Vitex Castus Agnus – Benefícios e como tomar

Conheça as propriedades do Vitex Castus Agnus, além saber para que serve e quais são os benefícios comprovados cientificamente que essa planta oferece.

O Vitex Castus Agnus é uma planta comumente utilizada em forma de suplemento para tratar uma série de sintomas, desde distúrbios da tensão pré-menstrual, até problemas de acne, passando pelos sintomas da menopausa. No entanto, os benefícios são ainda mais extensos.

O que é Vitex Castus Agnus?

Vitex

Chasteberry, também conhecido como Vitex agnus castus, pimenta de monge ou até mesmo fruto dos monges, é o fruto produzido por uma planta nativa do oeste da Ásia e do sudoeste da Europa.

Vitex é um nome dado ao maior gênero da família das plantas Verbenaceae, que inclui 250 espécies em todo o mundo. Dentre eles, o Vitex Castus Agnus é o mais utilizado para fins medicinais em diversas partes do mundo.

A fruta Vitex agnus castus é do tamanho de um grão de pimenta, e assim como outras partes da planta, é normalmente usada como remédio natural para tratar uma variedade de doenças.

Seu uso para fins de tratamento abrange, sobretudo, problemas relacionados à fertilidade, o sistema reprodutor feminino e os sintomas de menopausa. No entanto, na cultura turca, também usa-se a planta para auxiliar a digestão e para combater os efeitos da ansiedade.

Quais são as propriedades da planta?

Dentre os compostos presentes no vitex castus agnus, os mais importantes são:

  • Flavonoides, que têm propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antivirais.
  • Óleos Essenciais como limoneno, cineol, pineno e sabineno. A fusão de óleos essenciais é adotada na aromaterapia, proporcionando efeitos potenciais na diminuição da pressão arterial e frequência cardíaca.
  • Anti-inflamatórios: Glicosídeo iridoide é um composto anti-inflamatório presente na planta com eficácia semelhante no tratamento de inflamações aos anti-inflamatórios não esteroides, mas com menos efeitos colaterais.

Como o Vitex Castus Agnus age no organismo?

O chasteberry aumenta a atividade da dopamina no cérebro. Isso resulta em uma redução da liberação de prolactina no organismo.

Quando muita prolactina está circulando no corpo, certos distúrbios no ciclo menstrual podem ser desencadeados, bem como uma deficiência nos níveis de estrogênio nas mulheres, e de testosterona nos homens.

No entanto, essas alterações hormonais dependerão da dose administrada.

De acordo com a American Academy of General Practice, baixas doses de vitex castus agnus (cerca de 200mg) podem aumentar os níveis de prolactina e progesterona no organismo, enquanto o consumo de altas doses (cerca de 500mg) promove a diminuição nos níveis de prolactina.

Além disso, o consumo do vitex também está associado ao alívio de dores.

Benefícios do Vitex Castus Agnus

A pimenta de monge atua oferecendo uma série de benéficos ao organismo e desencadeando algumas atividades propícias sobretudo ao bem estar feminino. Conheça alguns:

1. Atenua sintomas pré-menstruais

Dentre os principais benefícios oferecidos por essa planta, o mais conhecido é relacionado ao alívio de sintomas pré-menstruais.

Irritabilidade, enxaquecas, dor e sensibilidade nas mamas e prisão de ventre em decorrência de menstruação são alguns sintomas que podem ser aliviados com o uso do suplemento à base de vitex castus agnus.

Como uma das principais funções da planta é diminuir os níveis do hormônio prolactina, os outros hormônios tendem a ser reequilibrados, incluindo o estrogênio e o progesterona, fazendo com que os sintomas da TPM sejam reduzidos.

2. Pode aumentar a fertilidade

Outra característica há muito tempo estudada no vitex castus agnus é a melhora na fertilidade feminina, devido, sobretudo, ao seu efeito nos níveis de prolactina.

Isso pode ser especialmente importante em mulheres com defeito na fase lútea ou na segunda metade do ciclo menstrual. Esse distúrbio está associado a níveis anormalmente elevados de prolactina e dificulta a gravidez das mulheres.

3. Reduz os sintomas da menopausa

Os efeitos positivos da planta em relação ao equilíbrio hormonal também podem ser benéficos no alívio de sintomas da menopausa, tais como oscilações de humor, qualidade de sono, suor noturno e ondas de calor, por exemplo.

4. Pode ter ação repelente contra insetos

Por fim, outro possível efeito associado ao vitex é seu efeito repelente contra uma boa gama de insetos.

Algumas evidências ajudam a endossar essa hipótese. Um estudo feito pelo Deutsche Gesellschaft für Parasitologie, na Alemanha, verificou que um extrato feito a partir de sementes de vitex ajudou a repelir mosquitos, moscas, carrapatos e pulgas por cerca de seis horas.

Além disso, um outro estudo compreendeu que um spray contendo vitex em sua composição auxiliou positivamente no combate ao piolho, matando as lêndeas e impedindo a reprodução dos piolhos adultos.

No entanto, ainda há evidências insuficientes para afirmar veementemente os impactos repelentes dessa planta e mais estudos são necessários.

Efeitos colaterais e como tomar

Embora o vitex castus agnus ofereça uma série de benefícios e seu consumo seja considerado seguro, é necessário estar atento aos efeitos colaterais que o consumo irrestrito pode ocasionar.

Pesquisadores relatam que 30 a 40mg de extratos de vitex em forma de frutas secas, 3 a 6 gramas em forma de ervas secas ou 1 grama em forma de frutas secas por dia são seguros para o consumo humano.

No entanto, os efeitos colaterais, ainda que raros, podem incluir náusea, dor de estômago, erupções cutâneas, dores de cabeça e fluxo menstrual intenso.

Fora isso, não há evidências científicas que corroborem ou que neguem que o vitex castus agnus engorda.

Ademais, gestantes e lactantes devem evitar o vitex, pois seus efeitos sobre os fetos não são conclusivos ainda.

Para garantir a segurança do consumo do vitex, converse com seu médico para que haja a prescrição adequada, considerando as especificidades do seu organismo.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar do Vitex Castus Agnus e seus possíveis benefícios para a saúde? Tem vontade de experimentar? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Vitex Castus Agnus – Benefícios e como tomar Aparece primeiro em Mundo Boa Forma