Tequila Engorda? Calorias, Análise e Dicas

Tequila

Confira se tomar tequila engorda de acordo com uma análise de suas calorias e hábitos de consumo, além de conhecer mais dicas sobre a ingestão de bebidas alcoólicas.

Considerada a primeira bebida alcoólica da América do Norte, a tequila surgiu no México. Ela é utilizada como base do coquetel margarita e pode ser encontrada nas versões ouro e prata.

Aproveite e veja as calorias das bebidas alcoólicas de diferentes tipos e entenda se toda bebida alcoólica engorda mesmo ou não.

Para quem gosta e costuma consumir a bebida quando sai à noite com os amigos, porém, não deseja ganhar uns quilos extras e desnecessários, pode surgir a seguinte dúvida: será que a tequila engorda?

As calorias da tequila

Vamos começar a entender se a tequila engorda conhecendo a quantidade de calorias que essa bebida pode apresentar.

Pois bem, um shot ou uma dose (42 g) de tequila apresenta 97 calorias. Já segundo encontramos, uma porção de 100 ml da bebida possui 231 calorias.

Mesmo para quem não considerar, com base nesses valores, a tequila muito calórica, vale a pena lembrar que se ela for consumida em quantidades elevadas, poderá sim contribuir com um acúmulo de calorias no corpo, o que sempre pende para o lado do excesso de peso.

A bebedeira e o perigo de comer mal

A tequila costuma ser consumida de maneira
isolada, sem o acompanhamento de alimentos. Mas isso não significa
necessariamente que ela não possa influenciar a qualidade de uma refeição.

Isso porque se a pessoa estiver um tanto “alterada” depois de tomar umas doses de tequila e/ou de outras bebidas alcoólicas, será mais difícil conseguir pensar claramente para fazer escolhas de petiscos saudáveis ou controlar o tamanho das porções na hora em que a fome apertar.

E uma vez que ela exagere no consumo de guloseimas e/ou junk food cheias de calorias e açúcares, terá ainda mais chances de ver o seu peso aumentar, principalmente se isso acontecer com frequência.

Além disso, começar a beber sem ter comido nada antes, pensando que com isso ficará livre para consumir mais calorias por meio das bebidas alcoólicas, já que não ingeriu nenhuma caloria antes, não é uma estratégia muito eficiente.

De acordo com especialistas, beber de estômago vazio faz com que uma pessoa fique bêbada mais rapidamente. Como vimos, isso pode estimular alguém a consumir alimentos mais calóricos que influenciam o aumento de peso.

Portanto, vale a pena comer alguma coisa saudável, nutritiva e com teor controlado de calorias, minutos antes de começar a tomar tequila ou outras bebidas alcoólicas calóricas.

A metabolização do álcool no organismo

Quando analisamos se tomar tequila engorda, é importante que também consideremos a maneira pela qual o álcool é processado dentro do corpo humano.

Quando uma pessoa ingere bebidas alcoólicas, o organismo prioriza o álcool e procura utilizá-lo como fonte de energia, enquanto deixa retidos os alimentos que foram consumidos, o que facilita o acúmulo de gorduras.

Por não reconhecer o álcool, o corpo fica “preocupado” e agiliza a metabolização da substância, para tirá-la rapidamente do organismo. Como essa metabolização do álcool é rápida em contraposição à dos alimentos, que é trabalhosa e gasta muitas calorias, o processo não gera tantas perdas, o que favorece o acúmulo de calorias.

As calorias do álcool são ruins para o organismo e a substância não é uma boa fonte de energia. É até possível gerar combustível a partir das bebidas alcoólicas, entretanto, as suas calorias acabam sendo mais armazenadas em forma de gordura do que usadas pelo corpo.

Como vimos, o consumo de álcool pode atrapalhar a queima de gordura por parte do corpo porque ele prioriza a decomposição do álcool em detrimento de outras fontes de combustível, incluindo a gordura armazenada. Em teoria, beber regularmente contribui, portanto, com o aumento da gordura corporal.

A ingestão de bebidas alcoólicas e a qualidade do sono

Um
estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Estadual de Wayne, nos
Estados Unidos, sugeriu que o consumo de álcool pode resultar no aumento dos
períodos de vigília durante os ciclos de sono.

Mas o que isso tem a ver com a questão do peso? De acordo com especialistas, a privação do sono, seja em decorrência da falta de sono, seja por conta do sono prejudicado ou reduzido, pode gerar um desequilíbrio nos hormônios leptina e grelina associados à fome, à saciedade e ao armazenamento de energia – todos fatores que podem influenciar o peso corporal de uma pessoa.

Se
você não quer engordar e já percebeu que quando toma tequila ou qualquer outro
tipo de bebida alcoólica sofre, mais tarde, com dificuldades para pegar no sono
ou tem problemas para continuar dormindo, sem ficar acordando no meio da noite,
maneirar no consumo dessas bebidas é uma boa ideia para ver se a sua qualidade
do sono melhora.

O outro lado – a tequila e a perda de peso

Embora seja possível encontrar boatos de que a tequila pode ajudar a perder peso, a bebida não vai promover o emagrecimento magicamente, embora possa ser uma opção mais saudável do que outras bebidas e coquetéis com álcool.

Não é muito provável que um médico ou nutricionista recomende uma bebida alcoólica como estratégia de emagrecimento, não é mesmo? Até porque o abuso do consumo de álcool é bastante conhecido por provocar graves problemas para a saúde.

O que podemos afirmar, segundo pesquisas, é que o agave, a planta que dá origem à tequila, pode ajudar a emagrecer. Mas apenas isso.

Mais importante do que saber se a tequila engorda

É entender que o aumento de peso é um processo resultante de todo um
contexto da dieta, não somente da ingestão de uma bebida ou comida, em
particular. Portanto, além de tomar cuidado na hora de tomar a tequila para não
engordar, é fundamental que você cuide de toda a sua alimentação, que deve ser
saudável, controlada, equilibrada e nutritiva.

Se você tem dificuldades para fazer isso, procure o auxílio de um nutricionista, que é qualificado para te indicar um plano que te ajude a atingir os seus objetivos, ao mesmo tempo em que fornece os nutrientes e a energia que o seu organismo exige para funcionar corretamente.

O profissional também é o mais indicado para ensinar como tomar tequila e outras bebidas alcoólicas sem prejudicar a boa forma. Lembre-se de que este artigo serve somente para informar e jamais pode substituir as orientações do nutricionista.

Referências Adicionais:

Você já imaginava que tomar tequila engorda, assim como outras bebidas alcoólicas? Consome com frequência a tequila? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo MundoBoaForma.com.br https://ift.tt/39y5HgV
apareceu primeiro em Mundo boa forma