Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Por meio de algumas técnicas de pintura e decoração, é possível deixar os ambientes mais amplos.
Mudar a disposição dos móveis para melhorar a circulação de um cômodo pode ser um grande desafio, especialmente em ambientes que têm as dimensões reduzidas.
Ao mesmo tempo, entrar em casa e sentir aquela sensação de aperto é desconfortável para qualquer pessoa, né? A boa notícia é que existem maneiras de aumentar o espaço sem quebra-quebra, e uma delas é apostar em técnicas de pintura.
Quer saber mais? Neste artigo, reunimos algumas dicas de pintura e decoração para deixar os cômodos da sua casa mais espaçosos. Confira!
Conteúdo do artigo
Antes de tudo, faça uma análise das cores que já estão nas paredes da sua casa. É comprovado que tons claros passam uma sensação de amplitude.
Por esse motivo, vale a pena repensar as cores usadas e investir em tons menos fechados ou pastéis. Entretanto, isso não significa que o ambiente deve ser totalmente branco e sem vida.
Você pode aproveitar para explorar as cores vibrantes em acessórios e objetos decorativos, por exemplo. Pontos de cor são muito bem-vindos!
Agora, se a ideia for alongar o ambiente, você pode usar cores escuras nas paredes e pintar o teto de uma cor clara, visto que essa combinação passa uma sensação de maior profundidade.
A regra de tons claros também funciona para a iluminação, que faz toda a diferença quando o assunto é deixar o ambiente mais espaçoso. Isso porque ambientes com uma claridade maior passam a sensação de amplitude.
Se na sua casa a incidência de luz natural é reduzida, vale a pena pensar em um novo projeto de iluminação.
Afinal, direcionando as luzes para os lugares certos, é possível promover uma mudança bem significativa no ambiente, deixando-o bem mais confortável.
Se a sua intenção for ganhar espaço, e não apenas ter essa sensação ao entrar no cômodo, os móveis sob medida (planejados) são indispensáveis.
Isso porque eles são projetados para aproveitar cada cantinho que o ambiente oferece. Dessa forma, essa é a opção ideal para quem quer aproveitar os espaços disponíveis da melhor maneira possível.
No entanto, nem sempre é possível utilizar esse recurso. Caso você não possa, a dica é medir o espaço das suas paredes e buscar por móveis que se encaixem nos espaços que você quer preencher. Assim, não será necessário encher a casa de móveis menores, o que intensifica ainda mais a sensação de espaço reduzido.
O ditado “menos é mais” se encaixa perfeitamente quando o objetivo é deixar o ambiente mais espaçoso.
Por esse motivo, tente não pesar muito na decoração, pois isso ajuda a deixar o ambiente visualmente carregado.
Inclusive, uma boa solução para decorar e manter a sensação de espaço é investir em prateleiras.
Além disso, se o ambiente for muito pequeno, evite peças soltas, como pufes e mesas de centro, por exemplo, uma vez que eles podem atrapalhar a circulação e ainda cooperar para a sensação de aperto.
Por fim, os espelhos são itens estratégicos e verdadeiros coringas quando o assunto é tornar os ambientes mais espaçosos, visto que eles fazem uma espécie de jogo óptico, passando a sensação de que o cômodo é mais amplo.
A razão disso é bem fácil de entender: o espelho reflete o espaço e, assim, passam a sensação de que eles têm o dobro do real tamanho. No entanto, para conseguir esse efeito, o ideal é posicioná-lo no fundo do ambiente.
Outra dica bem relevante em relação a este item é que, quanto menor for o espaço, maior poderá ser o espelho. Que tal fazer uma parede inteira de espelho na sua casa?