Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Saiba quais são as diferenças entre empreender e investir 

As diferenças são parâmetros de análise cujo objetivo é delinear diferenciações entre dois assuntos ou mais questões e são essenciais para estabelecer um raciocínio lógico, a fim de se chegar a uma decisão final diante de uma escolha. 

Dúvidas sempre pairam no campo do empreendedorismo, o que faz com que novos negociantes não tenham certeza se vale mais a pena empreender ou investir em algum tipo de negócio que já se encontra no mercado. 

Empreender exige um pouco de investimento. Um dinheiro extra que possa ser aplicado em uma loja vendedora de churrasqueira giratória profissional, por exemplo, mas nem sempre o montante é suficiente. A reserva não se encaixa, e a decisão é pela economia. 

Quando existem recursos disponíveis, seja de cunho empresarial ou mesmo individual, existem vários tipos de investimentos que podem perfazer rendimentos extras, tornando possível a realização do sonho de um novo empreendimento. 

Empreendedorismo e a sua importância

O empreendedorismo é essencial em toda sociedade como um todo, dentro do mercado das negociações de produtos ou serviços e ele tem a ver com a capacidade do ser humano identificar oportunidades no campo da evolução. 

Empreender exige a elaboração de um plano antecipado, no aspecto financeiro, por exemplo, onde há a consciência de que é necessário disponibilizar um aporte maior de dinheiro para investir em uma clínica de clitoroplastia, por exemplo. 

Não se trata apenas de instalações físicas, pagamento de funcionários, taxas e tributos, mas também gerenciar todas as áreas que envolvem o negócio escolhido, para que sejam criados impactos socialmente positivos. 

O que é empreender? 

Trata-se de uma forma de buscar mais oportunidades de vendas ou compras de produtos ou serviços. É preciso compreender que este caminho não é tão fácil de ser seguido, mas também, é preciso elaborar estratégias assertivas para gerar mais entrada de dinheiro. 

O empreendedorismo é um agente de transformação, e, conforme há uma evolução do comércio global ou local, são criadas mais chances de trabalho nas áreas que envolvem uma empresa de sistema para portaria inteligente, por exemplo. 

Para que o empreendimento tenha sucesso, ele deve ter como foco principal os seguintes objetivos, essenciais para o desenvolvimento dos negócios, tais como alguns deles, especificados abaixo: 

  • Capacidade de liderança, 
  • Comunicação direcionada ao tipo de empreendimento; 
  • Gestão de pessoas e da área financeira; 
  • Elaboração de um bom planejamento de marketing; 
  • Criação e desenvolvimento de um novo projeto;
  • Comprometimento com os aspectos humanos e sociais; 
  • Assumir riscos que possam acontecer; 
  • Planejamento para lançar novos produtos e serviços; 
  • Solucionar problemas de clientes com uniforme personalizado para porteiro

Diferentemente de empreender, que, generalizando, é a capacidade de administrar tudo o que envolve a empresa no funcionamento interno, investir significa aplicar um determinado montante financeiro (pequeno ou grande), para que os negócios tenham maior sucesso. 

Empreender é estar à frente da empresa, diariamente, na tomada de decisões complicadas (é possível dizer que se trata de um agente ativo) e quanto ao investidor, é aquele que está por trás do financiamento de um projeto, mas não se envolve com ele.  

Resumindo, a diferença básica é que cada um atua em campos e funções diferentes. Quem empreende é quem abre um negócio ou compra algum já operante no mercado e o investidor é quem provê os recursos financeiros, trazendo uma rentabilidade maior. 

Empreender é aquele que pode dar sequência ao trabalho do fundador de uma empresa, por exemplo, ao passo que investir é buscar uma forma de fazer com que o dinheiro cresça, para que o empreendedor tenha maiores chances de aplicabilidade dos recursos.   

Ainda que a função de cada um seja realizada em campos diferentes, ambos formam um time, trabalhando lado a lado, com persistência, não apenas para que os negócios se tornem mais volumosos, mas também para que seja lhes seja benéfico financeiramente. 

Considerações finais 

O empreendedorismo tem sido uma maneira bastante eficaz para a criação de novos negócios, ampliar a comercialização de produtos e serviços e driblar dificuldades que o mercado apresenta em um momento de recessão. 

A abertura de MEIs, por exemplo, é um campo de trabalho que se movimenta bastante e dependendo da escolha da atividade, nem sempre é necessário um grande investimento, mas, se for algo grande, voltar recursos para isso é essencial para alcançar sucesso.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *