Tremoços: A Proteína de Alto Valor Biológico que Você Provavelmente Não Conhecia

Tremoços

Pensa que já conhece todas as fontes de proteínas de alto valor biológico de origem animal ou todas as boas fontes vegetais de proteínas que tinha para conhecer? Abaixo, vamos apresentar um alimento que se encaixa nas duas categorias e que talvez você ainda não conhecia – os tremoços.

Encontrados na forma de sementes, eles são classificados como leguminosas, têm uma coloração marrom-clara e são donos de uma aparência parecida com a do grão-de-bico. Sua textura é dura, mas é difícil encontrá-los na sua forma natural e mais seca; normalmente eles são disponibilizados na forma de conserva.

Além das proteínas, os tremoços apresentam muitas fibras, poucas gorduras e carboidratos de lenta absorção na sua composição, o que torna o alimento nutricionalmente bem equilibrado.

Considera-se que os tremoços sejam bons para quem deseja emagrecer ou controlar o peso e que a leguminosa pode inclusive ser uma boa adição para a dieta de quem sofre com a diabetes. Aproveite e conheça benefícios do tremoço para saúde e boa forma em detalhes.

Para quem não consome carnes ou produtos de origem animal, por ser vegetariano ou seguir um estilo de vida vegano, a boa notícia é que os tremoços podem substituir o frango, o ovo ou o peixe.

Comparação entre tremoços x soja x peito de frango

Para termos uma noção do que representa a composição nutricional dos tremoços, trazemos a seguir uma comparação entre a leguminosa e a soja e o peito de frango:

Calorias por 100 gramas

  • Tremoços: 119 calorias
  • Soja: 172 calorias
  • Peito de frango: 195 calorias

Proteínas por 100 gramas

  • Tremoços: 16 gramas
  • Soja: 17 gramas
  • Peito de frango: entre 28 gramas a 29 gramas

Carboidratos por 100 gramas

  • Tremoços: 10 gramas
  • Soja: 10 gramas
  • Peito de frango: 0 gramas

Fibras por 100 gramas

  • Tremoços: 3 gramas
  • Soja: 6 gramas
  • Peito de frango: 0 gramas

Gorduras por 100 gramas

  • Tremoços: 3 gramas
  • Soja: 9 gramas
  • Peito de frango: 7,72 gramas

Benefícios dos tremoços

Com todos esses dados nutricionais em vista, pode-se concluir que os tremoços são uma boa fonte de proteína vegetal, que fornece um teor proteico similar ao da soja, não apresenta uma quantidade absurda de carboidratos e carrega uma boa quantidade de fibras. Tudo isso sem possuir muitas gorduras.

Estudos já apontaram que por serem compostos por fibras que podem ser fermentadas no intestino e nutrir os probióticos intestinais, os tremoços atuam como prebióticos e auxiliam a melhor a saúde intestinal. Por isso, a leguminosa é considerada boa para quem sofre com prisão de ventre ou está querendo melhorar a sua flora intestinal. Saiba mais sobre os probióticos e prebióticos.

As boas quantidades de fibras e de proteínas também tornam os tremoços um alimento que dá bastamte saciedade, o que contribui com o controle do apetite e é muito útil para quem deseja ou necessita perder peso.

Outro ponto positivo em relação aos tremoços é que eles podem ser utilizados no lugar da soja como uma fonte de proteína vegetal ou vegana. Não é todo mundo que quer ou pode consumir a soja: as meninas na fase pré-menarca (antes da primeira menstruação) não devem comer muita soja, algumas pessoas que sofrem com a gastrite sentem irritação no estômago ao ingerir o alimento e há quem opte por não consumir o grão por se tratar de um transgênico.

Como usar os tremoços?

Antes de serem consumidos, os tremoços precisam ser hidratados e cozidos por bastante tempo. Posteriormente, eles devem ser colocados em uma solução de água com sal, que deve ter a sua água trocada por vários dias até que ele fique próprio para o consumo.

Tudo isso parece ser muito trabalhoso, não é mesmo? Principalmente para quem vive atarefado com trabalho ou estudo e/ou cozinha para toda a família. Por isso, é mais prático comprar os tremoços na conserva em salmoura.

Mas isso não faz com que a leguminosa fique com muito sal e, consequentemente sódio, que em excesso é muito perigoso para a saúde? Sim, é justamente por isso que antes de usar os tremoços em uma receita e consumi-los, recomenda-se colocar a leguminosa em uma peneira e lavar bastante na água filtrada, de duas ou três vezes ou até mesmo deixar de molho por algum tempo para que o seu excesso de sódio seja removido.

Os tremoços podem ser servidos quentes ou frios após cozidos ou aparecer em receitas de saladas, ao mesmo tempo em que também é possível preparar pastinhas com eles, utilizá-los como snacks saudáveis para o lanchinho da tarde ou como acompanhamento de carnes, por exemplo. Em alguns pratos portugueses, eles são usados para fazer massas que servem como base de tortas.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já tinha ouvido falar dos tremoços? Pretende incluir em sua dieta agora que conhece tantos benefícios e nutrientes? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Tremoços: A Proteína de Alto Valor Biológico que Você Provavelmente Não Conhecia Aparece primeiro em Mundo Boa Forma