Teste Mostra Como o Vírus Se Espalha Rapidamente em um Restaurante

Coronavírus restaurante

Se a preocupação com a contaminação por vírus já era válida em tempos normais, depois que a pandemia do novo coronavírus se tornou realidade em todo o mundo, fazendo milhares de vítimas fatais e desafiando cientistas e profissionais da saúde a encontrar uma solução para a doença provocada por ele – a COVID-19 – esse temor se tornou ainda mais justificado.

Até porque, conforme demonstrou um experimento conduzido pela emissora japonesa NHK em conjunto com especialistas, um vírus pode ser transmitido muito rapidamente entre um grupo de pessoas. E nem precisa ser um grupo tão numeroso assim.

Para simular como a infecção por um vírus pode ocorrer por meio do contato, os responsáveis pelo experimento selecionaram 10 pessoas, das quais uma foi escolhida para representar um indivíduo contaminado por vírus. O participante em questão teve a palma da sua mão pintada com uma tinta fluorescente, que simulou o vírus que chega às mãos depois que o infectado tosse colocando-as na boca.

Então, o jantar foi servido ao longo de 30 minutos para todos os participantes. Depois, foi aplicada uma luz especial para verificar por onde a tinta que representava o vírus havia se espalhado.

Foi observado que ela foi parar na mão de todos os participantes, sendo que três também tinham a tinta no rosto. Diversos pratos, talheres e recipientes usados no jantar também foram contaminados pela tinta.

Isso é preocupante porque mesmo com medidas de proteção como separação de pratos, talheres e incentivos para que as pessoas limpassem as suas mãos com frequência, a tinta que representava o vírus conseguiu se espalhar bastante – uma mostra de como um vírus pode se propagar facilmente por meio de um grupo de pessoas.

O experimento foi idealizado para verificar como a disseminação de infecções pelo novo coronavírus pode ter acontecido em navios e cruzeiros. Acredita-se que a transmissão COVID-19 nesses locais tenham ocorrido principalmente nos ambientes de buffet, onde muitas pessoas estão presentes ao mesmo tempo.

O experimento japonês pode ser conferido a partir do vídeo a seguir:

O que o teste escancara é como participar de reuniões com pessoas e estar presente em aglomerações representa um perigo muito grande de ser contaminado pelo novo coronavírus, um problema para o qual ainda não se tem vacina ou remédio para prevenir ou tratar, que coloca a saúde em risco e sobrecarrega os serviços de saúde pública.

Por isso é muito importante obedecer todas as recomendações de prevenção contra a COVID-19, incluindo evitar aglomerações, ficar em casa sempre que puder, lavar muito bem as mãos ou eliminar o vírus com álcool gel 70% com frequência, além de limpar e desinfetar corretamente a casa.

Vale lembrar que, para quem não tem a possibilidade de ficar em casa praticando o isolamento social, é importante tomar os devidos cuidados para evitar o contágio pelo novo coronavírus quando precisar sair de casa e não se esquecer de usar as máscaras faciais corretamente.

Você se surpreendeu com esse experimento japonês acerca da transmissão do coronavírus? Tem tomado as devidas precauções? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Teste Mostra Como o Vírus Se Espalha Rapidamente em um Restaurante Aparece primeiro em Mundo Boa Forma