Strogonoff engorda? Tipos, calorias e dicas

Quem nunca escolheu um strogonoff para o cardápio do almoço de domingo em família, um encontro romântico ou uma jantinha entre amigos? Ao mesmo tempo, quem nunca desconfiou se o strogonoff engorda?

Saboroso, o prato vem lá da Rússia. Aliás, historiadores da gastronomia apontam que o nome da receita é uma referência à família russa Stroganov, que tem origens anteriores ao ano de 1500.

Hoje em dia, existem versões do prato para todos os gostos. Afinal, é possível encontrar strogonoff de frango, strogonoff de carne, strogonoff de camarão e até strogonoff vegetariano.

Mas será que o strogonoff engorda?

Prato de strogonoff engorda

Bem, para tentarmos entender se o strogonoff engorda – ou estrogonofe, conforme a grafia que mais lhe agradar – o primeiro ponto que vamos discutir é quantas calorias ele pode conter.

A saber, pode ser um pouco difícil determinar com exatidão o teor de calorias do prato. Isso porque ele pode ser preparado de diferentes maneiras e trazer diferentes ingredientes e acompanhamentos.

Assim, a única coisa que podemos fazer é trazer uma estimativa de quantas podem ser as suas calorias.

Tabela de calorias do strogonoff

Tipo de strogonoffCalorias por porção
Strogonoff de filé mignon da marca Baked Potato146 calorias em uma concha de 85 g ou aproximadamente 171,7 calorias em 100 g
Strogonoff de frango simples da marca Sabores Light230 calorias em uma porção de 240 g ou aproximadamente 95,8 calorias em 100 g
Strogonoff de camarão da marca Vivenda do Camarão424 calorias em uma porção de 230 g ou aproximadamente 184,3 calorias em 100 g
Strogonoff natural vegano da marca Vegabom102 calorias em uma porção de 60 g ou 170 calorias em 100 g
Fonte: Fat secret – Os valores não foram confirmados por meio de análises nutricionais

Não temos a lista dos ingredientes da produção de cada um desses strogonoffs.

De qualquer modo, o que podemos concluir ao analisar os números da tabela é que não dá para emagrecer ou manter o peso na linha exagerando nas porções do estrogonofe.

Isso porque consumir grandes quantidades repetidamente, especialmente nas versões com ingredientes mais calóricos e gordurosos, pode contribuir com um acúmulo de calorias e, consequentemente, com a elevação do peso corporal.

Ou seja, tem-se aí um caso em que o strogonoff engorda. Portanto, se você deseja manter o seu peso sob controle, a regra que vale para qualquer tipo de strogonoff é consumir o prato com moderação e sem exageros.

Que tal deixar o strogonoff mais leve?

Um ponto importante quando discutimos se o estrogonofe engorda é entender que se não podemos determinar uma quantidade de calorias para a receita, podemos dar algumas sugestões para deixar o prato com menos calorias, torná-lo mais saudável e nutritivo.

Por exemplo, para diminuir as calorias, no lugar de preparar um molho mais gorduroso e calórico à base de creme de leite e molho de tomate industrializado, a solução é utilizar um molho mais leve feito com iogurte desnatado.

Além disso, outra opção que auxilia é escolher sempre os cortes mais magros de carne como o peito de frango para o seu strogonoff.

Aliás, aproveite que está por aqui e conheça uma lista com opção de carnes magras e outra com receitas de molho fit e light.

De olho nos acompanhamentos para entender se o strogonoff engorda

Strogonoff engorda
Os acompanhamentos clássicos do strogonoff são o arroz branco e a batata palha

Os acompanhamentos do prato também determinam se o strogonoff engorda. Assim, tão importante quanto diminuir as calorias da receita é ter cautela com os acompanhamentos que costumam aparecer ao seu lado no prato.

Quem nunca viu a clássica combinação de strogonoff com arroz branco e batata palha? Entretanto, sabia que também dá para deixá-la mais saudável, nutritiva e amiga da dieta?

Bem, o primeiro passo é excluir um dos acompanhamentos. Ou seja, fique apenas com o arroz ou só com a batata palha.

Já o segundo é substituir o acompanhamento que você escolheu por uma versão mais saudável. Por exemplo, você pode colocar o arroz integral no lugar do arroz branco ou utilizar uma porção de chips assados de batata doce no lugar da batata palha.

Para finalizar, a nossa sugestão é completar o prato com uma porção de folhas verdes como alface ou couve e/ou uma salada com tomate, cenoura, pepino ou outros alimentos com fibras.

A vantagem de incluir esses ingredientes com fibras no prato é que o nutriente promove uma sensação de saciedade, ou seja, auxilia a controlar o apetite com maior eficiência.

Aproveite e confira no vídeo a seguir uma receita de strogonoff mais barato, fácil e saudável, ensinada pela nossa nutricionista:

Gostou das dicas?

Você costuma comer strogonoff? Acha que ele atrapalha a sua dieta? Então, conte para nós nos comentários!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Strogonoff engorda? Tipos, calorias e dicas Aparece primeiro em Mundo Boa Forma