Saiba Qual a importância da tecnologia no RH 

Saiba Qual a importância da tecnologia no RH 

Os últimos dois anos provaram ser catalisadores intensos de mudanças para indivíduos, famílias e empresas.  

E com a ampla adoção do trabalho remoto, a tecnologia de RH é de suma importância para as equipes de pessoas de hoje.  

Opções de trabalho flexíveis, que estavam em alta antes da pandemia, tornaram-se a norma. A importância das iniciativas de inclusão foi ampliada pela persistência da desigualdade.  

Apoiar o bem-estar dos funcionários, tanto físico quanto mental, parece mais urgente do que nunca.  

Em 2022, vemos as tendências da tecnologia no RH apoiando as empresas, oferecendo soluções para resolver problemas novos e persistentes.  

Neste post, abordaremos as últimas tendências da tecnologia no RH que você deve observar, mostrando também como esses tempos difíceis criaram ferramentas essenciais.  

O que é tecnologia no RH?  

Tecnologia no RH, ou tecnologia de recursos humanos, é um termo abrangente que inclui as ferramentas que os gestores utilizam para oferecer uma melhor experiência aos colaboradores.  

O software de RH pode armazenar dados com segurança, automatizar processos diários e fornecer ferramentas analíticas para impulsionar a tomada de decisões mais estratégica.  

Funções como pagamento, benefícios, recrutamento, integração, gerenciamento de desempenho e comunicação com funcionários podem ser gerenciadas em uma plataforma digital de RH.  

Automatizar esses processos não apenas economiza tempo e dinheiro do seu negócio. Também reduz as oportunidades de erro humano, limitando a responsabilidade e evitando a ocorrência de falhas dispendiosas.  

O software de RH baseado em nuvem é acessível de qualquer lugar, tornando-o perfeitamente adequado ao clima atual de trabalho em casa.  

Colaboradores e empregadores podem fazer upload ou verificar dados em casa ou em trânsito.  

No século 21, a tecnologia no RH não é mais opcional. É essencial para o sucesso de uma organização.  

Pesquisas mostram que as organizações que usam software de RH superam em resultados as que não usam. Não aproveitar o software pode deixar os profissionais de RH e as organizações para trás.  

Além disso, essa tecnologia se desenvolveu a uma velocidade vertiginosa no último ano, a fim de atender às necessidades em constante mudança das empresas com o desenvolvimento de Softwares de RH 

Qual a importância da tecnologia no RH?  

Graças à digitalização e à revolução tecnológica, o mundo em que vivemos hoje é muito diferente daquele em que vivíamos dez anos atrás.  

Se os últimos anos e a pandemia do COVID-19 nos mostraram alguma coisa, é que estamos cada vez mais dependentes da tecnologia que nos cerca.  

Isso nos manteve conectados com nossos entes queridos e ajudou muitos de nós a continuar trabalhando remotamente, facilitando muito nossas vidas. 

O mesmo se aplica à tecnologia no RH. Pesquisas mostram que as empresas estão dando cada vez mais importância à essas ferramentas.  

Aqui estão algumas razões pelas quais é impossível ignorar a importância da tecnologia no RH, pois oferecem soluções que beneficiam sua empresa.  

Veja também:

Aprenda como atrair clientes pela Internet (atual)

 

Aumento da eficiência  

As equipes de RH têm muitas responsabilidades e não há espaço para erros. A tecnologia agiliza e simplifica as tarefas.  

Ela também fornece uma plataforma central para todas as funções, reduzindo a confusão e limitando os erros.  

Isso economiza tempo não apenas para os profissionais do setor, mas também para outros que precisam enviar solicitações, ajustar informações ou revisar seus dados.  

Atração de talentos  

Os millennials, a primeira geração de nativos digitais, são atualmente a maior parte da força de trabalho.  

Eles esperam que os empregadores forneçam as tecnologias mais atualizadas, que incluem software de RH para gerenciar seu tempo ou registros.  

Para atrair trabalhadores qualificados, as empresas devem oferecer ferramentas que capacitem os colaboradores a trabalhar onde e como quiserem.  

Tomada de decisões informadas  

Sua empresa está produzindo dados todos os dias. A questão é, você está aproveitando isso?  

Organizações proativas estão colocando seus registros em uso com análises de dados que fornecem informações valiosas sobre assuntos diários.  

Elas também executam relatórios personalizados sobre ausências, produtividade e pagamento de colaboradores para ter uma noção do que realmente está acontecendo.  

