Para Que Serve Multivitamínico? Quando Deve Tomar?

Multivitamínico

Confira para que serve multivitamínico, quais são as indicações desse tipo de suplemento, quando deve tomar e todos os seus benefícios.

Ainda não há uma definição padrão para o que é preciso para ser um multivitamínico, quais nutrientes especificamente deve ter e em qual quantidade, mas no geral, trata-se de uma combinação de muitas vitaminas, minerais e algumas vezes outros ingredientes.

Geralmente, os multivitamínicos estão disponíveis em forma de pastilha, cápsulas, pó solúvel ou em gomas. De acordo com a nutricionista dietética Beth Warren, fundadora da Beth Warren Nutrition e autora do livro Living a Real Life with Real Food, existem algumas vitaminas e minerais comumente encontrados em uma variedade de multivitamínicos, como cálcio, magnésio, vitamina D, várias vitaminas B, vitamina A, vitamina L, potássio, selênio, iodo, zinco, borato, manganês, betacaroteno, molibdênio e ferro.

Existem muitos tipos de multivitamínicos no mercado e algumas variações: por exemplo, alguns são criados para crianças, outros para mulheres, mulheres grávidas, homens ou idosos. Saiba como escolher o melhor multivitamínico para você.

Entre os mais comuns, estão os básicos, para se tomar uma vez ao dia, que contêm todas ou a maioria das vitaminas e minerais. A maioria contém as quantidades próximas às quantidades recomendadas. Já os de alta potência muitas vezes vêm em pacotes de dois ou mais comprimidos para tomar diariamente.

Para que serve multivitamínico

Os multivitamínicos são usados para fornecer vitaminas que não são ingeridas em sua dieta, além de serem úteis para tratar deficiências de vitaminas causadas por doenças, gravidez, má nutrição, distúrbios digestivos e muitas outras condições.

Você pode até estar tentando seguir uma dieta saudável, mas mesmo assim, pode ser que não esteja recebendo a quantidade recomendada de nutrientes diários apenas com a alimentação.

De fato, um estudo realizado pelo Centers for Disease Control and Prevetion (CDC) – Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos descobriu que apenas 1 em cada 10 pessoas adultas cumpre com as recomendações de quantidade de frutas ou vegetais que deve consumir por dia.

Com isso, o multivitamínico serve justamente para complementar uma dieta saudável.

Porém, você deve tomar os suplementos certos para você. Se uma pessoa se alimenta com cerca de cinco a nove porções de frutas e vegetais por dia, ela não precisa se preocupar. Porém, se você possui uma dieta ocidental típica e consome bem menos do que isso, provavelmente gerou uma deficiência em vitaminas e se faz necessária a suplementação.

Veja agora alguns dos motivos mais importantes para se tomar e um resumo sobre para que serve multivitamínico:

  1. Faz bem para a saúde dos olhos: Vitaminas A, C, E, Niacina (B3) e selênio sustentam a saúde dos olhos. A luteína e zeaxantina também protegem os olhos das ondas nocivas de luz. Estudos demonstraram que multivitamínicos contendo uma combinação de vitaminas, luteína e zeaxantina podem reduzir o risco de degeneração macular.
  2. Bom para o coração: Estudos mostram que tomar um multivitamínico de alta qualidade pode reduzir as doenças cardiovasculares. Vitaminas B1, B2, B6, K1, Niacina (B3), CoQ10 e magnio desempenham um importante papel na saúde cardiovascular.
  3. Vitaminas solúveis em água: O excesso de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) é armazenado no corpo, enquanto as vitaminas solúveis em água (B e C) não. O excesso de vitaminas solúveis em água simplesmente viaja pelo corpo, o que significa que é necessário tomar diariamente essas vitaminas essenciais.
  4. Envelhecimento saudável: À medida que as pessoas envelhecem, suas necessidades nutricionais aumentam, enquanto que ao mesmo tempo fica mais difícil para o corpo absorver os nutrientes e os medicamentos podem esgotar ainda mais os níveis de nutrientes no corpo. Um multivitamínico pode compensar essas deficiências.
  5. Cabelo e pele saudável: Nova pesquisa diz que pessoas que querem cabelos mais saudáveis devem consumir vitaminas B3 (niacina), biotina e vitamina C, e as que querem uma pele saudável devem consumir as vitaminas A, C, E e CoQ10.
  6. Aumenta a imunidade: A vitamina C é um forte antioxidante conhecido por fortalecer o sistema imunológico. As vitaminas D e E também aumentam a imunidade, e todas essas vitaminas também podem ajudar a reduzir os sintomas de alergia.
  7. Para se sentir melhor: Em grande parte graças ao complexo de vitaminas B, tomar um multivitamínico está associado a um aumento nos níveis de energia, sentimentos de bem-estar, bem como uma diminuição no estresse e ansiedade. Só isso já é motivo suficiente para manter as suas vitaminas em dia.

Quando tomar multivitamínico

O melhor momento para tomar multivitamínico é pela manhã com uma refeição. No entanto, existem alguns suplementos que podem te ajudar a dormir melhor quando tomados um pouco antes de dormir, portanto, a melhor hora para tomar suas vitaminas irá depender para que serve o multivitamínico que você está tomando e quais efeitos espera obter para a sua saúde.

Vitaminas que podem ser melhores
quando tomadas pela manhã:

Vitaminas e suplementos que podem
ser melhores quando tomados à noite, perto da hora de dormir incluem:

  • Magnésio;
  • Vitamina B3 (niacina).

Agora que você já sabe para que serve multivitamínico e quando tomar, na hora de escolher o seu pesquise sobre os fabricantes, e como sempre antes de começar qualquer suplementação, converse com o seu médico.

Você já sabia para que serve multivitamínico? Já tinha costume de tomar algum tipo? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Para Que Serve Multivitamínico? Quando Deve Tomar? Aparece primeiro em Mundo Boa Forma