Os 5 Piores Hábitos para se Evitar ao Envelhecer

Cigarro

A maioria das pessoas tem hábitos não saudáveis que são difíceis de mudar, mesmo quando prejudiciais para sua saúde como o tabagismo, o consumo de bebidas ricas em açúcar ou alcoolismo.

Um estudo publicado no American Heart Association Journal Circulation (Jornal da Associação Americana de Coração e Circulação) mostra que cientistas descobriram relações perigosas entre o consumo de refrigerantes e mortes precoces.

Duas publicações feitas no ano passado no mesmo jornal sugerem a relação de 5 hábitos e um encurtamento no tempo de vida das pessoas.

Vejamos a seguir os hábitos que os cientistas concluíram que são mais perigosos para sua saúde:

1. Bebidas açucaradas e comidas processadas

Beber refrigerantes, sucos e outras bebidas muito açucaradas tem efeitos negativos consideráveis em nossos corpos.

Um estudo realizado ao longo de 34 anos mostrou que mais de 118 mil pessoas estão com alta propensão para doenças cardíacas devido ao consumo de bebidas e comidas processadas.

Para as pessoas que querem controlar esses efeitos, estudos sugerem que dietas focadas em vegetais e proteínas podem ajudar com a perda de peso, manter a mente ativa com a idade e proteger o coração e o cérebro com o tempo.

2. Tabagismo

Esse é o pior hábito da nossa lista. Fumar é altamente relacionado com a morte. Seja por câncer, doenças de coração, derrame, doenças de pulmão, diabetes ou doenças pulmonares crônicas, o fumo carrega consigo substâncias tóxicas que se acumulam naturalmente nas folhas de tabaco.

Sendo assim, não é segredo que parar de fumar pode aumentar sua expectativa de vida, inclusive para quem já fumou.

Estudos sugerem que o fato de abstrair o cigarro da sua vida já diminui o risco de desenvolvimento de doenças e complicações, aumentando assim a sua longevidade.

Veja um apanhado de todos os benefícios de parar de fumar.

3. Ficar sentado muito tempo

No geral, ser sedentário prejudica sua saúde, mas o fato de estar sentado por muito tempo parece trazer consequências negativas para sua saúde. No entanto, esse ponto tem solução fácil.

Segundo estudos, o exercício aeróbico ocasional, não importando qual seja, pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares, perda de memória, baixa autoestima e doenças cognitivas provenientes da idade.

Além disso, tem impactos significativos na saúde de seu cérebro. Uma média de apenas 30 a 45 minutos por dia já é suficiente para obter esses benefícios.

4. Estar acima ou abaixo do peso

Pessoas com sobrepeso ou que estão abaixo do peso ideal podem estar vulneráveis a uma gama de problemas de saúde potencialmente fatais com o tempo. Para um adulto com mais de 20 anos, o IMC deveria estar entre 18,5 e 24,9.

Pessoas que se mantêm nessa média têm uma tendência grande de viver mais que os que estão acima ou abaixo da média.

5. Alto consumo de álcool

O álcool pode ter uma relação boa e ruim com a nossa saúde. Um ou dois “drinks” por dia não prejudicam e podem até trazer benefícios, porém, se for mais do que essa quantidade, tende a trazer problemas para a saúde.

Principalmente quando consumido em excesso, seja em grande quantidade de uma só vez ou em pequenas quantidades muitas vezes ao longo do dia, o consumo de álcool pode provocar o surgimento câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias e ferimentos.

Veja, por exemplo, se bebida alcoólica engorda e calorias de cada tipo.

Você possui algum destes piores hábitos para se evitar ao envelhecer? Pretende mudar sua rotina? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Os 5 Piores Hábitos para se Evitar ao Envelhecer Aparece primeiro em Mundo Boa Forma