Sono da Beleza – Como a Qualidade do Sono Impacta sua Aparência!

Sono de beleza

Você já deve ter escutado falar sobre sono de beleza, e embora muitas vezes as pessoas usem esse termo como “brincadeira”, de fato trata-se de algo verdadeiro.

Não importa se você é homem ou mulher, o melhor truque para desafiar a idade que você pode fazer pela sua pele é dormir o tempo o suficiente. Não é segredo que o corpo se recupera e se repara durante esse período, e com a pele não é diferente.

A noite é a oportunidade da sua pele remover as células mortas, eliminar quaisquer impurezas e reparar os danos.

Quando constantemente uma pessoa não dorme o tempo suficiente, está privando a sua pele de uma importante nutrição. Além disso, o sono profundo ajuda a sua pele a se auto-reparar, já que ela não precisa se proteger dos radicais livres e raios UV como acontece durante o dia.

Ter uma boa noite de sono é muito
essencial para manter a pele bonita além de outros fatores que influenciam na
sua saúde e aparência física.

Efeitos negativos da privação de sono na aparência facial

Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Neurociências Clínicas do Instituto Karolinska de Estocolmo e o Departamento de Psicologia e Instituto de Pesquisa do Estresse da Universidade de Estocolmo, ambos da Suécia, e publicado no The Royal Society Open Science, estudou os efeitos negativos da privação do sono na aparência facial e no apelo social.

Concluiu-se que a importância de avaliar sinais sociais evolutivamente relevantes sugere que os seres humanos devem ser sensíveis ao histórico do sono das outras pessoas, já que isso pode indicar algo sobre sua saúde, bem como a capacidade de interação social.

Descobertas recentes mostram que a privação aguda do sono e a aparência cansada estão relacionadas à diminuição da atratividade e da saúde. Isso sugere que também é possível evitar o contato com indivíduos privados de sono ou sonolentos, como uma estratégia para reduzir o risco para a saúde e interações sociais ruins.

Esses resultados sugerem que a
privação do sono pode ser detectada pela aparência do rosto, e que as pessoas
estão menos inclinadas a interagir com alguém que não dorme a quantidade de
tempo necessária.

A ciência por trás do sono de beleza

Como você pode ver, o sono de beleza não é um mito, e há várias evidências, estudos e pesquisas científicas que comprovam a importância do sono, tanto para a saúde como para manter uma aparência mais bonita e saudável.

O sono diminui a gravidade das rugas no pescoço e rosto, mesmo que temporariamente, e o corpo esfria em cerca de meio grau antes da pessoa dormir, fazendo com que o sistema circulatório aumente o fluxo sanguíneo para a pele. É por isso que geralmente as bochechas ficam vermelhas durante a noite.

Sabe aquela expressão “radiante”? Geralmente isso significa que a cor da sua pele se aproxima da cor do sangue. O sistema circulatório movimenta o sangue quente ao redor e muda o tom da pele para afetar a temperatura do corpo. É por isso que algumas pessoas aprecem mais radiantes pouco antes de dormir ou durante o sono.

E não é só por esses motivos, há muitos outros fatores de como o sono influencia sua aparência. Veja agora alguns dos benefícios para a beleza de descansar o tempo suficiente.

– Tez brilhante

Como visto anteriormente, o seu corpo aumenta o fluxo sanguíneo para a pele enquanto você dorme, o que significa que ao acordar estará com um brilho mais saudável.

Quando
você dorme pouco, a sua tez fica com uma aparência cansada, pálida e sem vida.

“A privação do sono provoca a diminuição no fluxo sanguíneo para a pele ao redor do seu rosto”, diz Michael Breus, PhD, especialista certificado em sono. “A pele fica sem brilho e você não fica mais com as bochechas rosadas”

– Cabelo mais saudável e volumoso

Queda de cabelo, danos, quebra e até mesmo o crescimento podem ser afetados pela falta de sono, pois os folículos capilares (onde começa o crescimento do cabelo) ganham nutrientes, minerais e vitaminas através do fluxo sanguíneo. Como o fluxo sanguíneo diminui quando as pessoas dormem pouco, “o cabelo fica com menos alimento, enfraquece e tem dificuldade de crescer”, disse o Dr. Breus.

A falta de sono também pode levar a mais estresse, disse a Dra. Patricia Wexler, dermatologista em Nova York, EUA. “O estresse provoca um aumento no hormônio cortisol, que pode causar a perda de cabelo.”

