Óleo de girassol para pele é bom? Para que serve?

Entenda por que o uso de óleo de girassol para a pele está se tornando cada vez mais popular e o que a ciência diz a respeito.

O óleo de girassol tem sido apontado como um óleo perfeitamente equilibrado e uma boa opção de óleo de cozinha para quem quer uma vida mais saudável. Aproveite e veja como deve ser consumido o óleo de girassol na cozinha para aproveitar os seus benefícios.

Mas você sabia que, quando aplicado na pele, o óleo pode ser eficaz contra acne, eczema, cicatrizes, vermelhidão e irritação? Além disso, há evidências de que o óleo de girassol tira manchas da pele.

De onde vem o óleo de girassol?

Dourado, leve e saudável, o óleo de girassol contém mais vitamina E do que qualquer outro óleo vegetal, por exemplo. Ele é extraído naturalmente de sementes de girassol e tem um sabor sutil.

Embora existam muitas variedades de girassóis, a maioria dos óleos de girassol são provenientes do girassol comum. O óleo geralmente é obtido por extração a frio e é adquirido em grandes quantidades através de uma variedade de técnicas de prensagem de sementes e refino bruto.

Hoje, o óleo de girassol é usado em todo o mundo para cozinhar e pode ser encontrado em muitos alimentos comercialmente processados, mas ele também é usado em tintas e como ingrediente em produtos para cuidados com a pele.

Benefícios e propriedades do óleo de girassol para a pele

O óleo de girassol contém vários compostos que trazem benefícios para a pele, como por exemplo, a vitamina E, o ácido linoleico, sesamol e ácido oleico. Por isso, apresenta as seguintes propriedades e benefícios:

1. Teor antioxidante

A vitamina E oferece vários benefícios para a pele, já que é um antioxidante que pode ajudar a proteger contra o danos dos radicais livres e dos efeitos adversos do sol. Entre eles, por exemplo, estão as rugas e o envelhecimento precoce.

A vitamina E presente no óleo de girassol pode ajudar a proteger o colágeno e a elastina na pele e reduzir a aparência de linhas finas e rugas no rosto.

É também devido a essas propriedades que o óleo de girassol clareia a pele. Por isso, usar um produto para pele que contenha este óleo é uma boa maneira de obter os benefícios da vitamina E.

Comer alimentos preparados com óleo de girassol é outra maneira de obter esses benefícios, embora existam outros óleos vegetais, como o azeite, que podem ser mais benéficos.

2. Cicatrização de feridas

Um pequeno estudo descobriu que o uso tópico de óleo de girassol era benéfico para curar as feridas mais rapidamente. Isso pode acontecer porque o óleo possui bom conteúdo de ácido oleico, que pode ser benéfico para o o processo de cicatrização de feridas.

Além disso, outro estudo realizado em 2004 constatou que o óleo de gergelim e seu componente, sesamol, tinham propriedades quimiopreventivas em ratos com câncer de pele.

Quimioprevenção significa a utilização de agentes químicos sintéticos (como os remédios) ou naturais no bloqueio, reversão ou prevenção do surgimento do câncer.

No entanto, os pesquisadores também indicaram que são necessários mais estudos para verificar seu total potencial.

3. Não comedogênico

O óleo de girassol é um óleo transportador não comedogênico que é altamente absorvente e não obstrui os poros. Os produtos “não comedogênicos” normalmente são recomendados para as pessoas com tendência a acne ou pele oleosa.

Normalmente, esses produtos apresentam ingredientes menos oleosos e uma textura mais leve para evitar o entupimento dos poros.

Como o óleo de girassol é um óleo transportador não comedogênico, isso significa que, para a maioria das pessoas, ele não causa irritação. Portanto, pode ser usado em todos os tipos de pele, incluindo seca, normal, oleosa e propensa a acne.

4. Óleo de girassol é rico em betacaroteno

O óleo de girassol é uma excelente fonte de betacaroteno, um composto que pode ser convertido em vitamina A. As propriedades antioxidantes do betacaroteno são benéficas para a aparência e saúde da sua pele.

5. Barreira de proteção da pele

O ácido linoleico presente no óleo de girassol ajuda a manter a barreira natural da pele, apoiando sua capacidade de reter a umidade e melhorando a hidratação da pele.

