Troque refrigerante e suco por essas bebidas saudáveis!

Água saborizada

Para alguns, é praticamente impossível fazer uma refeição sem tomar algo enquanto come. Mas quais são as bebidas saudáveis para uma refeição?

Dependendo da escolhida, ela pode trazer uma série de prejuízos quanto à saúde e ao peso. Estamos falando do hábito de ingerir refrigerantes e até mesmo sucos, que devem ser substituídos por bebidas saudáveis.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar a respeito dos malefícios do refrigerante e que os sucos artificiais não são bons para a saúde devido ao seu alto teor de açúcar. Mas até mesmo os sucos naturais de fruta podem não ser a melhor escolha.

Quando a bebida é preparada na centrífuga ou liquidificador, com uma porção bastante grande da fruta e é posteriormente coada, o resultado é uma preparação com uma grande quantidade de carboidratos de alto índice glicêmico e bem pouca fibra.

Isso gera o chamado “pico de insulina”, que está associado ao armazenamento de gorduras, e a perda de todas as fibras das frutas – por isso é recomendado comer a fruta integral no lugar do suco.

água de laranja com hortelã

Quais são as bebidas saudáveis, então?

Mas quais bebidas podemos usar no lugar dos refrigerantes e sucos para não sabotar a dieta e saúde? São justamente elas que vamos conhecer na lista a seguir:

Águas saborizadas

Sabemos que a água é um líquido essencial para uma série de reações no organismo, inclusive para a queima de gorduras. Entretanto, também sabemos que alguns acham o líquido sem graça por não ter nenhum sabor.

Portanto, a solução é tomar uma receita de água saborizada, que nada mais é que a água incrementada com pedaços de frutas, legumes, sementes, ervas e especiarias que trazem um sabor gostoso ao líquido sem precisar de açúcar.

Mas não é só isso: ao adicionar ingredientes saudáveis à água, é possível acrescentar nutrientes e compostos bioativos ao líquido. Por exemplo, uma receita bastante conhecida é água de hortelã com limão ou água de laranja com canela e hibisco. Elas são ótimas para o sistema imunológico.

Aprenda como fazer receitas de água com sabor que são ótimas bebidas saudáveis para incrementar sua dieta.

Suco verde

Para quem gosta de tomar suco enquanto faz uma refeição, um suco verde equilibrado, preparado à base de legumes e verduras e não coado para manter as suas fibras, é uma alternativa aos sucos de frutas.

Conheça 10 ideias de suco verde desintoxicante que você pode testar e 5 receitas de suco detox verde para emagrecer.

Água gaseificada com rodelas de limão

água de hortelã com limão

As rodelas de limão trazem um sabor a mais, ao passo que as borbulhas da água com gás dão uma impressão similar ao refrigerante, sem que seja necessário adicionar açúcar ou adoçante.

Além das rodelas de limão, dá para saborizar a água gaseificada com rodelas de tangerina, laranja ou lima e até mesmo com pedacinhos das frutas low carb da sua preferência.

É a mesma coisa que refrigerante? Não, mas pode funcionar como uma ótima alternativa para os mais apegados à bebida. Tem dificuldade para largar o vício em refrigerantes? Conheça algumas dicas para abandonar os refrigerantes de uma vez por todas.

Água de coco

A água de coco é rica em sais minerais como potássio e ajuda a desinchar. Entretanto, o ideal é consumir a água de coco natural, aquela que é extraída diretamente do coco.

Se isso não for possível, a alternativa deve ser uma água de coco de caixinha ou garrafinha, que seja livre de açúcar.

Mas como saber se a água de coco que eu estou querendo comprar é zero açúcar? Basta procurar a lista de ingredientes que deve aparecer no rótulo do produto. Se o açúcar estiver por ali, deixe a bebida de lado.

No entanto, o açúcar pode ser citado sob outros nomes na lista de ingredientes, como xarope de glicose, xarope de frutose, xarope de milho, mel, palavras com a terminação “ose” e outros tipos de açúcar como açúcar invertido, açúcar mascavo e demerara.

Se encontrar outro nome desconhecido na lista de ingredientes, vale a pena pesquisar para checar se não se trata de algum tipo de açúcar.

Apenas tome cuidado para não exagerar na quantidade da bebida, o que pode resultar no consumo de calorias demais, e entenda como a água de coco emagrece ou engorda.

Aproveite para conferir o vídeo da nossa nutricionista mostrando o que acontece ao substituir o refrigerante e o suco por essas bebidas saudáveis:

Gostou das dicas?

Pretende incluir essas bebidas saudáveis diferentes na sua dieta? O que tem costume de tomar ao lado das refeições principais? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Troque refrigerante e suco por essas bebidas saudáveis! Aparece primeiro em Mundo Boa Forma