– Menos rugas

Quando você dorme, a pele produz colágeno novo, o que impede a flacidez. “Isso faz parte do processo de reparação”, diz a Dra. Wexler. Ter mais colágeno na pele significa que ela está mais “carnuda” e menos propensa a enrugar.

Apenas
5 horas por noite de sono pode levar a duas vezes mais linhas de expressão em
comparação à quando se dorme por 7 horas. A Dra. Wexler também explica que
dormir pouco também deixa a pele mais seca, o que pode tornar as linhas mais visíveis.

– Aparência mais saudável e feliz

A falta de sono pode fazer com que os cantos da boca caiam, o que por sua vez, faz com que você pareça mais triste do que quando tem uma boa noite de sono de beleza.

“Quando
você está cansado, suas expressões faciais mudam de maneira sutil e
consistente. Nós tendemos a franzir mais e mais”, disse a Dra. Doris Day,
professora de dermatologia clínica do Centro Médico Langone da Universidade de
Nova York. “Quando as pessoas dizem: ‘Você parece cansado’, pode ser por causa
dessas expressões.”

Como foi comprovado no estudo realizado na Suíça, olhos inchados e vermelhos, pálpebras caídas, olheiras e a pele mais pálida também podem sinalizar para as outras pessoas que você está exausto.

As
pessoas que não descansam o suficiente também são vistas como menos saudáveis
em comparação com quando estão descansadas.

– Olhos mais brilhantes e menos inchados

Depois de uma noite mal dormida, você provavelmente ficará com olheiras e bolsas sob os olhos. De acordo com a Dra. Day, “os olhos inchados são uma das primeiras coisas que notamos quando não dormimos”. Basta dormir o tempo necessário que terá menos inchaço sob os seus olhos.

Manter-se bem hidratado e levantar a cabeça com um travesseiro a mais durante a noite também pode ajudar a reduzir o inchaço e minimizar as olheiras.

Quando
o sangue não está fluindo bem, o que acontece quando você dormiu pouco, ele
pode se acumular sob os olhos e se tornar visível, já que a pele é muito fina.

A descoloração sob os olhos também pode ser causada por genética, idade e aumento da melanina (o pigmento marrom da pele que faz com que ela se bronzeie). Se este for o caso, a privação do sono pode piorar a situação dos seus olhos.

– Os produtos funcionam melhor

Enquanto você dorme, a sua pele pode se concentrar em se reparar, já que não tem que ficar se defendendo dos radicais livres e raios solares. O fluxo sanguíneo também é mais consistente, e isso ajuda a pele a se beneficiar dos ingredientes que consomem carne em seus produtos de beleza, disse a Dra. Wexler.

A pele também perde mais água quando você dorme do que durante o dia, por isso, aplique um creme mais cremoso antes de dormir e beba muita água durante o dia para ajudar a sua pele a ficar hidratada durante a noite.

Dicas para um sono de beleza

  1. Sua roupa de cama deve ser suave, limpa e com uma alta contagem de fios. Os tecidos ásperos podem arranhar a sua pele e causar inflamação, enquanto que as fronhas não tão limpas criam um ambiente perfeito para germes que também podem causar inflamação.
  2. Certifique-se de que a sua pele está recebendo o descanso que precisa, durma de 7 a 9 horas por noite para poder usufruir de todos os benefícios do sono de beleza e estabeleça uma rotina na hora de ir dormir.
  3. Evite ficar na frente da televisão e consumir bebidas alcoólicas antes de dormir.
  4. Se você tem um aparelho de CPAP, use-o, pois, pesquisadores descobriram recentemente que as pessoas que sofrem com apneia e usam seus aparelhos CPAP parecem mais jovens e mais novas do que as que não usam.
  5. Pratique exercícios físicos durante o dia para garantir uma pele ainda mais bonita e saudável.

Quando você se sente bem descansado
fisicamente, geralmente também se sente bem descansado emocionalmente. Sua
aparência fica mais calma e feliz, por isso, dormir a quantidade de tempo ideal
irá deixar a sua aparência ainda mais bonita.

Se você estiver com problemas para
conseguir dormir mesmo tendo praticado os bons hábitos de sono por um bom
período de tempo, converse com o seu médico sobre os seus problemas, pois ele
poderá te ajudar e avaliar as causas desse problema.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar no sono de beleza? Pretende seguir algumas dicas para melhorar a qualidade do seu sono? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Sono da Beleza – Como a Qualidade do Sono Impacta sua Aparência! Aparece primeiro em Mundo Boa Forma