Por que dormir com ventilador pode ser prejudicial à saúde

Não é novidade que muitos consideram o ventilador um utensílio de primeira necessidade, principalmente nos dias mais quentes do ano, quando o que você precisa para dormir é aquela refrescada.

No entanto, é preciso tomar cuidado, já que ele também pode ser prejudicial à saúde. Por exemplo, ele é contraindicado especialmente se você possui uma alergia.

Usar o ventilador de forma adequada ou encontrar outra maneira de se refrescar, portanto, pode evitar muita dor de cabeça.

Entenda por que o ventilador pode ser nocivo e descubra, além disso, como não prejudicar sua saúde se for utilizá-lo. Nada como se manter refrescado e saudável neste verão!

Ventilador pode prejudicar alergias, diz especialista

Com o verão chegando, o calor aumenta. Da mesma forma, com ele também vêm as noites em que só conseguimos dormir com o ventilador ligado. Nesta hora, é preciso ter calma.

Isso porque, de acordo com a médica Seema Sarin, diretora de medicina de estilo de vida da EHE Health, dormir com o ventilador ligado pode ser nocivo. Para a médica, o ventilador pode ser ainda mais prejudicial se você sofre de alergias ou condições como rinite e sinusite.

Sarin explica que os ventiladores sopram ar dentro de um quarto fechado. Isso significa, segundo a médica, que o ventilador também sopra as partículas de poeira.

De acordo com a especialista, se você é alérgico a ácaros, por exemplo, isso pode exacerbar seus sintomas com o aumento da exposição.

Cuidado com o ar direto em você!

Outro ponto negativo em relação aos ventiladores é que eles deixam o ar mais seco. Isso pode ser prejudicial para o seu sistema respiratório, sobretudo para a região da boca, traqueia e garganta.

Os especialistas também alertam que, se o ar ficar batendo diretamente em você, seus músculos podem se prejudicar, porque seu corpo pode se resfriar e você pode sofrer mais contrações musculares.

Dessa forma, você ainda pode acordar com uma enorme dor no pescoço ou nas costas.

Como utilizar um ventilador com segurança

Apesar de um pouco nocivo, você não precisa deixar de usar o ventilador durante a noite. Tomando algumas precauções, é possível se manter refrescado sem prejudicar a saúde.

A principal dica dos especialistas é sempre manter o seu ventilador limpo. Sendo assim, é importante limpá-lo regularmente para que ele não acumule pó. Limpe seu ventilador a cada 15 dias, pelo menos.

Outro cuidado que pode evitar resfriados e dores é não manter o ar direto no seu corpo.  Mantenha o ventilador no giratório a uma distância segura.

O mesmo vale para o ar condicionado. Se o vento estiver pegando diretamente em você, suas chances de pegar um resfriado crescem!

O médico Len Horovitz, do Hospital Lenox Hill, na cidade de Nova York, EUA, aconselha a instalação de filtros de ar nos quartos e a aplicação de solução nasal durante o dia para evitar o ressecamento do nariz.

Horovitz também aconselha, caso você tenha um ar condicionado, que não deixe a temperatura abaixo de 20 graus.

Conheça algumas dicas para usar melhor o seu ventilador

Tão importante quanto saber usar seu ventilador sem que ele prejudique sua saúde é saber usá-lo de forma que você aproveite melhor o vento.

Uma dica é posicionar o ventilador corretamente. Além de não virar o ar direto para você, posicione o ventilador de modo que o vento chegue nas partes mais altas do cômodo. Isso porque o ar quente é mais leve que o ar frio.

Posicionando seu ventilador desta maneira, o quarto será refrescado mais rapidamente.

Ventilador
Ventilador deve ser posicionado corretamente para aproveitar melhor o vento

Também é uma ótima ideia virar o  ventilador para o lado da janela. Perto da janela, o ar entrará com menos intensidade na casa. Desta forma, você evitará o acumulo de poeira e os resfriados.

Outra dica importante é usar o ventilador no modo exaustor. Desta maneira, o ar circula mais e de maneira menos agressiva.

Ou seja, você não precisa abandonar seu ventilador. Com apenas alguns cuidados, você pode se manter refrescado e aproveitar o verão!

As noites de verão já estão aí. Você é daqueles que não dispensa um ventilador nessa época do ano? Conte para a gente nos comentários!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Por que dormir com ventilador pode ser prejudicial à saúde Aparece primeiro em Mundo Boa Forma