Xarope de Agrião – O Que é, Para Que Serve, Como Tomar e Como Fazer

Agrião

Veja o que é o xarope de agrião, para que serve no seu organismo, como tomar esse xarope e como fazer o seu próprio em casa.

Você provavelmente conhece o agrião como aquela folhinha verde e nutritiva que aparece em receitas de salada de agrião, mas abaixo vamos aprender mais sobre outra preparação à base da verdura: o xarope de agrião.

Para você que já experimentou receitas de sopa de agrião ou já incluiu o suco de agrião na sua rotina alimentar, vai valer a pena saber se a verdura também funciona bem como um remédio caseiro.

Para quem não é muito fã do alimento, também vai valer a pena saber se é hora de finalmente dar uma chance a ele e aproveitar todos os benefícios do agrião para a saúde e boa forma.

O que é e para que serve o xarope de agrião?

Trata-se de um medicamento popular, preparado a partir da mistura da água que o agrião solta quando é submetido ao calor, como ocorre quando a verdura é adicionado à fervura ou vai ao forno, com açúcar e/ou mel.

A lista de usos populares do xarope de agrião inclui:

– Tosse e gripe

De acordo com informações da nutricionista Melissa Groves, o agrião serve como fonte de nutrientes como cálcio, manganês, vitamina A, vitamina C e vitamina K.

“O agrião também contém pequenas
quantidades de vitamina E, tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2),
vitamina B6, folato (vitamina B9), ácido
pantotênico (vitamina B5)
, magnésio, fósforo, potássio e cobre”,
acrescentou a nutricionista.

Mas o que o perfil nutricional do alimento tem a ver com o uso do xarope de agrião para a tosse e a gripe? É que a justificativa apresentada por quem utiliza o remédio caseiro para essas finalidades é que são justamente os nutrientes importantes para o fortalecimento do sistema imunológico, encontrados na composição do agrião, que fazem com que o alimento possa ser usado no combate a esses problemas.

Por outro lado, o site WebMD apontou que as evidências a respeito do uso e da efetividade da verdura para a tosse e a gripe são classificadas como insuficientes.

Independente de você escolher testar o
xarope de agrião para o caso de uma gripe aparecer, tenha em mente que a tosse
pode ser sintoma de uma série de doenças, inclusive de algumas mais graves. O
mesmo vale para os outros sintomas da gripe, como febre, dor no corpo, dor de
cabeça, fadiga, fraqueza e dor de garganta, por exemplo.

Portanto, caso esses sintomas persistam
depois de vários dias, piorem e/ou surjam novos sintomas, você deverá procurar
o auxílio médico para verificar se não tem um problema de saúde mais sério e
receber o tratamento apropriado.

– Bronquite

Outro uso popular do xarope de agrião refere-se à bronquite. No entanto, o site WebMD avisou que as evidências a respeito do uso e da efetividade do agrião como remédio para a bronquite aguda também são classificadas como insuficientes.

Antes de tomar a decisão de usar o remédio caseiro para lidar com a condição, é preciso lembrar que a doença é uma inflamação aguda ou crônica no revestimento ou mucosa dos tubos bronquiais, que pode resultar em pneumonia em algumas pessoas e que ataques repetidos de bronquite podem significar que a pessoa tem a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). As informações são da Mayo Clinic.

Em outras palavras: a bronquite é uma doença séria, portanto, o xarope de agrião não vai curá-la. Para quem foi diagnosticado com a condição e deseja experimentar o xarope de agrião para auxiliar o alívio de sintomas, o conselho que fica é o de continuar a seguir todas as instruções que foram passadas pelo médico para o tratamento da bronquite e consultar o profissional a respeito da ideia de usar o xarope.

Entretanto, um paciente
com bronquite jamais deve substituir o tratamento prescrito pelo médico somente
pelo uso do xarope de agrião porque isso poderá ser muito perigoso para a sua
saúde.

Como fazer xarope de agrião

1. Xarope de agrião com açúcar e mel

Ingredientes:

  • 1 punhado de folhas e talos de agrião fresco bem lavados;
  • 1 xícara de chá de água;
  • 1 xícara de chá de açúcar;
  • 1 colher de sopa de mel.

Modo de preparo:

Despejar a água em uma panela e levar para ferver. Assim que levantar fervura, desligar o fogo e adicionar o agrião. Tampar e deixar descansar ao longo de 15 minutos.

Coar e misturar o líquido coado com o açúcar. Passar a mistura para uma panela e levar para cozinhar em fogo baixo até produzir uma calda espessa. Mexer sempre para que não grude; O próximo passo é tampar a panela e deixar o xarope descansar por duas horas.

Passado esse tempo, adicionar o mel, misturar e armazenar o xarope em um recipiente de vidro esterilizado e bem tampado.

Como tomar: a recomendação é ingerir uma colher de sopa três vezes ao dia. Porém, por questões de segurança e eficácia, o ideal é que você consulte o seu médico para saber em qual dosagem você pode tomar o remédio caseiro e por quanto tempo máximo ele pode ser utilizado por você.

2. Xarope de agrião com cebola roxa

  • 1 maço de agrião fresco bem lavado;
  • 3 cebolas roxas bem lavadas;
  • 1 kg de açúcar mascavo.

Modo de preparo:

Cortar o agrião e as cebolas em pedacinhos pequenos; Despejá-los em uma assadeira juntamente com o açúcar e levar ao forno ao longo de uma hora, prestando atenção e tomando cuidado para não deixar queimar.

Passado esse tempo, desligar o fogo, coar a misturar e armazenar o xarope obtido em um recipiente de vidro escuro e esterilizado. Tampar bem.

Como tomar: a orientação é ingerir uma colher de sopa até quatro vezes ao dia. Porém, por questões de segurança e eficácia, o ideal é que você consulte o seu médico para saber em qual dosagem você pode tomar o remédio caseiro e por quanto tempo máximo ele pode ser utilizado por você.

Contraindicações e cuidados com o xarope de agrião

O xarope de agrião com
mel não deve ser administrado às crianças com menos de um ano de idade, uma vez
que elas não pode consumir o mel. Já as crianças mais velhas precisam do aval
do médico para usar o remédio caseiro.

Como existe a preocupação de que pode fazer mal comer mel na gravidez e há a possibilidade de que quantidades medicinais de agrião iniciem a menstruação e provoquem um aborto, as gestantes também precisam consultar o médico a respeito do uso do xarope de agrião

O agrião não deve ser utilizado pelas pessoas que sofrem com doença renal, úlceras estomacais ou úlceras intestinais. Devido à presença concentrada de mel e/ou açúcar na composição do xarope de agrião caseiro, o remédio também não é indicado para os diabéticos, que devem consultar o médico antes de usar o xarope.

Para quem faz uso de algum medicamento,
suplemento ou planta, vale a pena conversar com o médico antes de começar a
tomar o xarope de agrião para verificar se um de seus ingredientes não pode
fazer mal ao ser ingerido ao mesmo tempo que o medicamento, suplemento ou
planta em questão.

Quem passar mal depois de tomar o xarope de agrião deverá procurar a ajuda médica rapidamente, mesmo que não imagine se tratar de um problema tão grave assim. Isso é importante para verificar a real seriedade do sintoma em questão, receber o tratamento apropriado e saber se pode continuar a usar o remédio caseiro ou não.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia o xarope de agrião? Pretende experimentar e aproveitar algum de seus usos? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Xarope de Agrião – O Que é, Para Que Serve, Como Tomar e Como Fazer Aparece primeiro em Mundo Boa Forma