutos antes de ser consumido e ser devolvido ao eletrodoméstico logo depois de ser utilizado.

Como tomar o xarope de beterraba?

A indicação para os casos de tosse é ingerir duas colheres de sopa do xarope de beterraba três vezes ao dia. Entretanto, para as crianças essa dosagem deve ser reduzida pela metade.

No caso do xarope de beterraba com gengibre ensinado acima, a orientação é que os adultos tomem uma colher de sopa do remédio caseiro três vezes ao dia e que as crianças tomem uma colher de chá do xarope três vezes ao dia.

Entretanto, por questões de segurança, utilize apenas a dosagem do xarope de beterraba que for aprovada pelo médico e consulte o profissional e respeito de quanto tempo máximo pode durar o tratamento.

Contraindicações do xarope de beterraba

Este remédio caseiro não deve ser consumido pelas pessoas que sofrem com a diabetes porque é bastante doce e pode provocar a elevação dos níveis de açúcar no sangue.

Já a versão com mel do xarope de beterraba não é indicada para as mulheres gestantes, uma vez que pode fazer mal comer mel na gravidez, e para as crianças com menos de um ano de idade.

Fontes e Referências
Adicionais:

Você já conhecia o xarope de beterraba? Pretende experimentar para alguma das indicações listadas? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Xarope de Beterraba – O Que é, Para Que Serve, Como Tomar e Como Fazer Aparece primeiro em Mundo Boa Forma