Quantas Horas Devemos Dormir Por Noite?

Despertador

Ter uma boa qualidade de sono e dormir uma quantidade suficiente de horas toda noite não é importante apenas para descansar, acordar revigorado, com disposição e pronto para as atividades do dia seguinte, evitando aquela sonolência excessiva que atrapalha a fazer quase tudo.

Por exemplo, dormir bem também é importante para a secreção apropriada dos neurotransmissores no organismo. Além disso, uma boa noite de sono tem a sua relação com a manutenção de um peso saudável.

Pesquisas sugerem que há uma associação entre a restrição do sono e mudanças negativas no metabolismo. Aparentemente, para pessoas adultas, dormir quatro horas por noite gera um aumento no apetite, especialmente por alimentos ricos em calorias e carboidratos.

Estudos observacionais também indicaram a existência de uma ligação entre a restrição do sono e a obesidade. Acredita-se que essa associação entre o sono e o peso possa ocorrer devido ao fato da duração do sono afetar os hormônios leptina e grelina, que são reguladores a fome. Outro motivo possível é que a fadiga gerada por dormir pouco se traduza em uma prática menor de atividades físicas.

Como se não bastasse, depois de várias noites sem dormir, os efeitos mentais se tornam mais sérios: o cérebro sofre, há dificuldade para se concentrar e tomar decisões. Além disso, a pessoa pode pegar no sono durante o dia e aumentam os riscos de acidentes domésticos, de trabalho e na estrada.

Se a pessoa continuar a não dormir, ficará mais propensa a desenvolver outros problemas de saúde como doença cardíaca, pressão alta e diabetes. Ou seja, já deu para entender que dormir um número suficiente de horas por noite realmente é muito importante, não é mesmo?

Mas quantas horas uma pessoa precisa dormir a cada noite?

O fato é que a resposta para a pergunta acima varia de pessoa para pessoa. Por exemplo, pode ser que para alguns dormir durante seis horas seja suficiente para acordar bem na outra manhã, enquanto outros têm oito horas de sono mas continuam cansados quando chega a hora de levantar no dia seguinte.

Entretanto, de maneira geral, o que se sabe é que as pessoas mais jovens necessitam ter mais horas de sono, principalmente os nenéns recém-nascidos. Porém, existem casos em que os jovens adultos dormem menos não porque conseguem descansar com menos horas de sono, mas pela falta de mais tempo para dormir devido às responsabilidades do dia a dia com trabalho, filhos, estudo e casa, por exemplo.

Outra via de regra é que os idosos costumam dormir menos horas por noite em comparação às crianças e os adultos mais jovens. No entanto, a quantidade exata necessária de sono realmente é diferente para cada indivíduo.

Responda essas perguntas e tenha uma ideia de quantas horas você deve dormir por noite

Uma estratégia que pode te ajudar a entender quanto tempo você precisa dormir por noite é calcular a quantidade de horas de sono que teve nas noites anteriores e analisar se elas te permitiram acordar descansado no dia seguinte.

Outra pergunta que vale a pena fazer a si mesmo é: eu consigo deitar, dormir e acordar antes do despertador tocar? Isso porque o fato de acordar naturalmente alguns minutos antes do despertador tocar significa que o corpo e o cérebro já estão descansados.

Um terceiro ponto ao qual vale a pena prestar atenção é: quando você está de férias e não tem compromissos com trabalho, estudos ou família que te obrigam a levantar cedo e geram certa ansiedade, quantas horas no total você precisa dormir para acordar descansado no dia seguinte?

Reflita ainda sobre os seus hábitos matinais depois que acorda. Você precisa ingerir a cafeína do café de manhã para ficar acordado? O seu sono de manhã é incontrolável ao ponto de não conseguir exercer suas tarefas sem a dose de cafeína? É importante dar atenção a isso porque algumas pessoas não funcionam sem cafeína de manhã porque tiveram poucas horas de sono na noite anterior.

Uma quinta pergunta que pode ser feita para ajudar a ter uma noção de quantas horas você precisa dormir por noite é: se alguém te falar às 11h da manhã que você está liberado para tirar uma soneca antes de almoço, você consegue dormir nesse horário? O fato de conseguir dormir pouco tempo depois de ter acordado é sinal que você não dormiu todas as horas que realmente necessitava.

Além de responder a essas perguntas e chegar a uma estimativa da quantidade de horas que precisa dormir por noite, é necessário ter em mente a importância de ter um sono de qualidade, sem interrupções no meio da noite, para que essas horas dormidas realmente promovam a recuperação e permitam sentir-se bem-disposto no dia seguinte.

Pode ser que a pessoa durma durante sete, oito ou nove horas, entretanto, tenha um sono picotado, em que acorda muitas vezes no meio da noite, o que impossibilita ter um sono reparador, profundo e de qualidade.

Vários detalhes podem influenciar na qualidade de uma noite de sono: os alimentos que melhoram o sono, os alimentos que tiram o sono, até mesmo o banho tomado à noite e inclusive a falta de determinados nutrientes na dieta, por exemplo.

Aproveite e conheça mais dicas para dormir bem durante a noite.

Cuidado com os medicamentos para dormir

Existem casos em que os problemas de sono são acompanhados por um médico e o profissional indica e acompanha o uso de um remédio controlado para dormir. No entanto, se esse não é o seu caso, pegar emprestado um medicamento para dormir ou tentar dissuadir o pessoal da farmácia a te vender um remédio do tipo mesmo sem a prescrição médica é uma péssima ideia.

O uso sem acompanhamento dos remédios para dormir é perigoso porque eles viciam – chega em um ponto em que a pessoa fica dependente do medicamento e não consegue mais dormir sem ele. Além disso, com o passar do tempo é desenvolvida uma tolerância ao remédio para dormir e a pessoa precisa de doses maiores do medicamento para sentir os seus efeitos.

Isso sem contar que os remédios para dormir provocam reações adversas, que tendem a ser mais severas conforme a sua dosagem aumenta. Por isso, o melhor mesmo é procurar melhorar a qualidade de sono por meio de estratégias naturais e seguras.

Por exemplo, existem chás que podem ajudar a dormir melhor como o chá de camomila, o chá de maracujá e o chá de valeriana. Mas atenção: a sugestão dos chás é para quem não toma remédio para dormir sob prescrição e orientação médica. Se você usa um medicamento deve consultar o médico para saber se pode tomar o chá, uma vez que pode fazer mal utilizar determinados chás e remédios ao mesmo tempo.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Quantas horas você tem o costume de dormir por dia? Pretende aumentar de alguma forma essa média? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Quantas Horas Devemos Dormir Por Noite? Aparece primeiro em Mundo Boa Forma