Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Pode pagar imposto no cartão de crédito? Veja vantagens e desvantagens

Saiba como pagar impostos parcelados no cartão de crédito 

Com a evolução do mercado financeiro, já é possível pagar alguns tipos de impostos no cartão de crédito. Poucas pessoas sabem, mas já é possível pagar IPVA no cartão de crédito, por exemplo. Aqui vamos explicar como esse processo funciona e quais são as vantagens e desvantagens da operação. 

Outro tributo que pode ser pago pelo cartão de crédito é o DARF (Documento de Arrecadação da Receita Federal), que é a guia de pagamento de impostos e taxas da Receita Federal. 

Como pagar DARF pelo cartão de crédito? 

O projeto-piloto da Receita Federal permite o pagamento de DARFs numeradas para pagamento de débitos do imposto de renda, débitos inscritos na Dívida Ativa da União e multas por atraso na entrega das declarações do Simples Nacional. Os pagamentos podem ser feitos online através das plataformas parceiras. 

Nesse primeiro momento, a Receita Federal vai limitar o acesso para contribuintes com débitos de até R$ 15 mil. Os pagamentos podem ser parcelados em cartões das bandeiras MasterCard, Visa e Elo. O serviço está disponível em modelo 24×7, e os contribuintes receberão o comprovante do pagamento por e-mail. 

Como pagar IPVA pelo cartão de crédito? 

Para pagar o IPVA pelo cartão de crédito, o primeiro passo é baixar o boleto do imposto no site do Detran da sua cidade. Salve o boleto em seu smartphone ou computador. Depois, acesse algum dos parceiros para realizar o pagamento. É possível pagar o IPVA pelo Mercado Pago, pelo Pic Pay, pelo Recarga Pay, pelo Zapay, pela 99 Pay e pelo PagBank. 

Ao abrir um dos aplicativos, basta escanear ou digitar o código de barras do boleto e escolher o cartão de crédito como forma de pagamento. É possível realizar o pagamento no crédito, à vista ou parcelado. Vale ressaltar que as carteiras digitais cobram taxas, que variam entre 2,99% e 4,99% sobre o valor do boleto no pagamento com o cartão de crédito. 

Quais são as vantagens de pagar impostos no cartão de crédito? 

  • Parcelamento em várias vezes: impostos como o IPVA são valores bem consideráveis para o pagamento à vista ou em 2 ou 3 vezes. Com o cartão de crédito, é possível parcelar o imposto em mais vezes sem uma taxa de juros tão alto. 
  • Aliviar o orçamento mensal: a possibilidade de parcelar o pagamento com cartão de crédito possibilita um alívio no orçamento mensal e traz a possibilidade de um melhor planejamento financeiro. 
  • Cashback e programas de pontos: o pagamento com o cartão de crédito ainda pode trazer outros benefícios como receber uma parte do valor do boleto de volta via cashback ou acúmulo de pontos no programa do seu cartão de crédito. 

Quais são as desvantagens de pagar impostos pelo cartão de crédito? 

  • Risco de endividamento: o parcelamento no cartão de crédito pode aliviar o orçamento do mês, mas aumenta o risco de endividamento, caso o planejamento financeiro não seja bem feito. Em uma fatura de valor alto, agregar o valor da parcela do imposto pode dificultar o pagamento e gerar uma dívida ainda maior. 
  • Taxas cobradas para o parcelamento: mesmo que em muitos casos as taxas não sejam tão altas, juros são juros. O pagamento de impostos pelo cartão de crédito acarreta juros sobre o valor do boleto, além de poder agregar outras taxas por conta do parcelamento em diversas vezes. 
  • Sem possibilidade de desconto: ao escolher pagar o boleto do imposto pelo cartão de crédito, você perde as possibilidades de desconto com o pagamento à vista. 

Como podemos perceber, o pagamento de impostos pelo cartão de crédito pode ser uma boa opção para quem está com o planejamento financeiro em ordem. Impostos com o IPVA podem pesar bastante no início do ano e a possibilidade de parcelar é uma boa alternativa, mas tudo isso deve ser feito com base nas suas possibilidades financeiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *