Utilizar a air fryer é mais saudável? Conheça os benefícios desse eletrodoméstico

Saiba tudo sobre a air fryer, desde como usá-la até o tempo de vida útil.

Nos últimos anos, a descoberta de novas tecnologias tem propiciado a criação de eletrodomésticos e eletroportáteis que facilitam o dia a dia. Entre esses aparelhos inovadores, podemos destacar a fritadeira elétrica ou air fryer, como popularmente é conhecida, que dispensa ou faz uso de uma pequena quantidade de óleo.

Versátil e prático, esse eletroportátil proporciona diversos benefícios para a saúde e torna o preparo dos alimentos mais simples, compensando o valor investido. Quer saber mais? Neste artigo, listamos benefícios, mitos e verdades sobre a air fryer. Acompanhe a leitura!

Como funciona a air fryer?

A fritadeira elétrica funciona por meio de cocção, que é uma técnica que usa ar quente para criar um aspecto de fritura nos alimentos.

Isso acontece através de uma hélice interna que circula o ar quente em alta velocidade e de maneira uniforme, fazendo com que o alimento fique sequinho, crocante por fora e saboroso, eliminando a necessidade de uso do óleo.

Como ela contribui para a saúde?

Além da praticidade que oferece no preparo de vegetais e carnes, a ausência de óleo na air fryer leva à diminuição do consumo de gorduras saturadas e à redução do valor calórico dos alimentos — fatores que podem ajudar bastante na manutenção de dietas saudáveis e no controle de peso.

E esses são alguns dos maiores benefícios que esse aparelho proporciona, afinal, a saúde deve sempre estar em primeiro lugar.

E, ainda por dispensar o uso do óleo, o alimento também mantém uma quantidade maior de nutrientes naturais, o que torna a alimentação mais saudável, gerando uma melhor qualidade de vida.

Mitos e verdades sobre a air fryer

Agora que você já sabe como a fritadeira elétrica funciona e como ela contribui para a saúde, confira abaixo mitos e verdades sobre o aparelho.

É fácil de usar?

Verdade. Para preparar um alimento na air fryer, basta colocá-lo dentro do recipiente ou da cesta, ligar o aparelho e aguardar até que fique pronto.

É autolimpante?

Mito. A air fryer não possui a função autolimpante. Por isso, deve ser limpa ou lavada de forma tradicional.

É fácil de limpar?

Verdade. Para limpar, basta retirar a cestinha onde o alimento é colocado e lavá-la ou limpá-la normalmente.

Todos os alimentos preparados na air fryer são saudáveis?

Mito. É preciso ter em mente que a fritadeira elétrica frita o alimento sem a necessidade do uso de óleo, tornando a refeição mais saudável.

Entretanto, se você preparar um alimento pré-frito no aparelho, como acontece com os congelados, eles continuarão não sendo uma opção saudável.

A air fryer é recomendada para quem deseja emagrecer?

Verdade. Utilizar a air fryer na preparação de algumas receitas pode ajudar as pessoas que querem emagrecer.

Os alimentos ficam idênticos às frituras comuns?

Verdade. Além de saborosos, os alimentos preparados na air fryer também ficam crocantes, ou seja, bem semelhantes aos que são feitos no processo de fritura comum. O grande diferencial é que eles ficam mais sequinhos e, consequentemente, mais saudáveis.

Veja também:

10 mitos e verdades sobre alimentação saudável

Quais são os alimentos que possuem maior ação antioxidante?

Qual o tempo de vida útil de uma air fryer?

O tempo de vida útil da fritadeira elétrica depende não só do modelo e da marca do aparelho, mas também da forma que você utilizá-la. E, mantendo alguns cuidados básicos, o aparelho pode durar muitos anos. Veja algumas dicas para isso:

  • limpe o aparelho toda vez que utilizá-lo;
  • manuseie os alimentos com utensílio de silicone ou plástico para não riscar ou até mesmo tirar pedacinhos do revestimento antiaderente;
  • observe o posicionamento do aparelho para a correta saída do ar quente;
  • sempre que terminar de preparar o alimento, retire a air fryer da tomada;
  • nunca guarde o eletroportátil ainda quente;
  • jamais mergulhe o corpo da fritadeira na água;
  • guarde a air fryer longe da umidade.

Magazine Notícias

Autor do blog Magazine notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *