Tâmara Engorda ou Emagrece? Benefícios e Como Incluir na Dieta!

Tâmara

Confira se comer tâmara engorda ou emagrece, quais são os benefícios de incluir essa fruta em sua dieta e como usar!

As tâmaras são ótimos alimentos para quem deseja fazer uma alimentação saudável, já que são ricas em nutrientes e oferecem muitos benefícios à saúde. Porém, muitas pessoas se perguntam se tâmara engorda ou emagrece principalmente devido à sua quantidade de calorias e carboidratos.

Apenas uma tâmara contém 23 calorias e 6,23 gramas de carboidratos. Por outro lado, as tâmaras também são ricas em fibras alimentares e ácidos graxos e podem ajudar na perda de peso pois liberam toxinas que regulam os níveis de glicose e reduz a inflamação.

Pesquisas sugerem que as fibras podem ser a chave para a perda de peso e por isso é muito importante saber o que são as fibras alimentares e quais os alimentos ricos em fibra.

Entenda agora se tâmara engorda ou emagrece, seus benefícios para a saúde e porque você deve incluí-la em sua dieta.

Benefícios: tâmara engorda ou emagrece?

Como visto anteriormente, um dos principais benefícios da tâmara é que ela possui um ótimo conteúdo nutricional, mas é importante prestar atenção em seu valor calórico.

Como são consumidas secas, seu conteúdo calórico é maior que a maioria das frutas frescas, mas apesar de suas calorias, elas contêm algumas vitaminas e minerais importantes, além de uma quantidade significativa de fibras.

Uma porção de 100 gramas fornece os seguintes nutrientes:

  • Calorias: 277 kcal
  • Proteína: 2 gramas
  • Carboidratos: 75 gramas
  • Fibra: 7 gramas
  • Ferro: 5% do IDR
  • Potássio: 20% do IDR
  • Cobre: ​​18% do IDR
  • Manganês: 15% da IDR
  • Vitamina B6: 12% do IDR
  • Magnésio: 14% do IDR

– Alto teor de ácidos graxos insaturados

Nem todas as gorduras são prejudiciais à saúde, como é o caso dos ácidos graxos insaturados presentes nas tâmaras.

Eles ajudam a reduzir a inflamação que ocorre devido a várias razões, como lesões, inchaço, consumo de alimentos não saudáveis. A inflamação está ligada à obesidade, resistência à insulina, diabetes, doenças hepáticas etc.

Devido a quantidade de ácidos graxos presentes nas tâmaras, ao incluí-las em sua dieta, você poderá reduzir a inflamação e assim diminuir as chances de ganhar peso.

– Propriedade anti-diabética

Essas frutam ajudam a manter seus níveis de açúcar no sangue sob controle. Cientistas descobriram que os flavonóides, fenólicos e saponinas presentes nas tâmaras ajudam a estimular a produção de insulina.

Além disso, uma pesquisa realizada com ratos de laboratório diabéticos mostrou que elas ajudaram a melhorar vários resultados bioquímicos. No entanto, você precisa ter cuidado se for diabético. Consulte o seu médico para saber se pode consumi-las.

– Rica em fibra

Um dos principais motivos para concluir se tâmara engorda ou emagrece é que o seu alto conteúdo de fibras, que não podem ser digeridas pelo organismo, pode te ajudar a perder peso por alguns motivos.

Primeiro, a fibra ajuda a diminuir a absorção dos alimentos no intestino grosso, fazendo com que você se sinta satisfeito por um longo tempo.

A fibra também ajuda na produção de ácidos graxos de cadeia curta no intestino, o que é uma fonte de alimento para as bactérias intestinais boas que ajudam na digestão e a acelerar o metabolismo.

Essas frutas também evitam o aumento repentino de açúcar no sangue e por último, mas não menos importante, impede a absorção de gordura pelo corpo.

– Propriedade antioxidante

Por serem ricas em antioxidantes, as tâmaras ajudam a eliminar os radicais livres nocivos do oxigênio e reduzem o estresse e a inflamação.

Tâmaras frescas contêm antioxidantes como antocianinas, fenólicos e carotenóides que ajudam a eliminar as toxinas e aumentar o metabolismo e a digestão que também leva à perda de peso.

– Fonte de proteína

As tâmaras também são ricas em proteínas, que são difíceis de digerir e o tempo de transição no intestino grosso é ainda mais longo. Assim, elas fazem a pessoa se sentir satisfeita por um longo período.

Além disso, as proteínas também podem ajudar a construir e reparar os músculos e pesquisas sugerem que obter proteínas de fontes vegetais pode aumentar sua longevidade.

– Sacia sua vontade de doce

As tâmaras são doces, macias, pegajosas e podem atuar como um adoçante natural sem proporcionar todos os efeitos nocivos do açúcar proveniente da cana.

Então, se você sentir vontade de comer algo doce depois de uma refeição, basta colocar duas tâmaras na boca e pronto. Dessa forma, você será capaz de fornecer nutrição ao seu corpo sem o risco de ganhar peso.

Como usar na dieta e cuidados!

Se você deseja emagrecer, viu que as tâmaras podem ser aliadas em sua dieta. Porém, é importante prestar atenção no seu consumo, pois em excesso, elas podem acabar tendo o efeito contrário.

Procure comer no máximo 2 ou 3 tâmaras grandes por dia e assim aproveite todos os seus benefícios para a saúde sem consumir mais calorias do que o necessário.

Outra opção é usá-la em receitas de doces para aproveitar seu sabor como o brigadeiro de tâmara – veja como fazer!

Agora que você já sabe se tâmara engorda ou emagrece, é hora de incluí-la em sua dieta sem exageros!

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que tâmara engorda ou emagrece? Tem costume de consumir essa fruta ou usar em receitas? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Tâmara Engorda ou Emagrece? Benefícios e Como Incluir na Dieta! Aparece primeiro em Mundo Boa Forma