Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Vai passear com o seu companheiro? Conheça dicas e cuidados para aproveitar esse momento ao máximo
Passar um momento ao lado do seu pet é uma das melhores sensações que um tutor pode ter. Afinal, todo mundo adora afagar os bichinhos, brincar com eles, jogar uma bola para ele buscar, erguê-lo com as mãos, deixá-lo lambê-lo… Enfim, fazer toda uma festa para celebrar esse tempo juntos.
E se tem uma hora do dia que todo cachorro adora é a hora de passear. Não só porque ele vai ficar mais tempo ao lado do dono, mas porque isso também é fundamental para a saúde do pet. O passeio é uma forma de exercício que, além de reduzir o nível de estresse, permite que o cão faça suas necessidades e socialize com outras pessoas e animais.
E como tornar esses passeios ainda mais agradáveis? É uma boa ideia providenciar sapato para cães para que ele não machuque as patas? Levar água gelada nos dias mais quentes é fundamental? Conheça as atitudes que você pode adotar para deixar os passeios mais seguros.
Itens necessários
Seu pet irá vibrar quando você chamá-lo para passear. Mas, antes de abrir a porta de casa, é preciso que você equipe o seu cão adequadamente. Ele deve estar com coleira, guia e, no caso de cães mais reativos, a focinheira. Esses itens são importantes para garantir a segurança e proteção do seu animal. Na hora de escolher esses itens, leve em conta a funcionalidade, o tamanho e o conforto. Não se esqueça também de providenciar uma plaquinha de identificação do pet.
E se estamos falando de um passeio agradável, é preciso pensar na higiene. Normalmente, os cães fazem suas necessidades nas ruas, mesmo aqueles que fazem em casa. Portanto, não deixe de levar um saquinho para recolher a sujeira deixada por eles.
Hidratação
Já pensou como seria muito mais difícil fazer seus exercícios na academia ou a sua corridinha se você não bebesse água durante a prática? Então, o mesmo vale para os cães. O passeio é como a hora dos exercícios diários do cachorro, por isso é fundamental que ele esteja bem hidratado.
Inclusive, existem garrafinhas próprias para isso, então não é preciso se preocupar em levar a vasilha de água para a rua. Nos dias mais quentes, a hidratação é ainda mais importante. Certifique-se de sempre oferecer água fresca e limpa para ele, garantindo assim o bem-estar do seu cãozinho.
Horário
Você já deve ter ouvido de algum médico aquela máxima: “Não fique exposto ao sol entre as 10h e 16h, por causa da intensidade dos raios ultravioletas”. Então, o mesmo vale na hora de passear com os bichinhos. Em alguns horários do dia o asfalto está mais quente, o que pode fazer com que eles queimem as patas. Assim, a melhor ideia é passear de manhã cedo ou no finalzinho da tarde.
Distrações
Passear com seu cão é muito gostoso, mas não é uma tarefa que você deve fazer distraído. No ambiente externo, há várias distrações que chamam a atenção do cachorro: gatos, outros cães, pássaros, veículos. Tudo isso pode ser um gatilho para que ele tenha uma reação mais intensa e force a guia. Se você não estiver com ela firme na mão, pode escapar e o pet sair em disparada.
O segredo é tentar antecipar essas distrações, notando-as antes do cachorro, o que ajuda a te preparar e minimiza a reação do animal. Por exemplo, você pode chamar a atenção do cão com alguma guloseima para que ele preste atenção em você até a distração passar.
Também é de bom tom não presumir que as outras pessoas e cães querem conhecer o seu cachorro. Antes de permitir que o seu companheiro tenha contato com os outros, sempre peça permissão. O ideal é que seu cão seja bem socializado e, se esse não for o caso, diga isso às demais pessoas que tentarem se aproximar dele.