Quais são as vitaminas do complexo B?

Quais são as vitaminas do complexo B?

O complexo B é composto por 9 vitaminas. Saiba mais sobre cada uma delas.

Uma das principais recomendações médicas para viver bem, saudável e prevenir doenças é manter uma alimentação balanceada, rica em diversos tipos de nutrientes. Entre eles, as vitaminas do complexo B merecem destaque.

O complexo B é um conjunto de 9 vitaminas muito importantes para o corpo, como a vitamina B7, também conhecida como vitamina H ou biotina, que, entre outras funções, é uma ótima vitamina para a pele.

Todas as vitaminas que fazem parte do complexo B são:

  • B1 (tiamina);
  • B2 (riboflavina);
  • B3 (niacina);
  • B5 (ácido pantotênico);
  • B6 (piridoxina);
  • B6 (biotina);
  • B8 (colina);
  • B9 (ácido fólico);
  • B12 (cobalamina).

 

Quer saber mais sobre elas? Então, acompanhe a leitura!

Vitamina B1 

A vitamina B1, também chamada de tiamina, ajuda no desenvolvimento, no crescimento e na manutenção das funções das células, além de ser responsável por equilibrar a produção de energia no organismo.

As principais fontes da tiamina são: gérmen de trigo, sementes de girassol, feijão, levedura de cerveja e as carnes. 

Vitamina B2

A vitamina B2, também conhecida como riboflavina, auxilia na transformação de proteínas, gorduras e carboidratos em energia. Além disso, participa da formação das hemácias, promovendo a movimentação de oxigênio no corpo.

Ela pode ser encontrada especialmente em alimentos fortificados (método utilizado para reforçar o valor nutritivo dos alimentos), carnes e também pode ser achada em quantidades satisfatórias no leite e seus derivados, bolos, cereais e amêndoas.

Vitamina B3

A vitamina B3, conhecida como niacina, ajuda na produção de hormônios, colesterol e gorduras. Além disso, também contribui para a proteção do DNA e para a transformação dos nutrientes dos alimentos em energia.

As principais fontes de niacina são: carnes vermelhas, peixes, frangos, leguminosas, como o grão de bico e o feijão, oleaginosas (castanha do pará e amendoim) e vegetais (tomate, batata e brócolis). 

Vitamina B5

A vitamina B5, também chamada de ácido pantotênico, atua principalmente na produção de gorduras e de hormônios, além de transformar os carboidratos dos alimentos em energia.

O ácido pantotênico pode ser encontrado em quase todos os tipos de alimentos, porém, o frango, os cereais fortificados, as sementes de girassol, a carne bovina e as vísceras, como o coração e o fígado animal, são as melhores fontes.

Vitamina B6

A vitamina B6, também chamada de piridoxina, auxilia na manutenção do funcionamento adequado do sistema nervoso. Além disso, também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e no fortalecimento do sistema imune.

As principais fontes de vitamina B6 são as vísceras, como moela e fígado de frango, a levedura de cerveja, os cereais e a soja.

Vitamina B7

A vitamina B7, também chamada de biotina ou vitamina H, é muito importante para o metabolismo de proteínas, gorduras e carboidratos dos alimentos, além de cuidar da saúde dos cabelos, da pele e de ajudar na absorção de outros tipos de vitamina no intestino.

Ela pode ser encontrada em maior quantidade em vísceras, como o fígado, mas também está presente, em menor quantidade, em ovos cozidos, salmão, nozes e abacate. 

Vitamina B8

Também conhecida como colina, a vitamina B8 é essencial para a produção de acetilcolina — neurotransmissor que auxilia na regulação da memória, do aprendizado, da contração muscular e do humor.

Além disso, a vitamina B8  também é muito importante para a formação do cérebro. Suas principais fontes são laticínios, ovos, nozes, cereais integrais, peixe, carne e sementes como chia e linhaça.

Vitamina B9

A vitamina B9, também conhecida como ácido fólico, participa da formação da hemoglobina (proteína presente nos glóbulos vermelhos do sangue) e da produção de células novas.

Ela também é importante para o desenvolvimento e crescimento do bebê, podendo ser encontrada em grandes quantidades em vegetais folhosos verde escuros, vísceras (como moela e fígado), amendoim, cereais integrais e ovos.

Vitamina B12

Por fim, a vitamina B12 ou cobalamina, é necessária para a formação correta das células sanguíneas e para o metabolismo dos carboidratos e proteínas dos alimentos, auxiliando na manutenção da disposição mental e física.

Além disso, ela também é essencial para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso central.

As principais fontes de vitamina B12 são os alimentos de origem animal, como ovos, queijos, carnes, leite e frutos do mar.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais e continue navegando pelo site do Magazine Notícias para mais informações como esta.

Magazine Notícias

Autor do blog Magazine notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.