Produção de Conteúdo: entenda os benefícios da estratégia

Produção de Conteúdo: entenda os benefícios da estratégia

Quem acha que a produção de conteúdo para a internet não é uma estratégia que deve ser levada como prioridade, está muito enganado. Para ajudar a compreender a importância dessa ação para seu negócio ou blog, acompanhe o material a seguir.

Imagine que uma pessoa acessa uma ferramenta de busca na internet com o objetivo de conhecer sobre um determinado assunto, como os estilos de moda, ou até mesmo um produto, como um vestido em específico, realizar uma compra, comparar preços, identificar o que é mais atrativo, dentre outros. 

Nesse sentido, o conteúdo sobre a empresa pode ser essencial para “encontrar” e conquistar esses usuários e clientes. 

Isso porque a produção de conteúdo é uma estratégia que consiste em criar e distribuir materiais em texto, vídeo ou áudio que sejam relevantes para o público-alvo, materiais esses que são apresentados aos usuários quando realizam uma pesquisa nos mecanismos de busca. 

Exatamente por esse motivo a produção é considerada como eficiente, permitindo que a marca se torne autoridade no assunto.

Assim, é possível fazer com que os objetivos da empresa sejam definidos e atingidos a partir do alinhamento das estratégias e criação de materiais (bem como a partir do uso de ferramentas para que ocorra o posicionamento adequado). 

Dessa forma, neste artigo você compreenderá quais são as etapas da produção de conteúdo, qual é a importância de um planejamento para sua empresa, dentre outras dicas que envolvem o mundo do marketing digital.

Etapas da produção de conteúdo

O conteúdo para a internet precisa ser planejado! Por isso, é importante conhecer quais são as etapas que devem ser bem delimitadas para que essa ação seja assertiva. 

Existem três etapas que são essenciais e que devem ser respeitadas nesse processo de produção.

A primeira delas é a pré-produção, que consiste em um levantamento de intenções, ideias, identificação do público-alvo e todo esse planejamento é anterior à produção de conteúdo. 

Dessa maneira, deve existir um escopo do que será produzido a longo prazo, que passa por uma aprovação da equipe de marketing e alinhamento de materiais interessantes para o usuário e para o desenvolvimento da marca. 

Na segunda fase, de produção, o material começa a ser produzido e, após isso, deve ser revisado para garantir a qualidade do material e adequação às normas.

Por fim, na fase de pós-produção, existe um preparo para aprovar o conteúdo e possíveis adendos, imagens e linkagens, assim como para lançá-lo, que envolve também uma verificação dos resultados, assim como uma mensuração de dados para otimizar as demais produções.  

Exemplos de conteúdo rico na internet

A partir do entendimento acerca do quais são as etapas de produção de conteúdo na internet, é importante compreender quais tipos de conteúdo podem ser produzidos.

Neste aspecto, vale a pena ressaltar que a empresa precisa produzir conteúdos que sejam considerados ricos, ou seja, que tragam informação ao cliente, que sejam educativos, que agreguem valor ao produto, dentre outros aspectos que se relacionam à experiência do cliente e a informação para que seja levado a comprar.

Dessa forma, esse é um conteúdo que pode ser mais elaborado e deve sanar dúvidas e levar o usuário a uma solução, podendo fazer com que o cliente deixe alguma informação de contato para obtê-lo.

Esse é o caso de materiais de meio de funil, como e-books de soluções mais direcionadas em troca de e-mails, para melhorar os canais de contato e venda, por exemplo.

Assim, a pessoa preenche uma landing page com seus dados, telefone e email e, dessa forma, pode baixar o e-book ou se cadastrar em um webinar. 

Alguns modelos de conteúdo rico para a internet são:

  • E-Books;
  • Templates;
  • Vídeos;
  • Planilhas;
  • Checklists.

Dessa forma, esse é um processo focado em gerar leads e após essa ação, ao obter o contato, realizar a nutrição de leads. 

Por que é necessário criar um processo de produção de conteúdo?

Mas, por que sua empresa precisa desenvolver um processo de produção para criar um conteúdo?

É importante entender que é necessário reduzir os erros dentro da empresa, assim como desenvolver certa previsibilidade e escala, bem como a redução de erros.

Dessa forma, os conteúdos precisam ser feitos a partir de um planejamento, sendo necessário estabelecer um cronograma para garantir que determinados processos e aspectos sejam preservados e seguidos ao publicar o material, garantindo sua colocação e efetividade.

Ou seja, um estudo prévio sobre datas comemorativas, ações especiais dentro da empresa e outras estratégias já devem constar no planejamento para ter conteúdos relacionados a essas situações, tornando-o mais qualificado. 

Além disso, é preciso saber quem é a equipe que está trabalhando em cada processo/campanha, bem como qual é o volume de ações que estão sendo feitas, e isso também é possível por meio do plano de comunicação.

Isso é fundamental para não sobrecarregar somente uma pessoa ou fazer com que todo o processo de organização fique bagunçado. Isso representa dizer que essas ações necessitam de planejamento e organização para dar certo, especificando os responsáveis em cada etapa. 

Tudo isso porque o objetivo da empresa é reduzir erros e aumentar sua lucratividade, por isso, cada etapa precisa ser bem definida para que as falhas sejam mínimas e um projeto não seja comprometido por conta dessa ação, tornando a produção de conteúdo mais efetiva e necessária para o sucesso do negócio.

Nesse sentido, é preciso reconhecer alguns erros mais comuns, de modo a evitá-los. São eles: enviar um link quebrado para o cliente, no qual ele não consegue fazer o download desejável; ou não contar com um sistema de automatização de e-mails, impactando no envio do material para o cliente após o cadastro.

São erros assim que precisam ser evitados e isso é possível por meio do planejamento.

Assim, realize a estrutura para a produção de conteúdo e desenvolva ações que visem um conteúdo de qualidade para trazer novas oportunidades ao seu blog e negócio.  

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais e continue navegando pelo site do Magazine Notícias para mais informações como esta.

Magazine Notícias

Autor do blog Magazine notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.