Você conhece o movimento “PARTODELAS”?

Cada vez mais estamos vendo a preocupação e a mudança de visão de mundo que a humanidade vem desenvolvendo. Com isso, um assunto que ainda é tabu, mas tanto tem se tornado relevante, é a ressignificação do nascimento e os benefícios que pode trazer.

Afinal, o parto é algo natural e faz parte do ciclo da vida em todas as espécies. Quando falamos do âmbito da mulher, entra em consideração a busca por procedimentos médicos que tornem o parto algo cada vez mais humano.

Pensando nisso, os profissionais Ângela Mattos (jornalista, enfermeira e doula), Bráulio Zorzella (ginecologista e obstetra), Hugo Walter (analista legislativo), Valéria Costa Peres (mestre em enfermagem e obstetra) e Ricardo de Oliveira Carneiro (vereador em Goiás), criaram um projeto intitulado “PARTODELAS”, que objetiva levar informação e conhecimento sobre os benefícios dos partos humanizados, trabalhando a humanização do parto e nascimento, e o cuidado na primeira infância.

“O PARTODELAS é um projeto que sonha com um atendimento respeitoso, acolhedor, ancorado em evidências científicas, que mostram que o parto é um evento fisiológico. A mulher deve ser a protagonista e ter participação plena em toda e qualquer escolha que envolva e seu próprio corpo”. – Ângela Mattos.

 “A melhor assistência ao parto precisa estar ao alcance de todas as mulheres para que possam viver de forma segura e plena toda a grandiosidade que o parto normal representa.” – Valéria Peres.

“Para mudarmos a assistência ao parto no Brasil, primeiro precisamos entender de quem é o parto” – Dr. Bráulio Zorzella.

“O PARTODELAS é um direito fundamental a ser respeitado”. – Hugo Walter (analista legislativo)

Com esse movimento, nasce o maior programa de políticas públicas sobre a humanização do parto, nascimento e cuidados na primeira infância. Esse programa vai orientar todas as grávidas dos municípios, com encontros semanais, pré-natal, acompanhamento psicológico, nutrição, oficinas de artes, planejamento familiar, etc. Nosso programa começa na base da sociedade, finaliza Ricardo Oliveira.

Além disso, existem algumas ferramentas no mercado que já pensam na gestante e entregam uma gestão de saúde de forma personalizada. Uma delas é através da gestão integrada de saúde da Victory Saúde, consultoria de benefícios que, a partir do mapeamento do perfil da empresa, oferece planos de ação específicos para cada público. Dentro desses planos, existem alguns voltados especificamente para as gestantes, o que leva o cuidado especial e direcionado às mesmas.

Temos visto o espaço que as mulheres têm alcançado na sociedade e isso é mais uma das grandes vitórias. Onde o corpo da mulher é respeitado, cuidado e protegido e o bebê vem ao mundo de forma natural e mais humana com todo apoio necessário.

O post Você conhece o movimento “PARTODELAS”? apareceu primeiro em Blog da Saúde.

O conteúdo Você conhece o movimento “PARTODELAS”? Apareceu primeiro em Blog da Saúde