Quais são os 5 tipos de marketing para implementação

Quais são os 5 tipos de marketing para implementação

Experiência do consumidor não se dá apenas em uma transação comercial. Assim que as empresas entendem quais são os tipos de marketing e como isso pode ser benéfico para atrair e fidelizar clientes, toda a jornada de compra ganha um novo significado.

Isso significa que é preciso investir em divulgação continuamente, independentemente da área de atuação da empresa, ou qual é o público-alvo a ser atingido pelas propagandas e publicidades pontuais.

A sociedade é bombardeada de apelos para as mais variadas ações, como:

  • Alugar;
  • Assinar;
  • Comprar;
  • Consumir.

No entanto, a abordagem deve ser realizada de forma simpática, acessível, e com características próprias, e até mesmo originalidade, para atrair os consumidores a tomar uma decisão que pode ser momentânea, ou afetar toda uma vida. 

Dessa forma, a escolha por uma lanchonete, um restaurante, um calçado ou uma roupa pode ser resultado de uma publicidade bem colocada, com uma foto chamativa e um jingle que não sai da cabeça. 

A propaganda também pode levar a questões mais perenes, como a decisão pela aquisição de um imóvel, ou mesmo um veículo que ajuda no dia a dia do transporte pessoal e familiar. 

Por atender todos os mais diversos consumidores, as empresas precisam saber quais são os tipos de marketing e como aplicá-los de forma devida, no momento correto. 

5 tipos de marketing essenciais para o mercado

mãos digitando em um notebook

Para fazer propaganda, basta uma pessoa ser bem atendida em um estabelecimento comercial e, então, se dá o início ao boca a boca. 

Por um lado, isso pode significar um alcance pequeno. Porém, um empreendedor que enxerga longe sabe as possibilidades que o marketing oferece.

Afinal de contas, uma pessoa pode publicar um elogio nas redes sociais, e isso viralizar de tal forma que a propaganda toma proporções significativas. Assim, é preciso saber quais os tipos de marketing que existem, e saber como explorá-los da melhor forma possível. 

A seguir serão mostrados 5 tipos de marketing que são essenciais para as empresas que querem estabelecer uma marca junto ao mercado consumidor. 

  1. Marketing digital permite interação completa

Desde a chegada da internet, todas as empresas envolvidas com tecnologia, tanto no quesito de hardware, como as Empresa de suporte em ti, até os desenvolvedores de software, responsável pelos programas utilizados pelos usuários, o marketing ganhou um novo espaço para brilhar.

O marketing digital está envolvido em diversos ambientes virtuais, entre os quais:

  • Aplicativos personalizados;
  • Blogs corporativos;
  • Redes sociais;
  • Sites empresariais.

Vale ressaltar que dentro do marketing digital há outros modelos de divulgação, que podem ser encontrados em diferentes formatos como a viralização e a preocupação com o conteúdo disponibilizado para o público.

  1. Marketing viral se soma ao mundo digital

A simpatia por animais de estimação levou muitas pessoas a compartilharem uma imagem de um gato ou um cachorro e, junto a esses personagens fofinhos, está atrelada uma propaganda, mesmo que seja imperceptível em um primeiro momento. 

O marketing viral é algo que existe há muito tempo na publicidade. Basta lembrar os jargões que vinham acompanhados de um jingle, ou uma música que, de forma imediata, era associada a uma determinada marca ou um produto específico. 

Na era da informação tecnológica, isso ganhou ainda mais espaço, pois o marketing viral pode estar em diferentes plataformas digitais, ser encaminhado para mensageiros eletrônicos presentes em um aparelho celular, ou mesmo no quadro de Adm condominial.

Se olhar bem, pode ser que tenha um QR code impresso no papel que, quando se utiliza um aplicativo instalado no tablet ou celular smartphone, leva para uma propaganda da empresa responsável. 

  1. Marketing tradicional não deve ser ignorado

Apesar de toda a tecnologia disponível, ainda existem os jornais e revistas, os programas de rádio e TV que fazem parte do dia a dia da população. 

Logo, o marketing tradicional ainda é muito presente na vida das pessoas, e não deve ser ignorado de nenhuma maneira por uma empresa de spda, ou até mesmo uma fábrica de chocolates.

Os anúncios também estão nos trajetos das pessoas, como em busdoor e outdoor. Dentro dos estabelecimentos comerciais, cartazes, panfletos, faixas e outras mídias tradicionais que são utilizadas para reforçar uma campanha de marketing. 

  1. Marketing de conteúdo atrai os leads

Seja no meio tradicional, seja no digital, o marketing de conteúdo é o que chama a atenção dos consumidores de forma mais “passiva”. 

Uma frase bem feita, com uma chamada interessante, pode atrair os olhares e a atenção de forma imediata. 

Mesmo em eventos corporativos, onde há sorteios para ganhar uma Consultoria para abrir empresa, por exemplo, visitantes é uma prática recorrente, e por isso é preciso oferecer um conteúdo que seja informativo.

