Saiba como os hormônios podem ajudar você a perder peso!

Os hormônios possuem um papel muito importante na regulação do peso. Sendo assim, pode ser uma boa ideia consultar um endocrinologista caso você queira perder alguns quilos.

É importante saber que o aumento ou a diminuição dos níveis dos hormônios controla seu apetite. Assim como a fome, os hormônios podem determinar seus desejos e onde a gordura corporal ficará localizada.

Compreenda seus hormônios para perder peso!

Antes de mais nada, é importante ressaltar que muitas vezes o excesso de peso geralmente não tem nada a ver com calorias ou exercícios. Em muitos casos, o problema são os hormônios que não estão funcionando adequadamente.

Apesar disso, é importante notar que o desequilíbrio hormonal geralmente é resultado de uma condição de saúde subjacente mais séria. Estas condições, como diabetes ou hipertireoidismo, devem ser tratadas não só com a modificação da dieta, mas com tratamentos médicos.

Portanto, antes de pensar em perder peso, procure descobrir se seus hormônios estão funcionando corretamente. Isso pode fazer toda a diferença!

Conheça os hormônios que influenciam na perda de peso

Entender como eles funcionam e, principalmente, sua ação no controle do peso, pode ajudar você a atingir suas metas e controlar a sua dieta.

Selecionamos alguns destes hormônios para que você entenda melhor como eles funcionam.

1. Insulina

Este é um dos principais hormônios controladores do peso. A insulina é o hormônio fabricado pelo pâncreas. Sua principal função é controlar a glicose, ou seja, os níveis de açúcar, na corrente sanguínea.

Além disso, a insulina também transporta esta substância para dentro das células. Um desequilíbrio neste hormônio pode estimular o estoque de gordura, em especial na barriga. Dessa forma, este excesso provoca o ganho de peso.

A fim de evitar isso, especialistas recomendam que você pratique exercícios físicos regularmente. Igualmente importante é uma dieta equilibrada. 

A dica é consumir bastante proteínas e carboidratos refinados como batata-doce e grãos integrais.

2. Leptina

Assim como a insulina, a leptina é outro hormônio importante para controlar o peso. Este é o hormônio da saciedade produzido por células células gordurosas, ou seja, as células do tecido adiposo branco.

Assim como a insulina, é preciso ter uma rotina saudável para manter este hormônio trabalhando adequadamente. Especialistas recomendam exercícios e uma dieta equilibrada de proteínas e carboidratos refinados.

3. Grelina

O hormônio da fome, como é conhecida a grelina, é outro hormônio que pode influenciar no seu peso. Normalmente, os níveis de grelina são mais altos antes de comer e mais baixos cerca de uma hora depois de uma refeição.

Como é um hormônio regulador do apetite, você sente mais fome quando ele está desequilibrado. Desta maneira, pode ser muito difícil regulá-lo, já que não se pode atuar diretamente nele.

Apesar disso, você pode tomar algumas precauções para ajudar a equilibrá-lo. Primeiramente, não faça nenhuma dieta restritiva. Coma quando estiver com fome e pare quando estiver saciado.

Para equilibrar os níveis de grelina, também é importante ter uma boa higiene do sono, praticar atividade física e ter uma alimentação equilibrada.

4. Cortisol

O cortisol, apesar de não estar ligado diretamente ao apetite como os outros hormônios acima, tem um papel importante na regulação do seu peso. Ele é produzido pelas glândulas adrenais, também conhecidas como suprarrenais.

Este hormônio é liberado sempre que há uma sensação de perigo. O cortisol ajuda o organismo a controlar o estresse. Da mesma forma, ele estimula os batimentos cardíacos e mantém o nível de açúcar no sangue constante.

O aumento dos níveis de cortisol pode aumentar seu desejo por doces ou carboidratos refinados. Em suma, além de uma dieta equilibrada, você deve procurar não exagerar na comida devido ao estresse.

Hormônios podem fazer com que você tenha a sensação de inchaço

Outros hormônios como estrogênio e testosterona também podem afetar o seu peso. Não deixe de consultar um endocrinologista para verificar como estão seus hormônios se for começar uma dieta!

O que você faz manter os níveis destes hormônios adequados? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Saiba como os hormônios podem ajudar você a perder peso! Aparece primeiro em Mundo Boa Forma