Remédio para Dor de Barriga – 9 Mais Usados

Remédios para dor de barriga

Veja quais são as opções de remédio para dor de barriga e diarreia mais usados para te salvar nesse momento de grande mal-estar.

A dor na barriga é um problema muito comum que afeta todas as pessoas em alguma fase da vida. As dores costumam chegar de repente e pegar de surpresa, mas as causas podem variar desde algo que você comeu a algum tipo de alergia ou infecção leve.

Muitas vezes, a dor vem acompanhada de outros sintomas desagradáveis como a diarreia. Se esse é o seu caso ou se você quer estar melhor preparado no futuro, confira os remédios para diarreia mais usados.

O lado bom é que uma dor de barriga é quase sempre um sintoma passageiro que não significa nenhum problema sério de saúde e a maioria dos casos melhora sem necessidade de tratamento, apenas mantendo repouso e hidratação. Ainda assim, em muitos casos vale a pena conhecer os medicamentos, caseiros ou não, e optar por um remédio para dor de barriga.

Remédios para dor de barriga mais usados

Existem muitos remédios que são facilmente encontrados nas farmácias que ajudam a aliviar a dor de barriga e a diarreia. O tipo de medicamento que você vai usar depende dos sintomas que você estiver sentindo, pois eles atuam promovendo alívio sintomático.

1. Analgésicos

Remédios para dor como a dipirona (Novalgina) são encontrados em praticamente qualquer casa brasileira. Eles são analgésicos que acabam com a dor e que geralmente são usados para aliviar a dor até o momento de chegar no consultório médico. O acetaminofeno ou paracetamol (Tylenol) também é uma boa opção.

Embora sejam medicamentos de venda livre que não precisam de prescrição médica, o ideal é não tomar analgésicos a longo prazo sem antes consultar um médico. Remédios como a aspirina, o naproxeno ou o ibuprofeno, por exemplo, podem irritar o estômago e piorar a dor.

2. Antiespasmódicos

O butilbrometo de escopolamina é um remédio para dor de barriga bem comum que talvez você conheça pelo nome comercial Buscopan. Na versão Buscopan Composto, o remédio conta também com dipirona sódica para auxiliar na redução da dor.

Os antiespasmódicos agem evitando espasmos no estômago, no intestino, na bexiga e no útero e por isso também são úteis para o alívio sintomático de cólicas menstruais. Além da escopolamina, outras opções de antiespasmódicos no mercado incluem a mebeverina (Duspatal ou Duspatalin) e a tiropramida (Maiorad).

3. Antieméticos

Um antiemético é um tipo de remédio para dor de barriga que ajuda no alívio das náuseas e vômitos. Ele é usado principalmente para prevenir enjoos após cirurgias ou durante o tratamento quimioterápico ou radioterápico, mas também pode ser indicado para reduzir a náusea associada à dor de barriga. A metoclopramida (Plasil) é um dos antieméticos mais usados e conhecidos.

4. Antidiarreicos

Se a sua dor de barriga causar diarreia intensa, um antidiarreico pode ser a solução para evitar a desidratação. A dor de barriga acompanhada de diarreia pode ser tratada com loperamida (Diasec ou Imosec) ou subsalicilato de bismuto (Pepto-Bismol). Outros antidiarreicos disponíveis são o racecadotril (Diarresec), o (Tiorfan) e o (Avide).

Esses remédios atuam limitando os movimentos intestinais e reduzindo a diarreia.

5. Antibióticos

Os antibióticos devem ser usados com cautela e sempre sob orientação médica apenas em casos em que a diarreia e a dor de barriga forem causados por uma infecção bacteriana, como em um caso de intoxicação alimentar, por exemplo. Veja ainda como fazer uma desintoxicação alimentar rápida com cuidado e segurança.

6. Antiflatulentos

Antiflatulentos como a simeticona (Luftal, Dulcogas, Aliftal ou Dimetigass) ajudam a aliviar a dor de barriga causada pelo acúmulo de gases. Tais medicamentos atuam ajudando o organismo a eliminar bolhas de gases que se formam no trato gastrointestinal e causam mal-estar.

7. Anti-inflamatórios intestinais

A mesalazina (Pentasa) é um anti-inflamatório indicado em casos de inflamações na mucosa gastrointestinal. Os remédios conhecidos comercialmente pelos nomes Entocort, Mesaneo, Mesacoll e Asalit são indicados especialmente para pacientes que sofrem de doenças inflamatórias intestinais como a doença de Crohn ou a colite ulcerosa.

Dessa forma, eles só são prescritos após um diagnóstico clínico que ateste a presença de uma inflamação intestinal.

8. Antiácidos

Remédios que ajudam a controlar a produção de ácido estomacal podem aliviar a dor de barriga em alguns casos. Geralmente, eles são compostos por sais que ajudam a neutralizar o excesso de ácido estomacal. Exemplos mais comuns deste tipo de remédio para dor de barriga são o carbonato de cálcio e os hidróxidos de alumínio e magnésio.

9. Probióticos prescritos

Os probióticos são uma boa opção para quem está com dor e prisão de ventre. Eles atuam como laxantes suaves que auxiliam na eliminação das fezes. Exemplos são o Floralon, o Biovicerin, o Flomicin e o Bidrilac.

10. Antiparasitários

São indicados quando a dor de barriga é causada pela presença de parasitas intestinais. O metronidazol é um deles e ajuda no tratamento de infecções causadas por vermes como a giardíase, a tricomoníase e a amebíase. Nesse caso, é preciso fazer um exame de fezes para constatar o tipo de infecção.

Remédios caseiros para dor de barriga

– Soro caseiro

Um soro caseiro pode ajudar a manter a hidratação do corpo e é super fácil de fazer. Basta adicionar 1 colher de chá rasa de sal e 2 colheres de chá rasas de açúcar em um copo (200 mL) de água filtrada ou previamente fervida e dissolver bem.

– Suco de maçã

Alimentos ricos em fibras solúveis como a pectina devem fazer parte da dieta de recuperação da dor de barriga. O suco de maçã ou a própria fruta é rica em pectina e pode promover alívio imediato da dor.

Outros exemplos incluem alimentos como a banana, a alfarroba, a cenoura, a aveia, o pão integral, o farelo de trigo, as frutas, as hortaliças e os vegetais em geral. Conheça também as melhores frutas para diarreia.

Por outro lado, fontes ricas em fibras insolúveis devem ser evitadas em um primeiro momento porque podem dificultar a digestão e aumentar o mal-estar.

– Chás

Chás de ervas como a camomila ajudam a aliviar os gases. Outros chás que também auxiliam no alívio da dor de barriga são as bebidas preparadas com bolso, menta ou erva-cidreira. Adicionar um pedaço de gengibre ao chá pode melhorar o sabor e contribuir para reduzir a dor e o enjoo.

– Água de coco

A água de coco é perfeita para hidratar e para repor eletrólitos importantes como o sódio e o potássio que podem ser perdidos através do vômito ou diarreia. Aproveite para aprender algumas receitas fáceis de suco para diarreia que podem servir como remédios para dor de barriga naturais.

Dicas finais

Em muitos casos, menos é mais. Deixar o corpo resolver o problema e ajudá-lo se mantendo bem hidratado pode ser uma melhor opção.

A função da diarreia é uma função de defesa do corpo que visa eliminar um micro-organismo infeccioso do corpo. Por isso, tomar um remédio para dor de barriga, que atue contra isso, pode ser prejudicial para o organismo e até prolongar a infecção.

O ideal é deixar o corpo agir e mantê-lo bem hidratado durante o processo. Caso a diarreia perdure por muitos dias, aí sim é importante buscar um tratamento alinhado com a causa da dor de barriga.

Embora as fibras solúveis ajudem a melhorar a dor de barriga, é preciso ter cautela e adotar uma dieta leve com um teor baixo a moderado de fibras dietéticas para que você possa observar a resposta do seu organismo à alimentação adotada.

A dor de barriga passa em poucos dias, mesmo sem tratamento, na maioria dos casos. Mas os sinais abaixo indicam que você deve procurar um médico:

  • Náusea e vômito intensos e frequentes;
  • Sede extrema ou boca seca;
  • Febre alta (acima de 38ºC) que não vai embora;
  • Fezes com sangue;
  • Amarelamento da pele ou dos olhos;
  • Confusão mental;
  • Incapacidade de se alimentar;
  • Perda de consciência;
  • Convulsões.

Caso a diarreia seja intensa ou sintomas adicionais como os acima sejam observados, é possível que você seja orientado a tomar soro na veia em um hospital para hidratar o corpo e obter alívio mais rápido dos sintomas.

Fontes e Referências adicionais:

Você costuma utilizar que tipo de remédio para dor de barriga? Com que frequência sente esse tipo de dor incômoda? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Remédio para Dor de Barriga – 9 Mais Usados Aparece primeiro em Mundo Boa Forma