Soft Skills: quais são as habilidades do profissional do futuro?

Soft Skills é um termo em inglês usado, sobretudo, por profissionais da área de recursos humanos para definir habilidades comportamentais.

A frase de Peter Drucker permanece uma máxima nos dias atuais: “As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos”.

Sabe-se que nove em cada 10 profissionais, cerca de 90% das pessoas, são contratadas pelo currículo (Hard Skills) e demitidas pelos comportamentos (Soft Skills).

Os dados destacam que não basta profissionais qualificados tecnicamente, com ótimos cursos e atividades complementares para serem selecionados para uma vaga. Relacionamento interpessoal, comunicação, liderança, negociação, empatia etc., são algumas das Soft Skills mais buscadas pelas empresas nos candidatos e que vão muito além dos bancos de faculdade.

E o que não é uma matéria ensinada por aí é a inteligência emocional. Vemos profissionais excelentes, mas com baixíssimo controle emocional, o que prejudica muito seu desempenho na carreira.

É necessário levar em consideração que os tempos mudaram. O trabalho remoto promete maior flexibilidade, mas também exige maior comprometimento.

Empatia, comunicação intrapessoal, coragem, resiliência, inteligência lúdica, emocional, espiritual e relacional, adaptabilidade, lifelong learning (capacidade de aprendizagem ao longo da vida), trabalho em equipe, autoliderança, atitude positiva, criatividade e aprendizado, sensibilidade, resiliência, resolução de problemas, humor, netweaving, autenticidade, altruísmo, escuta ativa, negociação, pensamento empreendedor, experimentação, colaboração, reflexão sobre os seus pontos fortes, o poder do autoconhecimento e da gestão das emoções e ansiedade são algumas das inúmeras softs skills mais procuradas nos processos seletivos atuais.

Busque aprimorar seu conhecimento técnico, sem deixar de lado aperfeiçoar sua personalidade e adaptabilidade.

O post Soft Skills: quais são as habilidades do profissional do futuro? apareceu primeiro em Blog da Saúde.

O conteúdo Soft Skills: quais são as habilidades do profissional do futuro? Apareceu primeiro em Blog da Saúde