Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Os controles de acessos são fundamentais nos dias de hoje. Em condomínios residenciais, prédios comerciais, empresas e também academias, uma vez que garantem mais segurança aos usuários e também permitem o controle do quadro de funcionários.
Ou seja, de grandes franquias até academias de bairro, implementar um sistema dessa natureza só traz benefícios para todos. A catraca para academia não toma tempo dos alunos e proporciona mais segurança, sobretudo ao impedir a entrada de pessoas não autorizadas. Quer entender melhor por que esse tipo de sistema só facilita a sua rotina em uma academia? Confira no texto abaixo.
Quais as vantagens do controle de acesso para academias?
A primeira palavra que vem à mente quando se fala em controle de acesso é a segurança. Os sistemas modernos permitem a entrada apenas de pessoas autorizadas no estabelecimento, o que garante segurança às instalações e aos seus usuários.
Porém, a segurança não é o único benefício. Tecnologias de acesso reduzem as chances de fraude, impedindo o compartilhamento de códigos de acesso ou cartões entre diferentes membros, garantindo que apenas o indivíduo autorizado possa entrar na academia. Ao mesmo tempo, esses sistemas também são integrados com registro e controle de dados, capazes de registrar os horários de entrada e saída dos membros. Esse tipo de informação é valioso para a administração da academia, que pode analisar a frequência e horários de pico com mais precisão, podendo tomar decisões mais assertivas.
E não dá para desconsiderar que um diferencial é a facilidade de uso para os membros, já que as tecnologias são intuitivas e fáceis de usar. Assim, a experiência do usuário é aprimorada, sem causar filas e proporcionando acesso rápido às instalações. A seguir, conheça mais sobre algumas das principais formas de controle de acesso.
Catracas com cartões de aproximação
Uma das formas de controlar a entrada diária de alunos é por meio de catracas, que são liberadas com cartão ou tags de aproximação — solução semelhante às entradas modernas de alguns condomínios. Um dos pontos positivos é que o recepcionista não precisa liberar a entrada de cada aluno manualmente, já que o sistema é automatizado.
Porém, o mais importante — além de impedir a entrada de pessoas não autorizadas, é claro — é o fato de o sistema permitir identificar alunos com débitos com o estabelecimento. Por exemplo, se um usuário vai para o treino após um período de férias, mas sua matrícula está vencida, ele poderia só entrar na academia. Já com esse sistema de controle de acesso, assim que o aluno encostar o cartão na catraca, ele receberá um sinal indicando erro e que é preciso acertar a mensalidade para poder treinar.
Reconhecimento digital por biometria
Outra opção amplamente utilizada pelas academias do Brasil é o reconhecimento digital feito por biometria. Uma solução fácil e simples, que demanda apenas que o aluno encoste o dedo em um sensor, o qual fará o reconhecimento do usuário cadastrado pela digital.
Dessa forma, não há o risco do aluno esquecer a carteirinha em casa e acabar perdendo a viagem. O sistema digital por biometria é sinônimo de segurança, não havendo o risco de terceiros descobrirem senhas, por exemplo. Como cada pessoa tem um registro digital único, não é possível que ele seja utilizado por indivíduos não autorizados.
Reconhecimento facial
Agora, uma tecnologia de ponta, prática e cômoda é o reconhecimento facial, que também dispensa a necessidade do cartão ou tag. Altamente seguro e resistente às fraudes, esse método precisa apenas que o rosto do aluno seja salvo no banco de dados da academia no momento da sua matrícula.
Alguns sistemas são tão avançados que o reconhecimento pode acontecer sem a necessidade do usuário tirar a sua máscara. Isso porque o banco de dados inteligente do sistema faz o reconhecimento pelo olho do aluno.