Saiba como lavar suas roupas corretamente

Lavar suas roupas corretamente é fundamental para preservar a qualidade das peças e evitar o surgimento de manchas

Embora lavar roupa não seja um mistério, é importante tomar alguns cuidados para preservar suas peças, além de ter em mente que a lavagem vai além de água e sabão. Ou seja, é preciso separar peça por peça e usar produtos de qualidade apropriados para cada uma delas.

Dessa maneira, ao lavar suas roupas, seja na máquina de lavar comum ou na máquina lava e seca, você evita que as peças sejam danificadas e ainda mantém a qualidade dos tecidos por um período maior.

Quer saber mais detalhes de como lavar suas roupas corretamente? Neste artigo, reunimos algumas dicas importantes para ajudar você nessa tarefa. Acompanhe a leitura!

mulher colocando roupas para lavar em uma maquina

Separe as roupas de acordo com as cores

Alguns dos problemas mais comuns na lavagem de roupas são as manchas e as bolinhas. Para evitar esses problemas, é importante separar as peças de acordo com a cor.

Não é necessário fazer lavagens diferentes para cada cor, mas, dentro do possível, tente montar grupos com peças de tecidos e tonalidades semelhantes. Você pode, por exemplo, adotar a estratégia de organização de grupos de roupas:

  • peças coloridas com tons mais vibrantes, como laranja e vermelho;
  • tecidos escuros, principalmente pretos, marrons e azul-marinho;
  • roupas brancas e de cores mais claras, como marfim e bege;
  • peças que soltam fiapos, como cobertas e toalhas;
  • roupas que atraem fiapos, como casacos e meias.

Trabalhando com essa separação, o risco de manchar as roupas mais claras diminui consideravelmente, visto que muitas peças escuras costumam soltar tinta, e as chances das roupas escuras pegarem bolinhas também diminuem de forma significativa.

Veja também:

4 dicas de como escolher o jeans certo para o seu corpo

Verifique sempre as etiquetas das roupas

Uma boa maneira de evitar acidentes com suas peças é aprender o significado dos símbolos da etiqueta. No entanto, essa dica é válida somente para as pessoas que não têm o costume de cortar as etiquetas.

Apesar de algumas incomodarem um pouco, o indicado é não fazer isso, pois elas fornecem informações relevantes sobre a peça. Portanto, é importante verificar a etiqueta antes de iniciar o processo de lavagem.

Assim, você saberá se há alguma chance de manchar ou se é necessário lavar a roupa separadamente.
Proteja as peças mais delicadas.

Não é difícil danificar peças mais delicadas, finas ou com enfeites durante a lavagem, especialmente se elas ficarem agarradas nas pás da máquina de lavar. Para evitar que isso aconteça, a dica é proteger esse tipo de roupa com saquinhos produzidos especialmente para isso.

Esse tipo de saquinho permite a passagem de água e de todos os produtos de limpeza, além de protegerem a roupa do atrito natural que envolve o processo de lavagem.

Para ter uma garantia ainda maior em relação às peças com enfeites e evitar que nada de errado vai acontecer, você pode virá-las do avesso. Os botões e zíperes também devem ser fechados para não soltarem.

Além disso, não se esqueça de verificar os bolsos das calças e dos shorts a fim de garantir que não haja algo neles que possa danificar sua máquina, especialmente moedas ou chaves.

Adicione a quantidade certa de produto

Por fim, outro cuidado importante que deve ser tomado está relacionado à quantidade de produtos que devem ser usados na hora colocar a roupa na máquina.

Algumas pessoas podem exagerar no excesso de produtos, como sabão, alvejante e amaciante, depositado nas peças, ficando visível e causando um efeito contrário, deixando um aspecto de sujeira, além de causar alergia e irritações na pele.

Além disso, a médio ou longo prazo essa ação pode criar “crostas” dentro da máquina de lavar e prejudicar o funcionamento do eletrodoméstico com o passar do tempo. Portanto, use a quantidade de produto indicada na embalagem.

Para mais conteúdos como este continue navegando pelo Magazine Notícias e veja os melhores conteúdos sobre empreendedorismo, finanças, moda, qualidade de vida, redes sociais e suplementos!

Magazine Notícias

Autor do blog Magazine notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.