Óleo de Groselha Negra – Para Que Serve e Como Usar

Óleo de groselha negra

Conheça o óleo de groselha negra e saiba para que serve e como usar para poder aproveitar ao máximo todos os seus benefícios.

A groselha negra é uma fruta que pode ser consumida crua ou usada para fazer o óleo, geleias, sucos e até mesmo bebidas alcoólicas.

Como a groselha negra apresenta vários benefícios para a saúde, vem se tornando cada vez mais popular e estudada. Inclusive, alguns estudos apontam a groselha negra pode ajudar no processo de perda de peso

O óleo de groselha negra é uma fonte natural de ácido gama-linolênico (GLA), que é usado para promover o crescimento saudável da pele, cabelos e unhas, além de fornecer vários outros benefícios para a saúde.

Ele também é valorizado devido a todos os seus usos tradicionais na medicina e tem sido usado inclusive para criar um xarope para aliviar dores de garganta e reduzir a febre.

O que é groselha negra

A groselha negra é um arbusto nativo
da Europa e parte do norte da Ásia que cresce em solo úmido e fértil e produz
pequenos frutos pretos que são ricos em vitamina C e outras vitaminas e
minerais.

As groselhas negras datam do século XI, mas não foram cultivadas até o século XVII. Essas frutas possuem um sabor único que pode ser azedo quando consumido cru.

Durante a Segunda Guerra Mundial, ela se tornou uma alternativa atraente às laranjas e outras frutas ricas em vitamina C porque sua planta cresce rapidamente no clima do norte da Europa, especialmente no Reino Unido.

Ela já foi bastante popular nos Estados Unidos, mas foi proibida no início do século XX porque carregava um tipo de fungo que ameaçava a indústria madeireira, sendo chamada de “fruta proibida”. Atualmente não há mais tantas restrições.

A fruta da groselha negra contém altos níveis de polifenóis, compostos químicos que também são encontrados no chá verde, chocolate e outras frutas, como mirtilos.

Já o óleo de groselha negra contém GLA e estudos mostram que, por isso, ele pode apoiar o sistema imunológico e reduzir o colesterol total e os triglicerídeos, aumentando o colesterol benéfico de alta densidade (HDL).

A groselha negra apresenta uma alta
concentração de:

  • Vitamina A;
  • Vitamina B1;
  • Vitamina B6;
  • Vitamina B5;
  • Vitamina C;
  • Vitamina E;
  • Antocianinas;
  • Ácido gama-linolênico (GLA);
  • Antioxidantes;
  • Substâncias polifenólicas.

Para que serve o óleo de groselha negra

O óleo de groselha negra é
geralmente vendido tanto em forma de cápsulas como em forma líquida.

Muitas pessoas o utilizam para tratar condições que variam desde a dor menstrual até a pressão alta.

O óleo de groselha negra contém ácido gama-linolênico, que é um ácido graxo essencial muito utilizado para reduzir a inflamação. Algumas pesquisas sugerem que o GLA presente no óleo de groselha negra pode melhorar o sistema imunológico, tornando-o mais eficaz no combate de doenças e podendo ajudar a diminuir o inchaço.

Suas frutas contêm grandes quantidades de antocianinas, um tipo de antioxidante. Pesquisas apontam que esses produtos químicos podem evitar o envelhecimento da pele e o aparecimento de rugas.

Propriedades do óleo de groselha negra

O óleo de groselha negra exerce algumas propriedades terapêuticas; são elas:

  • Imunoestimulante: O óleo de groselha negra é bom para melhorar o funcionamento do sistema imunológico;
  • Antioxidante: Protege as células contra os danos causados ​​pelos radicais livres.
  • Antineuropático: O ácido gama-linolênico presente no óleo de groselha negra demonstrou ter efeitos protetores na neuropatia diabética;
  • Anti-inflamatório: Este óleo está entre os poderosos óleos anti-inflamatórios que podem ser ingeridos em pequenas quantidades;
  • Cardioprotetor: Exerce um efeito protetor no coração e nos vasos sanguíneos;
  • Antidermatite: Trata a dermatite em humanos e até mesmo em cães;
  • Antirreumático: O óleo de groselha negra está entre os melhores óleos antirreumáticos já que ele reduz a dor e a inflamação da artrite reumatóide;
  • Antialérgico: reduz a suscetibilidade de uma pessoa sofrer com alergias.

Pode ser que haja outras propriedades terapêuticas possíveis como anticâncer, efeito diurético, antidiarreica, entre outras que devem se tornar evidentes assim que mais pesquisas forem realizadas.

Como usar o óleo de groselha negra

Veja agora como usar o óleo de groselha negra de acordo com cada um dos seus benefícios.

– Óleo de groselha negra para a pele

O óleo de groselha negra é eficaz na
redução da gravidade da dermatite atópica.

Para obter este benefício, ele geralmente é tomado internamente como um suplemento e não aplicado topicamente (direto na pele).

Com o uso regular deste suplemento, é possível curar lesões de eczema ou psoríase. Há também uma redução no prurido e/ou nas lesões.

