Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Os melhores destinos para a prática de kitesurf no Ceará

De referências mundiais até pérolas escondidas, o estado possui lugares incríveis para a prática do esporte

O kitesurf é um esporte aquático perfeito para quem procura adrenalina e diversão. Misturando surf, windsurf e wakeboard, esse é um esporte em que uma pipa é amarrada na cintura do atleta, que tem uma prancha com suporte colocada nos pés. Desse modo, a pessoa é puxada pelo vento, permitindo que ela possa se refrescar e se divertir enquanto tenta fazer manobras ousadas.

 

E o Brasil é um país que abriga vários destinos ideais para essa prática. Se você está em dúvidas sobre onde ficar no Ceará, que tal tomar a sua decisão levando em conta aqueles mais proveitosos para a prática do kitesurf? Conheça alguns dos principais lugares para essa prática no texto abaixo.

Ilha do Guajiru (Itarema)

A Ilha do Guajiru fica há 218 km a oeste de Fortaleza e é um excelente destino para quem quer desbravar condições de ventos variáveis para treinar suas habilidades no kitesurf. Durante a manhã, o vento costuma ser mais suave, sendo uma ótima oportunidade para treinar o freestyle sem receios. Já no início da tarde, os ventos se intensificam e tornam-se mais fortes, momento em que os atletas podem treinar big air, que são as manobras com saltos altos.

 

O fato de ser uma ilha também ajuda a deixar esse lugar ainda mais especial. A variação da maré permite a prática de outras modalidades, como o windsurf e o kite foil. Assim, conhecer a Ilha do Guajirú é algo que todos os amantes da modalidade precisam fazer ao viajar para o Ceará.

Praia de Cumbuco (Caucaia)

A cidade de Caucaia fica apenas a 30 km da capital Fortaleza e abriga dois dos principais destinos de kitesurf do mundo. Um deles é a Praia de Cumbuco, uma faixa litorânea com 2,3 km de extensão perfeita para treinar suas habilidades na modalidade. O local é tão propício para a prática que há pessoas que acabaram se mudando para lá só para aproveitar os ventos.

 

Apesar de ser um lugar com praia e mar, a região é como se fosse uma lagoa, já que não há muitas ondas. O turista ainda pode aproveitar a estrutura turística que há no entorno, com várias opções de pousadas e restaurantes para conhecer.

Lagoa do Cauípe (Caucaia)

Outro lugar imperdível nessa região é a Lagoa do Cauípe, que também fica em Caucaia e é considerada um dos melhores lugares para a prática de kitesurf no planeta. Os ventos por lá são constantes, mas não são tão fortes, o que favorece a prática de manobras da modalidade freestyle. O fato da água ser “lisa” também é um ponto positivo, com a ausência de ondas para atrapalhar a diversão.

Barra Nova (Cascavel)

Um dos destinos que têm chamado cada vez mais a atenção dos turistas e amantes de kitesurf é a Praia de Barra Nova, na cidade de Cascavel, há 77 km de Fortaleza. Esse é um lugar que está sendo mais explorado agora, mostrando crescimento significativo nos últimos anos. A infraestrutura turística não é tão avançada quanto a dos demais destinos, mas esse aspecto também contribui para dar mais espaço e liberdade aos praticantes da modalidade.

Praia de Tatajuba (Camocim)

Os locais de Camocim, há 332 km de Fortaleza, tratam esse lugar como a “Lagoa da Torta”. Porém, a Praia de Tatajuba de fato é uma praia que está incluída nos roteiros de viagem de muita gente que visita Jericoacoara, na região oeste do estado.

 

A localidade é uma das referências de kitesurf no estado, recebendo o campeonato Big Air Kit Fest Tatajuba anualmente, em que é possível ver grandes saltos dos atletas. Quem estiver interessado deve estar preparado para encontrar ventos fortes, que podem ajudar no treino para enfrentar condições que não sejam as do freestyle.

Praia da Taíba (São Gonçalo do Amarante)

Por fim, a Praia da Taíba é outra referência não apenas para quem quer praticar kitesurf, mas também tem interesse em se divertir com surf e canoagem. Localizada no município de São Gonçalo do Amarante, há 65 km de Fortaleza, esse é um local com belezas naturais exuberantes, que conta com excelente estrutura ao seu redor e fácil acesso de carro.

 

Vale destacar que é um lugar que tem mais ondas que os demais destinos da lista. Portanto, pode ser mais interessante para quem quer treinar o kitewave, modalidade que utiliza o kite para ganhar velocidade e surfar nas ondas.