Quanto de Vitamina C por dia para Aumentar a Imunidade?

Frutas com vitamina C

Saiba qual a quantidade ideal de vitamina C por dia para aumentar a imunidade e por que ela é tão importante para a sua saúde.

No ano de 1937, quando esta vitamina era uma mercadoria rara e só podia ser extraída de quantidades enormes de suco de laranja e de glândulas suprarrenais, foi concedido o Prêmio Nobel de Fisiologia a Albert Szent-Gyorgyi devido à sua pesquisa sobre vitamina C.

Com as descobertas feitas por Szent-Gyorgyi, muitas outras pesquisas sobre esta vitamina passaram a ser realizadas, principalmente relacionando a sua capacidade de melhorar a função imunológica.

Existem vários alimentos ricos em vitamina C, há vários benefícios da vitamina C para a nossa saúde, e a falta de vitamina C pode causar sintomas sérios.  

Como o corpo humano não produz
vitamina C, ela precisa ser obtida através de fontes externas, porém, por ser
solúvel em água, ela é rapidamente excretada.

Isso faz com que a suplementação com vitamina C seja muito importante para algumas pessoas garantirem que o corpo tenha a proteção necessária.

Pessoas idosas tendem a ter níveis mais baixos de vitamina C circulando nas células imunológicas e corrente sanguínea, o que pode prejudicar o sistema imunológico. Pessoas com doenças comuns normalmente apresentam níveis mais baixos de vitamina C quando comparadas com pessoas saudáveis.

Cada vez mais surgem novas evidências que corroboram com o que os cientistas já defendiam há muito tempo em relação à necessidade de as pessoas manterem a quantidade ideal de vitamina C por dia para aumentar a imunidade ou mantê-la em níveis saudáveis.

A importância da vitamina C

A vitamina C é um micronutriente
essencial para os seres humanos, e a sua deficiência afeta amplamente os vários
aspectos principais da função imunológica, como por exemplo:

  • O sistema imune inato que nasce com as pessoas;
  • O sistema adaptativo que se desenvolve desde a infância até a idade adulta jovem;
  • As células que matam os invasores;
  • As células que coordenam esses ataques;
  • Até a produção de anticorpos que combatem infecções conhecidas.

Devido ao amplo impacto desta vitamina no sistema imunológico, a sua deficiência pode deixar a pessoa vulnerável a infecções e com um sistema imunológico enfraquecido, aumentando a gravidade de qualquer infecção.

No caso de pessoas mais velhas, esse perigo se torna ainda mais ameaçador, já que o envelhecimento do sistema imunológico – imunosenescência – aumenta mais o risco.

Várias são as causas da falta de vitamina C e o envelhecimento é uma das principais dela. Isso acontece porque a concentração desta vitamina nas células imunológicas diminui com a idade, podendo levar a danos ao DNA, proteínas e na função imunológica.

Outro fator importante na redução dos níveis de vitamina C é o estresse, que faz com que as pessoas se tornem vulneráveis a infecções exatamente no momento em que é necessário um sistema imunológico mais forte.

Baixos níveis de vitamina C no sangue têm sido associados a várias doenças comuns, comprovando que tomar vitamina C para aumentar a imunidade é muito importante. Ela é um potente antioxidante que contribui para a defesa imunológica e apoia várias funções celulares do sistema imunológico inato e adaptativo.

Um nível saudável de vitamina C é considerado entre 61 e 80 micromol / L.

Por que o sistema imunológico depende da vitamina C?

As células imunes têm moléculas transportadoras ativas de vitamina C embutidas em suas membranas que bombeiam ativamente esta vitamina para dentro das células quando é necessária uma maior quantidade de vitamina C.

Por exemplo, durante os períodos de
infecção ou inflamação, esses transportadores aumentam a sua atividade para
fornecer a quantidade suficiente de vitamina C para o funcionamento interno das
células.

Isso faz com que as células atinjam
níveis até 100 vezes superiores aos do plasma.

É por isso que os níveis sanguíneos
de vitamina C caem durante os períodos de infecções e doenças, o que pode criar
um ciclo potencialmente vicioso.

Quando o seu corpo precisar de vitamina C extra, as reservas já estão esgotadas, por isso é especialmente importante aumentar a ingestão de vitamina C quando você está doente.

A quantidade de vitamina C presente nas células imunes está intimamente relacionada à atividade dessas células, especialmente no caso de células específicas que engolem e destroem os organismos infectados (fagócitos) e daqueles que organizam, recrutam e direcionam outras células imunes – linfócitos.

Quantidade ideal de vitamina C por dia

Suplementar a sua alimentação com
vitamina C é uma ótima maneira de melhorar a função do seu sistema imunológico.

A quantidade ideal recomendada de vitamina C por dia para aumentar a imunidade é de cerca de 90 a 100 mg por dia.

Para uma função imunológica ideal, muitos especialistas agora recomendam suplementos com 1 grama (1.000 mg) desta vitamina diariamente, além de uma dieta rica em frutas e vegetais. Essa é a posologia de suplementos de Vitamina C efervescente em adultos e crianças maiores de 12 anos, diluído num copo de água com cerca de 200 ml.

Estudos realizados em humanos mostraram que essa quantidade de vitamina C pode não apenas reduzir a duração e a gravidade de um resfriado comum, mas também a incidência de o desenvolver.

Nem todos os estudos sobre resfriados comuns produzem resultados consistentes, o que significa que, mais do que apenas vitamina C, é necessário usar a dose cerca de pastilhas de acetato de zinco assim que os sintomas se manifestarem.

Como a vitamina C fortalece a imunidade

  1. Um sistema imunológico intacto depende de muitas camadas de proteção contra vários tipos de células e de uma série de moléculas de sinalização imunologicamente ativas.
  2. Estudos mostram que doses de 1.000 mg de vitamina C por dia podem efetivamente restaurar a função de inúmeros componentes do sistema imunológico.
  3. Pessoas mais velhas correm um risco maior de infecções ou cânceres graves à medida que o sistema imunológico envelhece.
  4. Cada vez mais a função dessas moléculas e células especializadas depende do suprimento adequado de vitamina C no organismo.
  5. Novos estudos confirmam que a suplementação de vitamina C em 1.000 mg por dia reduz a duração e atenua a gravidade dos resfriados, além de impedir o seu desenvolvimento, especialmente no caso de pessoas com baixos níveis de vitamina C.
  6. Tomar um suplemento de 1.000 mg por dia de vitamina C para imunidade é uma maneira de otimizá-la e prolongar a sua vida.

Estudos realizados em humanos comprovam os benefícios da vitamina C para aumentar a imunidade

Atualmente existe uma quantidade abundante de evidências que comprovam que a suplementação da vitamina C para imunidade é muito importante.

Essa vitamina beneficia as pessoas que estão com a função imunológica prejudicada, seja devido a uma doença ou simplesmente devido ao envelhecimento.

Por exemplo, é o caso de pacientes que sofrem com frequentes infecções cutâneas que tinham comprometimento no rastreamento de neutrófilos e na morte de microorganismos. É por isso que a vitamina C no tratamento para acne é muito recomendada.

Neste caso, a vitamina C foi tão
eficaz quanto uma poderosa droga imunorreguladora, o levamisol, para melhorar a
função dos neutrófilos e produzir uma redução duradoura.

No entanto, ao contrário do levamisol, que produziu graves efeitos colaterais, fazendo com que 8% dos participantes abandonassem o estudo, nenhum paciente que tomou vitamina C desistiu.

Melhorias semelhantes na função dos neutrófilos e dramáticas recuperações clínicas foram observadas em pacientes com furunculose recorrente (furúnculos), ao tomar uma dose de 1.000 mg de vitamina C por dia.

Também foi verificado que esta mesma
dose aumenta as funções das células imunes em mulheres com idade média de 72
anos.

Neste estudo, a função dos linfócitos e neutrófilos melhorou em todos os participantes deste grupo, incluindo aqueles que eram saudáveis, os que sofriam com depressão e aqueles com doença cardíaca coronária.

Este estudo demonstrou os efeitos de longo alcance da vitamina C no corpo em relação ao envelhecimento. E por isso ela é muito importante também para quem quer manter a boa aparência. Veja mais sobre os vários benefícios da vitamina C para a pele.

Vitamina C e problemas respiratórios

Novos estudos estão ajudando a
confirmar que a suplementação de vitamina C pode reduzir a duração e a
gravidade da infecção respiratória mais prevalente, o resfriado comum.

Além disso, ao manter níveis adequados desta vitamina no organismo, é menos provável que uma pessoa pegue um resfriado.

Dados os riscos à saúde que estão associados aos adultos que desenvolvem pneumonia após um resfriado, a prevenção com a suplementação na quantidade ideal de vitamina C por dia (1.000 mg até doses diárias mais altas) parece mais promissora.

Conclusão

Embora poucas pessoas entendam a
importância da suplementação com vitamina C, sem a sua ingestão regular, os
seus níveis caem rapidamente.

Isso também pode produzir efeitos que
ocorrem muitos antes que os principais sinais da sua deficiência surjam.

Sensação inexplicável de fadiga,
mal-estar ou confusão / “nevoeiro” mental podem ser sintomas da deficiência de
vitamina C no organismo.

Todas as principais linhas celulares
do sistema imunológico funcionam em seu auge com amplos suprimentos de vitamina
C.

Níveis inadequados desta vitamina fazem com que essas células sejam menos capazes de detectar, rastrear e matar os organismos invasores ou células pré-cancerosas. Isso significa que o esgotamento desta vitamina deixa a pessoa vulnerável a perigosas infecções.

Apenas lembre-se de consultar um
médico antes de começar qualquer suplementação.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já sabia o quanto de vitamina C por dia precisa para aumentar a imunidade? Pretende seguir essa dica? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Quanto de Vitamina C por dia para Aumentar a Imunidade? Aparece primeiro em Mundo Boa Forma