Como resultado, a pessoa coça menos a sua pele e consequentemente reduz a inflamação nas lesões.

Este efeito ocorre devido à presença de ácidos graxos saudáveis ​​presentes no óleo de groselha negra, como o ácido dihomo-gama linolênico, ácido alfa linolênico e ácido gama linolênico.

Seu uso também reduz a secura
excessiva da pele, prevenindo escamas e descamação.

– Sistema imunológico

A suplementação com óleo de groselha negra demonstrou melhorar o funcionamento do sistema imunológico em uma quantidade moderada, mas esse efeito pode levar alguns meses para aparecer.

À medida que as pessoas envelhecem, a produção de prostaglandina E2 no corpo aumenta, levando a um declínio da função imunológica devido à menor função das células T.

O óleo de groselha negra fornece ácido gama linolênico e ácido alfa linolênico (ômega-3), o que reduz a síntese de prostaglandinas.

Como resultado, o desempenho do
sistema imunológico aumenta.

Sendo assim, a suplementação regular
com este óleo pode ajudar o corpo a lidar com patógenos, como infecções
causadas por bactérias, vírus e fungos.

Também é possível se recuperar mais rapidamente da gripe e resfriado e ele ajuda a tratar condições autoimunes como lúpus, eczema e psoríase.

– Olhos secos

Pessoas que sofrem com olhos secos encontram alívio através da suplementação feita com este óleo.

Isso ocorre porque baixos níveis de
ácidos graxos saudáveis ​​podem levar à redução da produção de lágrimas, o que
inevitavelmente leva à condição de olhos secos.

– Efeitos cardioprotetores

O óleo de groselha negra parece influenciar
no perfil lipídico sérico das pessoas.

Em um estudo, pesquisadores verificaram que a suplementação com este óleo reduz os níveis de colesterol LDL (colesterol ruim) sem afetar os níveis do HDL (colesterol bom).

Isso mostra que o óleo de groselha negra
é muito bom para a saúde cardiovascular e ele pode diminuir o risco de doenças
cardíacas como a aterosclerose.

O óleo de groselha negra também se mostrou bastante eficaz na prevenção da arritmia cardíaca, condição em que o coração bate em um ritmo anormal porque recebe um suprimento sanguíneo menor.

– Tensão pré-menstrual (TPM)

Ele pode ser de grande ajuda na tensão pré-menstrual porque alivia alguns sintomas dessa condição, como alterações de humor, insônia, irritabilidade, dores no corpo, depressão e ganho de peso devido à retenção de líquidos.

O óleo de groselha negra também
ajuda nas ondas de calor e suores noturnos que ocorrem durante a menopausa.

– Problemas capilares

Quando tomado como um suplemento alimentar, ele ajuda a tratar vários problemas capilares – combate a queda de cabelo, pontas duplas e frizz.

Porém, este óleo não deve ser aplicado topicamente no cabelo pois isso pode ser prejudicial.

Quando tomado internamente, ele fornece ácidos graxos essenciais ao corpo que nutrem os folículos capilares. Pode levar algumas semanas para que esses efeitos sejam notados.

– Acne

Muitas pessoas tomam suplementos de GLA para ajudar a tratar surtos de acne, mas é importante ressaltar que para algumas pessoas ele pode piorar essa condição.

No entanto, no caso do óleo de groselha negra, as coisas podem ser diferentes, porque ele contém grandes quantidades de GLA, além de ALA (ômega-3).

Devido à sua grande concentração de ômega-3, ele deve reduzir a inflamação e a vermelhidão na pele, além de reduzir o aparecimento da acne.

– Artrite reumatoide

Este óleo é muito útil no tratamento da artrite reumatoide porque reduz a dor, inchaço e lesões nas articulações em pacientes que sofrem de artrite.

Este efeito não surge imediatamente – pode levar até 24 semanas para a pessoa sentir um alívio significativo dos sintomas da artrite.

Este óleo também é útil na redução
da inflamação que ocorre com a gota.

Possíveis efeitos colaterais

O óleo de groselha negra é
provavelmente seguro quando usado como um suplemento alimentar, mas há alguma
preocupação de que possa interferir na coagulação do sangue.

Portanto, é importante que as pessoas com distúrbios hemorrágicos tenham cuidado ao consumir este óleo. Além disso, recomenda-se evitá-lo antes de uma cirurgia.

Também é aconselhável que as pessoas
com pressão arterial baixa tomem cuidado ao consumi-lo.

É mais comum encontrar no mercado o óleo de groselha negra em forma de suplemento para a saúde, enquanto o seu óleo essencial é mais utilizado na fabricação de perfumes e produtos perfumados.

Embora agora você já saiba para que serve e como usar o óleo de groselha negra, o ideal é que antes de começar qualquer tipo de suplementação converse com o seu médico.

Referências
Adicionais:

Você já conhecia o óleo de groselha negra? Pretende experimentar para algum dos benefícios citados? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Óleo de Groselha Negra – Para Que Serve e Como Usar Aparece primeiro em Mundo Boa Forma