Foco em tecnologia no RH para o futuro  

À medida que continuamos avançando no futuro do trabalho, há várias áreas nas quais os profissionais de RH devem se concentrar. Algumas perguntas devem ser respondidas: 

  • Quais táticas você usará para atrair os melhores talentos?  
  • Que modelo de emprego sua organização usará no futuro?  
  • A gestão de desempenho é uma prioridade para você?  
  • Como você espera que sua força de trabalho evolua?  
  • Você está antecipando o crescimento? Uma mudança na demografia?  

É importante considerar todos esses fatores antes de escolher a solução de tecnologia certa para sua organização.  

Você também precisa pensar em atrair e reter talentos, desenvolver funcionários e melhorar a experiência de trabalho dos colaboradores.  

Certifique-se de priorizar essas questões ao desenvolver suas estratégias de negócios para o futuro. 

Tendências de tecnologia no RH para 2022  

Olhando para as tendências de tecnologia de RH no horizonte para 2022, vemos uma forte influência do ano passado e um movimento contínuo em direção à transformação digital.  

Aqui estão algumas tendências de tecnologia chegando até você.  

Inteligência artificial no recrutamento  

A inteligência artificial está revolucionando o RH, especialmente no recrutamento.  

Os algoritmos baseados em IA estão mudando a maneira como os empregadores encontram talentos, oferecendo uma visão única dos candidatos de várias fontes, incluindo suas atividades nas mídias sociais.  

A IBM, por exemplo, usa IA para analisar os compartilhamentos de mídia social de uma possível contratação.  

Embora isso possa parecer um pouco assustador, esse poder pode ser usado para reduzir a discriminação na contratação e criar uma força de trabalho diversificada.  

Transformação digital de RH  

Embora muitas empresas já tenham iniciado sua jornada de transformação digital, 2022 verá uma maior adoção.  

Ou seja, a tecnologia será integrada em todas as frentes do RH.  

De acordo com a Forbes, os Millennials estão mais uma vez impulsionando essa tendência, pois contam com ferramentas automatizadas para contabilidade, comunicação e gerenciamento.  

A transformação digital significa um aumento nas ferramentas de autoatendimento, como integração automatizada e fluxos de trabalho.  

Isso também significa que os departamentos de RH aproveitarão os dados para melhorar a cultura e a política da empresa.  

Tecnologia de RH para atualizações de trabalho remoto  

Os sinais indicam que a tendência do trabalho remoto continuará mesmo com o término da pandemia.   

Além da ampla gama de ferramentas já disponíveis para trabalho remoto, 2022 deverá ver mais atualizações.  

Isso significa tecnologia no RH que funcionários e empregadores podem acessar de qualquer lugar. Sem falar na digitalização total do processamento, agendamento e solicitações.  

Gestão de desempenho e bem-estar com tecnologia no RH  

Em 2022, a gestão de desempenho será um processo em tempo real, contínuo e integrado.  

As revisões anuais de desempenho estão rapidamente saindo de moda à medida que as organizações avançam para um sistema de revisões frequentes com a capacidade de ter check-ins semanais. 

A tecnologia no RH permite que supervisores e colaboradores façam check-in regularmente, criando um ciclo de definição de expectativas e feedback.  

Os funcionários estarão mais conscientes de seu desempenho e as lideranças poderão ser mais específicos em suas expectativas.  

Tecnologia no RH para garantir a proteção de dados  

Com as leis de privacidade de dados sendo aprovadas em todo o mundo, as empresas devem começar a levar a segurança de dados a sério. Os dados dos funcionários precisam ser mantidos seguros e protegidos.  

Isso significa que as ferramentas de RH precisam se atualizar quando se trata de proteger informações de identificação confidenciais.  

O software utilizado deve manter os documentos centralizados e organizados. Enquanto isso, funções como assinatura digital podem manter contratos e outros documentos seguros.  

Aprendizado, treinamento e desenvolvimento digital  

Surpreendentemente, a pandemia criou oportunidades sem precedentes para a reciclagem e qualificação dos trabalhadores.  

As organizações começaram a oferecer módulos de treinamento para ajudar os funcionários a se ajustarem à cultura de trabalho somente on-line.  

Mas logo eles perceberam que esse sistema poderia funcionar bem para oportunidades de treinamento mais tradicionais.  

O aprendizado e o desenvolvimento dos funcionários serão uma parte fundamental da tecnologia de RH no futuro.  

Em suma, as empresas querem plataformas nas quais possam compartilhar arquivos e recursos, automatizar fluxos de trabalho e dar suporte a funcionários que buscam desenvolvimento profissional.  

Metade da batalha de implementar a tecnologia no RH será preparar sua força de trabalho para atualizar seus processos antigos e desgastados.  Comece logo para que sua empresa possa acelerar em 2022. 

Veja mais conteúdos de qualidade aqui no Magazine Notícias!

Magazine Notícias

Autor do blog Magazine notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *