Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Recomendações para integrar mais hábitos saudáveis na sua rotina

Para você, o que é cuidar da saúde? É apenas fazer visitas periódicas ao médico ou tomar medicamentos quando você está doente? Para muita gente, é apenas isso. Claro, essas atitudes também são indispensáveis, mas a saúde é construída no dia a dia, com a adoção de diversos hábitos saudáveis.

Por exemplo, sabe aquela caneca Stanley com desconto que você comprou? Você pode deixá-la perto de você o dia todo, sendo um lembrete para beber água constantemente. Porém, o que mais você pode incrementar na sua rotina para ter mais qualidade de vida? Conheça algumas das recomendações mais importantes dos especialistas no texto a seguir.

Alongue-se logo ao acordar

Muita gente já acorda totalmente acelerado e estressado, pensando nas obrigações do dia e correndo para não se atrasar. Contudo, faz bem para o corpo que os primeiros momentos do dia sejam mais tranquilos e menos frenéticos. Um conselho é separar os primeiros minutos do dia para alongar o corpo, uma vez que esses movimentos ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo para os músculos e lubrificam as articulações. Dessa forma, você conseguirá prevenir dores no corpo e até mesmo lesões.

Hidrate-se bem

Não dá para ter boa saúde sem beber água constantemente, por isso é fundamental criar o hábito de sempre se hidratar. Acha que vai esquecer de beber? Coloque alguns alarmes no celular como forma de lembrete, ao menos enquanto você está criando esse hábito. Mantenha sempre uma garrafinha por perto, no carro ou na mesa do seu trabalho, para também se lembrar de beber água.

Inclua alimentos saudáveis em sua dieta

Não tem como fugir disso: a alimentação é um dos pilares da saúde e do bem-estar, sendo fundamental adotar hábitos saudáveis nessa área. Para isso, o ideal é incluir um amplo consumo de alimentos in natura, que inclui frutas, legumes, verduras, grãos, folhas, leguminosas e carnes magras.

Por outro lado, deve-se diminuir o consumo de alimentos processados e ultraprocessados, o que inclui biscoitos, salgadinhos e fast foods. Contudo, tenha atenção: você não deve adotar uma restrição alimentar extremamente rigorosa, deixando de se alimentar daquilo que gosta. O segredo está em procurar o equilíbrio, comendo de tudo, mas com moderação e sem exageros. Vale a pena procurar um nutricionista para receber orientações de acordo com suas características, desfrutando do cardápio mais benéfico para você.

Exercite-se com exercícios que te fazem bem

Uma recomendação feita por 10 a cada 10 médicos é o de praticar exercícios regularmente. Esse hábito fortalece os músculos e os ossos, aprimora a saúde cardiovascular e respiratória, fortalece o sistema imunológico e melhora a circulação sanguínea. Os exercícios também causam bem-estar para a mente, graças à liberação de endorfina e serotonina no cérebro, hormônios ligados ao sentimento de prazer.

Exercícios não precisam ser sinônimo de obrigação ou de tarefa chata. O segredo para não ter essa sensação (que acaba desmotivando a manter o hábito) é procurar um exercício que você se sinta confortável em praticar. Para isso, experimente diversas modalidades além da musculação até encontrar aquela de que mais gosta.

Procure excluir hábitos não saudáveis

A qualidade de vida não está ligada apenas à inserção de hábitos saudáveis na rotina. Você também precisa se esforçar para excluir aquilo que não te faz bem. O cigarro é um mal bastante conhecido, mas que ainda muitos insistem. Ele impulsiona o desenvolvimento de enfermidades, como tosse seca constante e vários tipos de câncer, incluindo o de pulmão. Já a automedicação também é capaz de gerar riscos à saúde, já que o consumo de qualquer medicamento deve ser feito sempre com o aval do médico, que irá orientar e recomendar o tratamento adequado.

Além disso, atente-se aos cuidados com o sono. Um sono ruim não permite que você recupere suas energias adequadamente, prejudicando sua disposição, concentração e memória no dia seguinte. Procure dormir ao menos 8 horas todas as noites, mantendo esse hábito também aos fins de semana.