Técnicas para deixar o ambiente mais espaços

Por meio de algumas técnicas de pintura e decoração, é possível deixar os ambientes mais amplos.

Mudar a disposição dos móveis para melhorar a circulação de um cômodo pode ser um grande desafio, especialmente em ambientes que têm as dimensões reduzidas.

Ao mesmo tempo, entrar em casa e sentir aquela sensação de aperto é desconfortável para qualquer pessoa, né? A boa notícia é que existem maneiras de aumentar o espaço sem quebra-quebra, e uma delas é apostar em técnicas de pintura.

Quer saber mais? Neste artigo, reunimos algumas dicas de pintura e decoração para deixar os cômodos da sua casa mais espaçosos. Confira!

Tons claros podem ser uma boa aposta

Antes de tudo, faça uma análise das cores que já estão nas paredes da sua casa. É comprovado que tons claros passam uma sensação de amplitude.

Por esse motivo, vale a pena repensar as cores usadas e investir em tons menos fechados ou pastéis. Entretanto, isso não significa que o ambiente deve ser totalmente branco e sem vida.

Você pode aproveitar para explorar as cores vibrantes em acessórios e objetos decorativos, por exemplo. Pontos de cor são muito bem-vindos!

Agora, se a ideia for alongar o ambiente, você pode usar cores escuras nas paredes e pintar o teto de uma cor clara, visto que essa combinação passa uma sensação de maior profundidade.

A iluminação ajuda bastante

A regra de tons claros também funciona para a iluminação, que faz toda a diferença quando o assunto é deixar o ambiente mais espaçoso. Isso porque ambientes com uma claridade maior passam a sensação de amplitude. 

Se na sua casa a incidência de luz natural é reduzida, vale a pena pensar em um novo projeto de iluminação.

Afinal, direcionando as luzes para os lugares certos, é possível promover uma mudança bem significativa no ambiente, deixando-o bem mais confortável.

Móveis sob medida para ganhar espaço

Se a sua intenção for ganhar espaço, e não apenas ter essa sensação ao entrar no cômodo, os móveis sob medida (planejados) são indispensáveis.

Isso porque eles são projetados para aproveitar cada cantinho que o ambiente oferece. Dessa forma, essa é a opção ideal para quem quer aproveitar os espaços disponíveis da melhor maneira possível.

No entanto, nem sempre é possível utilizar esse recurso. Caso você não possa, a dica é medir o espaço das suas paredes e buscar por móveis que se encaixem nos espaços que você quer preencher. Assim, não será necessário encher a casa de móveis menores, o que intensifica ainda mais a sensação de espaço reduzido.

Aposte em uma decoração minimalista

O ditado “menos é mais” se encaixa perfeitamente quando o objetivo é deixar o ambiente mais espaçoso.

Por esse motivo, tente não pesar muito na decoração, pois isso ajuda a deixar o ambiente visualmente carregado.

Inclusive, uma boa solução para decorar e manter a sensação de espaço é investir em prateleiras.

Além disso, se o ambiente for muito pequeno, evite peças soltas, como pufes e mesas de centro, por exemplo, uma vez que eles podem atrapalhar a circulação e ainda cooperar para a sensação de aperto.

Invista em espelhos 

Por fim, os espelhos são itens estratégicos e verdadeiros coringas quando o assunto é tornar os ambientes mais espaçosos, visto que eles fazem uma espécie de jogo óptico, passando a sensação de que o cômodo é mais amplo.

A razão disso é bem fácil de entender: o espelho reflete o espaço e, assim, passam a sensação de que eles têm o dobro do real tamanho. No entanto, para conseguir esse efeito, o ideal é posicioná-lo no fundo do ambiente.

Outra dica bem relevante em relação a este item é que, quanto menor for o espaço, maior poderá ser o espelho. Que tal fazer uma parede inteira de espelho na sua casa?

Magazine Notícias

Autor do blog Magazine notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *