Remédio para artrose – 6 mais usados!

Artrose

Encontre aqui uma relação dos remédios para artrose mais usados e conheça opções de tratamento caseiro para tratar a osteoartrite.

A artrose é uma doença caracterizada pelo desgaste normal das cartilagens (tecido que reveste os ossos) e inflamação das articulações (estruturas que conectam os ossos no corpo). Conhecida também como osteoartrite, a artrose é o tipo mais comum de artrite.

Embora exista certa confusão entre os termos artrose e artrite, a diferença é muito clara: a artrite é um termo genérico usado para descrever qualquer tipo de inflamação nas articulações, enquanto que a artrose é apenas um desses tipos de inflamações.

A osteoartrite também entra na lista de doenças reumáticas, que são doenças crônicas que costumam piorar com o tempo e que causam muita dor. Felizmente, existem remédios para vários tipos de reumatismo que também ajudam no tratamento da artrose.

Remédios para artrose mais usados

Remédios

Quando a cartilagem é desgastada, os ossos acabam entrando em atrito entre si, o que pode gerar inflamação nas articulações e sintomas como dor, rigidez, vermelhidão, inchaço e mobilidade reduzida. Tudo isso caracteriza o surgimento da artrose.

Por ser uma doença progressiva, muita gente se pergunta se a artrose tem cura. O mais importante é que há várias opções de remédio para artrose e outros tipos de tratamento, que você vai conhecer a seguir:

1. Analgésicos

Casos leves e moderados de osteoartrite podem ser inicialmente tratados com analgésicos como o paracetamol (ou acetaminofeno).

Analgésicos de uso tópico como cremes, géis ou pomadas contendo ingredientes como a capsaicina, o mentol e o salicilato também podem ajudar no alívio da dor localizada e podem ser usados ao mesmo tempo em que um analgésico de uso oral.

2. Opioides

Os opioides, chamados também de narcóticos, são remédios muito eficazes para a dor. Geralmente, combinam a ação analgésica do paracetamol com ingredientes derivados da morfina que geram um efeito anestésico.

São remédios como o tramadol, a codeína, a hidrocodona e a oxicodona que atuam reduzindo a percepção do cérebro em relação à dor.

Apesar da eficácia, esse tipo de remédio para artrose deve ser usado a curto prazo porque pode causar dependência e efeitos colaterais como náusea, sonolência e constipação.

3. Anti-inflamatórios não esteroides

Os anti-inflamatórios do tipo não esteroide são eficazes no combate à dor e são mais seguros do que os opioides. Alguns conhecidos são a aspirina, o ibuprofeno, o diclofenaco, o celecoxibe e o naproxeno.

Eles podem causar certa irritação no estômago, mas a maioria das pessoas não sente nenhum efeito colateral relacionado ao uso de anti-inflamatórios, especialmente quando a dose correta é tomada.

4. Corticoides

A prednisona é um remédio para artrose extremamente eficiente. Outro bom exemplo é a cortisona. Tratam-se de corticosteroides capazes de trazer alívio imediato da dor associada à artrose.

Corticoides em geral – principalmente quando injetados localmente na articulação inflamada – diminuem a inflamação, o que resulta na eliminação do inchaço e da dor.

O efeito do corticoide injetável costuma durar várias semanas ou até meses, mas as injeções não devem ser aplicadas constantemente devido ao risco elevado de efeitos colaterais.

O limite é de no máximo três ou quatro injeções por ano nas articulações inflamadas. Por isso, a aplicação é destinada para situações de extrema necessidade.

Os corticosteroides de uso oral, na forma de comprimidos, podem ser prescritos para o controle da inflamação por algumas semanas ou por mais tempo, dependendo da orientação médica.

Entretanto, o uso também deve ser monitorado de perto pelo profissional, já que podem causar retenção de líquidos, aumento da pressão arterial e ganho expressivo de peso.

5. Ácido hialurônico

Injeções de ácido hialurônico têm sido bastante eficazes no tratamento da osteoartrite. A substância – que também é encontrada naturalmente no fluido das articulações – lubrifica o local, diminuindo o atrito entre os ossos.

Já foi constatado pelos médicos que a quantidade de ácido hialurônico geralmente é mais baixa que a normal em pessoas que têm artrose e essa injeção pode ser uma importante no tratamento.

A função do ácido hialurônico nas articulações contribui não só com a redução da dor, mas também com a melhora da mobilidade física.

No momento da injeção, pode ocorrer um aumento temporário da dor e do inchaço que é considerado normal e os benefícios são observados logo em seguida com a redução dos sintomas da artrose.

6. Antirreumáticos

Antirreumáticos são medicamentos que retardam ou impedem a ação do sistema imunológico contra as próprias articulações. Esses medicamentos são destinados para pessoas que não respondem aos outros remédios da lista, já que o uso pode trazer efeitos colaterais graves.

Exemplos de antirreumáticos usados para esse fim são o metotrexato e a hidroxicloroquina.

Recentemente, a hidroxicloroquina ficou conhecida na mídia devido ao seu potencial uso no tratamento de casos graves de infecção causada pelo coronavírus, mas ainda assim os potenciais riscos do medicamento não supera os possíveis benefícios relacionados ao seu uso.

Por isso, ele não é recomendado em todos os casos da doença. Entenda melhor por que remédios como a hidroxicloroquina e a cloroquina não foram recomendados para o tratamento da Covid-19.

Outros remédios

Quando a dor crônica é muito difícil de tratar, o médico pode sugerir o uso de um antidepressivo. Embora não seja a função de um antidepressivo diminuir a dor, há evidências de que eles podem auxiliar no tratamento de doenças que causam dores crônicas e intensas.

Caso essa seja sua opção no momento, não deixe de tirar as dúvidas com um médico de confiança sobre os riscos e benefícios de tratar a artrose com antidepressivos.

Tratamento sem medicamentos

Chá de alecrim

Além dos remédios para artrose mencionados acima, existem tratamentos que podem ser feitos em casa que ajudam no alívio dos sintomas.

Suplemento de glucosamina e condroitina

Não há evidências suficientes para atestar a eficácia, mas como a glucosamina e condroitina são substâncias que estão naturalmente presentes na cartilagem e no líquido articular, acredita-se que podem ajudar no tratamento da artrose.

Chá de ervas alecrim

O chá pode ser um bom remédio caseiro para artrose naqueles dias difíceis de dor. A combinação do poder relaxante de um chá quentinho com os ingredientes ativos de ervas como o alecrim, o salgueiro e a ulmária podem contribuir para reduzir a sensação de dor e a inflamação.

Compressas

É preciso muito cuidado ao tentar aliviar a dor da artrose com compressas. Dependendo do estágio da inflamação, a condição responde melhor a compressas quentes ou frias.

Se a sua dor for aguda, provavelmente a aplicação de uma compressa fria será mais eficaz. O frio reduz a circulação sanguínea para o local da inflamação, o que diminui o inchaço.

Além disso, o frio também pode adormecer a região e bloquear temporariamente os sinais de dor que viajam do local inflamado até o cérebro através dos nervos.

A compressa quente pode ser útil em outros momentos e algumas pessoas se beneficiam da alternância entre os dois tipos de compressa. Veja como o seu corpo responde a cada tipo e se notar uma piora na dor, interrompa a aplicação da compressa.

Massagem com óleos essenciais

Tanto a massagem quanto o uso de óleos essenciais promovem a sensação de relaxamento local que pode contribuir para o controle da dor.

Terapias complementares

Hidroginástica

Exercício físico

Segundo orientações da Arthritis Foundation (Fundação da Artrite nos Estados Unidos), exercícios como caminhada e hidroginástica são excelentes opções para pessoas com artrose.

As duas atividades físicas causam baixo impacto para as articulações e podem ser praticados por qualquer pessoa.

Além de melhorar o condicionamento físico, a prática regular de exercícios físicos pode promover a perda de peso, que é importante para quem sofre de problemas articulares.

A fisioterapia e a terapia ocupacional podem ser importantes para pessoas que têm algum tipo de limitação física no dia a dia ou dificuldade para iniciar a prática de uma atividade. Terapias alternativas como a acupuntura também podem ser boas para algumas pessoas com artrose.

Intervenção cirúrgica

Quando há lesões articulares muito graves, limitação séria do movimento ou dor intensa que não melhora com nenhum outro tratamento, a cirurgia é a única solução para a osteoartrite.

Existem vários tipos de cirurgia incluindo a cirurgia artroscópica, a substituição da articulação, a fusão da articulação e a osteotomia.

Essa opção é destinada aos casos mais graves, já que a artrose, quando tratada e monitorada por um bom médico, responde bem aos remédios que listamos.

Fontes e Referências adicionais:

Você já precisou tomar algum remédio para artrose? Sofre com essa condição e tem muitas dores em alguma articulação? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Remédio para artrose – 6 mais usados! Aparece primeiro em Mundo Boa Forma