Ele também tem um efeito anti-inflamatório quando usado na pele, o que o torna benéfico para a pele seca e para condições como eczema.

Além disso, o ácido linoléico presente no óleo de girassol o torna eficaz para proteger a pele contra bactérias e germes.

Por exemplo, um estudo realizado em 2008 em Bangladesh descobriu que a aplicação tópica de óleo de girassol reduzia significativamente a mortalidade infantil causada por infecções adquiridas em hospitais, como a sepse.

6. Óleo de girassol clareia a pele

Como dito anteriormente, o óleo de girassol possui uma textura suave e por isso a pele o absorve rapidamente.

A propriedade emoliente deste óleo protege a pele do escurecimento relacionado aos raios ultravioleta do sol. Além disso, a ação hidratante do óleo de girassol garante que a pele permaneça radiante e mantenha sua elasticidade.

O óleo de girassol também pode ser eficaz em clarear a pigmentação da pele e diminuir as olheiras sob os olhos. Estudos mostram ainda que o óleo de girassol reduz a irritação da pele nas axilas.

Além disso, também existem fortes evidências que apoiam seu efeito direto na produção de melanina (o pigmento que dá cor à pele). Por isso, ele se tornou uma solução de tratamento tão popular para as pessoas com manchas escuras deixadas pela acne.

Receitas de óleo de girassol para pele

Óleo de girassol

Veja agora como usar o óleo de girassol para pele com receitas que você pode fazer em sua casa.

1. Tratamento de rugas

O óleo de girassol pode ser aplicado diretamente sobre a pele, e por ser muito suave, ele é frequentemente usado em produtos infantis.

Como visto anteriormente, este óleo ajuda a reter a umidade e também é rico em vitamina E, A, C e D. Para usá-lo no tratamento de rugas, aplique diretamente na pele como um óleo facial antioxidante.

2. Máscara antienvelhecimento

Para fazer uma máscara antienvelhecimento de óleo de girassol, você irá precisar de:

  • 1 iogurte grego sem sabor;
  • 2 colheres de sopa de suco de limão;
  • 3 colheres de sopa de óleo de girassol.

Misture todos os ingredientes e deixe agir por 20 minutos. Em seguida, enxágue bem o rosto. Não vá ao sol com esta máscara devido à presença do limão.

Esta máscara antienvelhecimento é ótima porque o óleo hidrata, o iogurte dissolve as células mortas e o suco de limão ajuda a clarear a pele.

A máscara também funciona muito bem para irritação e acne na pele.

3. Hidratante para acne

Ao usar o óleo de girassol como óleo de hidratação, suas vitaminas, ácidos graxos e antioxidantes ajudam a regenerar a pele enquanto combate as bactérias causadoras da acne.

Para isso, coloque um pouco de óleo em um algodão e aplique sobre a pele.

4. Para olheiras

Devido ao seu alto teor de vitamina E, o óleo de girassol tem a capacidade de clarear manchas escuras na pele. Por isso, aplicá-lo embaixo dos olhos (nunca dentro) pode ajudar a melhorar os aspectos das olheiras.

Além disso, você também pode adicionar gotas de limão para obter um melhor resultado.

Coloque um pouco do óleo de girassol em um pedaço de algodão e aplique suavemente ao redor dos olhos durante a noite.

Desvantagens do óleo de girassol para pele

Conforme vimos acima, ele oferece vários benefícios. No entanto, antes de aplicar o óleo de girassol na pele, é importante saber se você tem alergia a sementes ou castanhas.

Se você tem alguma alergia a sementes ou castanhas, converse com seu médico antes de aplicar o óleo de girassol em sua pele.

O óleo de girassol para pele pode não ser bom para as pessoas que têm alergia a ambrósia, já que algumas dessas pessoas também têm sensibilidade ou alergia ao óleo de girassol.

Fontes e Referências adicionais:

Você já tinha ouvido falar dos benefícios do óleo de girassol para pele? Tem curiosidade de experimentar? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Óleo de girassol para pele é bom? Para que serve? Aparece primeiro em Mundo Boa Forma