Com isso é possível destacar a marca, reforçando na mente do consumidor uma empresa que está presente e tem muito a oferecer. 

  1. Marketing de relacionamento fala com o nicho

Há momentos em que é preciso falar com pessoas específicas, em que o produto oferecido não é uma exclusividade, mas é desenvolvido para atender um nicho de consumidor que não atende às necessidades de todos. 

Pode ser um produto para dieta, no setor fitness, ou então para pessoas com diabetes, e neste caso a empresa precisa reduzir de forma adequada o consumo de açúcar. É com esse nicho que o marketing de relacionamento está focado, com atuações segmentadas, independentemente do setor.

No mercado B2B (Business To Business) isso também ocorre, quando empresas de Portão de alumínio automático atende de forma exclusiva empreendimentos imobiliários como condomínios residenciais, empresariais e industriais. 

Saiba quais são os tipos de marketing mais atuais

A publicidade possui uma história longa, pois ela pode ser tratada em diversos contextos históricos, religiosos e da própria formação da sociedade. 

Sendo assim, é preciso encarar a realidade do momento para saber que há tipos específicos de marketing que são mais funcionais para a época em que a sociedade se encontra.

Em pleno século XXI, a tecnologia se faz presente em diversos segmentos, e na publicidade não seria diferente. 

Aqui, vale destacar ao menos mais dois tipos de marketing que, apesar de serem adaptações de outras épocas, possuem uma afinidade muito grande com a tecnologia e todas as possibilidades que ela oferece. Inclusive assimilando a participação do próprio público. 

  1. O marketing de guerrilha como experiência pessoal

Esse tipo de marketing surgiu logo após a Guerra do Vietnã, tomando como exemplo as estratégias de guerrilha por parte de um exército com baixo investimento em armamentos, por parte dos vietcongues, contra os americanos, que contavam com um arsenal bélico alto.

No mundo da publicidade, essa ideia foi proposta pelo publicitário Jay Conrad Levinson, com a defesa de que é possível fazer a propaganda de marcas, produtos e serviços com baixo orçamento, mas com criatividade.

O que acontece é que, com a chegada da internet, o marketing de guerrilha se tornou ainda mais acessível, sendo aproveitado por empresas de pequeno, médio e grande porte. 

O conceito principal está na exploração máxima da criatividade, em que as empresas devem pensar “fora da caixa” e surpreender o público de tal maneira que isso possa ser viralizado sem grandes esforços. 

Ou seja, contando com a participação do próprio público. Uma escola que distribui bolsas de 100% de desconto para o Curso projetista energia solar em um evento de negócios voltado para o ramo pode ganhar admiradores instantaneamente.

Outra estratégia associada ao marketing de guerrilha é conhecida como “flash mob”, em que há a mobilização de poucas pessoas contratadas e, de forma imediata, todo o público ao redor passa a fazer parte da manifestação. 

O marketing de guerrilha tende a surpreender cada vez mais os consumidores, e tentar, de forma consciente, utilizar o mínimo do orçamento de um planejamento de marketing.

  1. Marketing humanizado visa emocionar as pessoas

A inclusão social tende a ganhar cada vez mais destaque nas propagandas. Dessa forma, a pluralidade pode ser explorada de forma ampla e significativa, mostrando que a sociedade é formada por pessoas com as mais diversas características físicas. 

O marketing humanizado tende propor uma aproximação do real, e não do ideal. Ou seja, as conexões se tornam mais próximas de cada um, criando maior empatia do consumidor, com investimento em um relacionamento devidamente humanizado. 

Assim, propagandas com idosos e crianças se torna mais factível. Como por exemplo, um casal de idosos conversando sobre a importância do Tratamento urologico ao longo do tempo.

A formação familiar tradicional não é formada apenas por pessoas de cor de pele única, mas uma miscigenação como a própria sociedade realmente se identifica. 

Essa pluralidade torna o marketing mais humanizado, emocionando as pessoas de tal forma que a ideia é transformar a publicidade realmente passível de ocorrer, em qualquer seio familiar, seja qual for o casal representado em tela, nas páginas de jornais e revistas, ou no anúncio virtual. 

Conclusão

Quando se pensa em quais são os tipos de marketing, uma empresa não pode ficar presa a apenas um modelo de divulgação. As próprias mídias demonstram a necessidade de mudanças significativas. 

No entanto, é preciso manter uma constância no planejamento de marketing, com uma linguagem que seja identificada pelo público que necessita de uma Administradora de condomínios piracicaba, por exemplo.

Para todos os tipos de marketing, afinal, é preciso levar em consideração o bom senso, a criatividade e garantir a verdade para o consumidor. Assim, a marca ganha respeito e admiração, se tornando uma referência para o público e para a própria concorrência. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Para mais conteúdos como este acesse o site do Magazine Notícias e se gostou do artigo compartilhe em suas redes sociais clicando nos botões abaixo.

 

Dicas e sugestões? Entre em contato conosco:

Magazine Notícias

Autor do blog Magazine notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *