Principais cuidados com a pele do rosto e do corpo no frio

Seja verão ou inverno, independentemente da sua preferência ser calor ou frio, todo mundo precisa ter alguns cuidados especiais com a pele no inverno. Confira agora algumas dicas.

Com a queda da temperatura a umidade do ar também diminui, isso causa impacto diretamente na hidratação da pele do corpo, deixando-a mais sensível e passível de lesões com o aparecimento de sintomas como coceira, ressecamento e toque áspero.

Para manter a saúde e boa aparência da pele é preciso ter uma rotina de cuidados essenciais, fazendo uso de hidratantes faciais e labiais, produtos de skincare adequados e também adoção de hábitos saudáveis.

Beba água diariamente

No inverno é comum sentir menos sede, mesmo assim é indispensável tomar ao menos 2 litros de água por dia. 

A hidratação vem de dentro para fora, beber água vai permitir um bom funcionamento do organismo e vai preservar a hidratação da pele, evitando a descamação e o ressecamento.

Use um hidratante recomendado ao seu tipo de pele

A parte do corpo que mais fica exposta ao frio durante o inverno é a pele do rosto, e ela deve receber cuidados especiais para minimizar os efeitos do frio.

Existem hidratantes específicos para peles secas ou oleosas, todo mundo deve fazer uso do dermocosmético para prevenir a perda da água e cuidar da proteção da pele.

Peles secas devem optar por produtos à base de ureia, aloe vera ou óleo de amêndoas, enquanto que peles normais podem optar por cremes com as vitaminas A e E. Já as peles mista a oleosa, devem escolher hidratantes livres de óleos.

Proteja também os lábios

A pele dos lábios é fina e delicada, por isso, também sofre com os impactos das baixas temperaturas, ficando sujeita à rachadura e ressecamento. 

O recomendado é usar hidratante labial várias vezes durante o dia, para proteger mais contra o frio e a baixa umidade do ar. 

Evite ficar puxando as pelinhas finas que se soltam dos lábios, e use sempre manteigas para os lábios e balms que contenham ingredientes como karité, cacau, vitamina E e outros. 

Faça uso de protetor solar

Os raios solares UVA e UVB não agem somente no verão, a radiação atravessa as nuvens e eles também causam seus efeitos durante o inverno.

Embora a radiação UVB seja mais intensa no verão, a UVA tem a mesma intensidade o ano todo e acelera o envelhecimento, o que pode aumentar ainda o risco de câncer de pele. 

O uso do protetor solar deve ser mantido mesmo em dias nublados, chuvosos ou frios, pois a radiação solar continua acontecendo mesmo em incidência menor e podem causar agressões à pele, como manchas e envelhecimento. 

Tenha uma alimentação adequada

A alimentação também tem um papel fundamental nos cuidados com a pele. É importante consumir alimentos com nutrientes certos para favorecer a hidratação e evitar o ressecamento, preservando a hidratação e favorecendo a elasticidade da pele. 

Evite banhos demorados com água quente

Nada como um banho com água quentinha no inverno, porém, utilizar água morna ao invés de água quente traz mais benefícios ao evitar danos à proteção da pele.

A água nessa temperatura ajuda a abrir os poros e fazer uma limpeza sem afetar as camadas internas, mantendo a proteção e hidratação natural do tecido.

Além disso, fazer uso de sabonete neutro e evitar esponjas e buchas ásperas vai preservar a camada superficial de proteção. 

A pele oleosa também merece cuidados

No inverno a pele oleosa também muda, portanto, quem tem esse tipo de pele deve adotar todos esses cuidados também. 

Apesar da pele naturalmente oleosa produzir uma proteção específica, fazer uso de cremes e produtos voltados para esse tipo de pele vai fazer diferença, pois contam com ativos importantes para este fim.

Independentemente do seu tipo de pele, adotar todos esses cuidados vai ajudar a promover a saúde do maior órgão do corpo humano. Seguindo estas dicas, você vai se preparar melhor para enfrentar o frio com cuidado e sabedoria. 

Magazine Notícias

Autor do blog Magazine notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *