Vitaminas do Tomate Poderosas para Sua Saúde

Tomate

Confira quais são todas as vitaminas do tomate poderosas para sua saúde, entre outras propriedades desse alimento que carrega tantos benefícios.

Em fevereiro de 2018, o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – divulgou uma pesquisa realizada pelo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola que revelava que, naquele ano, a produção brasileira de tomate totalizaria 4,5 milhões, sendo que o país ocupa o nono lugar como produtor de tomate em todo o mundo.

Considerado uma das hortaliças mais
populares em todo o planeta, o tomate é uma fruta do tomateiro que leva o nome
científico de Solanum lycopersicum e
é nativo da América do Sul.

Embora trata-se de um fruto, por ser portador de sementes e se desenvolver a partir do ovário de uma planta com flores, ele é geralmente classificado como um vegetal e é a principal fonte alimentar de licopeno antioxidante, que oferece muitos benefícios para a saúde, como por exemplo a redução de doenças cardíacas e câncer, além de ser uma grande fonte de vitamina C, vitamina K, folato e potássio.

Há muitas subespécies de tomate que vêm em diferentes formas e sabores, e embora os mais populares e consumidos sejam os de coloração vermelha quando estão maduros, eles também podem ter outras cores, como por exemplo o verde, amarelo, roxo e laranja.

Além disso, ele também possui um baixo teor de carboidratos e açúcar, cerca de 18 calorias, 5 gramas de carboidrato total, 3 gramas de açúcar e 1,5 de fibra.

Para saber mais sobre as propriedades e vitaminas do tomate, veja agora todos os seus valores nutricionais.

Valores nutricionais

Esses valores nutricionais são para
100 gramas de um tomate vermelho, maduro e cru.

  • Calorias: 18 gramas
  • Carboidratos: 3.9 gramas
  • Fibra: 1.2 gramas
  • Água: 95%
  • Açúcar: 2.6 gramas
  • Proteína: 0,9 gramas
  • Ômega 3: 0 gramas
  • Ômega 6: 0.08 gramas
  • Sódio: 0,5 miligrama
  • Gordura total: 0.2 gramas
  • Gordura Monossaturada: 0.03 gramas
  • Gordura Saturada: 0.003 gramas
  • Gordura Poliinsaturada: 0.08 gramas
  • Ferro: 0,49 miligramas
  • Cálcio: 7,32 miligrama

Porém, além desses valores nutricionais, ele também é uma rica fonte de vitaminas. Para se ter ideia, apenas um tomate pode fornecer cerca de 40% do mínimo diário recomendado de vitamina C, além de fornecer vitamina A, que é boa para imunidade, saúde da pele e visão, e vitamina K, que é boa para os ossos.

Saiba
mais sobre as vitaminas do tomate e os seus benefícios para a saúde.

Vitaminas do tomate

1. Vitamina A

Esta é uma vitamina lipossolúvel que é vital para o desenvolvimento celular e a visão das pessoas. O tomate contém carotenoides, que são um grupo de compostos que o corpo pode converter em retinoides.

Um
tomate médio contém aproximadamente 1025 UI ou unidades internacionais, de
vitamina A, que é pelo menos um terço da recomendação diária para adultos.

2. Vitamina C

O ácido ascórbico, que é popularmente conhecido como vitamina C, é uma vitamina solúvel em água que desempenha um papel essencial no metabolismo mineral e nas funções celulares. Essa vitamina do tomate age como um antioxidante e previne as células dos danos oxidativos, além de ser importante para a imunidade e a função pulmonar.

Uma
xícara de tomate cereja por exemplo, fornece 20 mg de vitamina C, que fica em
torno de 27% a 33% da necessidade diária de mulheres e homens adultos, além de
serem pobres em calorias.

3. Vitamina B9 – Folato

O folata ou vitamina B9, é importante para o crescimento normal do tecido e função celular que é particularmente importante para as mulheres grávidas.

4. Vitamina K

Também conhecida como filoquinona, a vitamina K é muito importante para a saúde dos ossos e a coagulação do sangue. Ela está presente nos tomates, principalmente nos tomates secos que contém 29% da quantidade diária recomendada. 1 xícara de tomates secos contém 23,22 microgramas de vitamina K e 139 calorias.

5. Potássio

O potássio é um mineral e eletrólito essencial para o corpo funcionar normalmente e é benéfico para o controle da pressão arterial e prevenção de doenças cardiovasculares. Um tomate de tamanho médio fornece 292 mg de potássio enquanto que um pequeno 216 miligramas.

Outros compostos do tomate

Além de todas essas vitaminas do tomate, há outros compostos vegetais presentes nesta fruta que fazem muito bem para a saúde. São eles:

  • Betacaroteno: Este antioxidante amarelo se converte em vitamina A no organismo, que como você pode ver anteriormente é uma vitamina muito importante para o organismo.
  • Ácido clorogênico: Trata-se de um poderoso composto antioxidante, que pode reduzir a pressão arterial em pessoas que sofrem com pressão alta.
  • Naringenina: A narungenina é encontra na pele dos tomates e de acordo com vários estudos, ela tem a propriedade de diminuir a inflamação e proteger os camundongos de acordo com vários estudos.
  • Licopeno: Entre todos os compostos vegetais encontrados no tomate, o licopeno é um dos mais notáveis e está presente na casca do tomate e em maior abundância no tomate maduro. Quanto mais vermelho estiver o tomate, mais licopeno ele irá conter. Saiba mais sobre o que é e os benefícios do licopeno.

Como você pode ver, as vitaminas do tomate, bem como seus minerais, são muito poderosas para a saúde, por isso não deixe de consumi-lo. Só não se esqueça de lavá-lo bem e checar se você possui alergia para que não tenha problemas ao consumir esse alimento tão benéfico para a saúde.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia as poderosas vitaminas do tomate? Pretende consumir mais desse alimento tão benéfico em sua dieta? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Vitaminas do Tomate Poderosas para Sua Saúde Aparece primeiro em Mundo Boa Forma