Saiba Mais Sobre o Adenocarcinoma, o Câncer de Pulmão de Ana Maria Braga

Ana Maria Braga

Ana Maria Braga, apresentadora do programa Mais Você, da TV Globo, afirmou em seu próprio programa, na última semana, estar com câncer de pulmão pela terceira vez – a recorrência nesse tipo de câncer não é incomum. Ela foi diagnosticada com adenocarcinoma, um tipo de tumor maligno de pulmão.

Ana Maria tratou de tranquilizar fãs e espectadores afirmando estar bem e adiantando que o tratamento combinado com imunoterapia e quimioterapia foi iniciado no último dia 24 de janeiro, em São Paulo.

A imunoterapia funciona ativando com maior intensidade o sistema imunológico para que ele mesmo identifique e combata o câncer. Você pode conferir também essas dicas de como fortalecer o sistema imunológico desde já para ajudar a prevenir e combater qualquer tipo de doença.

“Eu tive dois pequenos cânceres de pulmão no passado. Um foi operado e o outro foi tratado com radiocirurgia. Agora, infelizmente, fui diagnosticada com outro câncer de pulmão, é um adenocarcinoma, semelhante aos outros, mas que é mais agressivo e não é passível de cirurgia ou de radioterapia”, explicou a apresentadora de 70 anos durante seu programa matinal.

O que é o adenocarcinoma? Como prevenir?

O câncer de pulmão está em segundo tipo de câncer mais comum no Brasil (atrás do câncer de pele) e está em primeiro no mundo em incidência e mortalidade, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer).

Cerca de 40% dos tumores de pulmão são adenocarcinomas, que começam nas células que revestem os alvéolos e produzem substâncias como muco.

O grande vilão do câncer de pulmão sem dúvidas é o cigarro – ocorre principalmente em pessoas fumantes e ex-fumantes, mas há casos em que a pessoa nunca fumou e desenvolveu a doença, que também é mais frequente em mulheres (o histórico familiar e ser fumante passivo também podem ser outros fatores). Porém, o cigarro pode aumentar em até 20 vezes esse tipo de câncer.

Ou seja, é extremamente importante para prevenir o câncer de pulmão saber como parar de fumar naturalmente e também, claro, se necessário, recorrer aos remédios para parar de fumar mais usados, de acordo com o indicado por um médico pneumologista.

Também não custa nada conhecer e passar longe desses alimentos cancerígenos perigosos para a saúde que, se não são os principais responsáveis do câncer de pulmão, podem desencadear uma série de outros tipos de câncer.

Sintomas

Não existe um sinal ou sintoma específico. O câncer pode se manifestar de várias maneiras.

Porém, entre os principais sinais do câncer de pulmão estão:

  • Tosse persistente;
  • Tosse com sangue;
  • Falta de ar com piora progressiva;
  • Dor torácica persistente;
  • Perda de peso e falta de apetite;
  • Rouquidão.

Você verá abaixo por que é importantíssimo estar atento a esses sinais.

Há chances de cura?

Por ser um tipo de câncer extremamente agressivo (e por isso também ter alta taxa de reincidência, como houve com Ana Maria Braga), é de suma importância o diagnóstico cedo para iniciar o tratamento rapidamente.

Dependendo do estágio, o adenocarcinoma pode ser difícil de remover por cirurgia, pois cresce rapidamente e é agressivo porque tem alta capacidade de gerar metástases. O mais importante é que Ana Maria descobriu o adenocarcinoma já no final de janeiro e iniciou o tratamento rapidamente.

Ana Maria afirmou que fará ciclos de tratamento a cada 21 dias. “Eu agradeço, de coração, todo o carinho que estou recebendo! Eu sei que a luta é minha, mas é bom contar com esse apoio”, escreveu a apresentadora global em seu Twitter.

Aproveite e veja também alguns alimentos que previnem o câncer que são ótimos para fazer parte da sua rotina de dieta.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar do câncer de pulmão que Ana Maria Braga está sofrendo mais uma vez? Tem algum conhecido ou familiar que passa pelo mesmo? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

from MundoBoaForma.com.br https://ift.tt/31sfQZL
via IFTTT